Criativos elegem case consagrado de Dove

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Criativos elegem case consagrado de Dove

Júri de 80 líderes de áreas de criação em agências aponta as melhores campanhas de 2013


16 de dezembro de 2013 - 4h58

Pelo segundo ano consecutivo, Meio & Mensagem recorre a um júri formado por 80 criativos em funções diretivas (presidentes, vice-presidentes ou diretores de criação) para apontar as melhores campanhas brasileiras do ano. Foi pedido a cada um deles (veja no final desta página os nomes de todos os eleitores e suas respectivas agências) que fizessem listas individuais com as dez ações de comunicação preferidas. As campanhas foram apontadas em ordem de preferência. Desta forma, atribuiu-se 10 pontos para a indicada em primeiro lugar, 9 pontos para a segunda, e, assim, sucessivamente, até 1 ponto para a décima. Os votantes não puderam escolher campanhas de sua agência nem ações nas quais tenham se envolvido em empresas pelas quais passaram anteriormente. A votação ocorreu na primeira semana de dezembro. 

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No ranking final das dez mais votadas, foram consideradas campanhas veiculadas em 2013 e ações que, mesmo iniciadas no final do ano passado, não tinham figurado na lista de melhores de 2012. É o caso de “Fãs imortais”, da Ogilvy & Mather para o Sport Club Recife. Embora deflagrada em setembro de 2012, a campanha não recebeu citações no levantamento anterior de Meio & Mensagem e só teve seu vídeo veiculado na internet neste ano. “Fãs imortais” aparece em terceiro, com a mesma pontuação da quarta colocada, “Vem pra rua”, de Fiat. O critério de desempate é o fato de a ação da Ogilvy constar nas listas de 26 jurados, enquanto a campanha da montadora foi apontada por 24 votantes.

Outra curiosidade é que duas campanhas que estavam no ranking de 2012 voltam à lista de 2013, por terem sido renovadas, com novos comerciais: a da AlmapBBDO para Visa, campeã do ano passado, quando somou 374 pontos; e a da Talent para Ipiranga, terceira no levantamento anterior, com 222 pontos. Agora, aparecem, respectivamente, na sétima e na sexta colocações.

1. Dove – 581 pontos
“Retratos da real beleza”, da Ogilvy & Mather
A campanha criada por Diego Machado e Hugo Veiga foi consagrada em praticamente todos os festivais internacionais de publicidade neste ano. Tornou-se o case criado no Brasil mais premiado da história do Festival de Cannes, com o Grand Prix de Titanium, 10 Ouros, 2 Pratas e 4 Bronzes. O documentário que mostra o desenhista forense retratando mulheres a partir do depoimento delas próprias e de terceiros foi um dos vídeos­ mais assistidos do mundo no YouTube. 

2. Leica Store – 287 pontos
“Alma”, da F/Nazca S&S
A história da relação do fotógrafo de guerra Robert Capa com uma Leica III contada a partir de registros encontrados em seus diários, após sua morte, emocionou júris ao redor do mundo e foi um dos comerciais brasileiros mais premiados dos últimos tempos. O filme criado por Bruno Oppido, Thiago Carvalho e João Linneu foi rodado em Cuba pela Sentimental, com direção de Vellas e direção de fotografia de André Faccioli.

3. Sport Club Recife – 172 pontos
“Fãs imortais”, da Ogilvy & Mather
Por meio de um aplicativo, os torcedores puderam personalizar e imprimir a carteirinha que os cadastravam como doadores de órgãos. Mais de 51 mil pessoas aderiram e a lista de espera por transplantes na região metropolitana de Recife foi zerada. Entre outros prêmios, o case criado por Paco Conde e João Coutinho conquistou o Grand Prix de Promo & Activaction no Festival de Cannes. 

4. Fiat – 172 pontos
“Vem pra rua”, da Leo Burnett Tailor Made e AgênciaClick Isobar
Embalada por uma música vibrante, gravada pelo cantor Falcão, do Rappa, a ação que chamou os brasileiros para torcer pelo País nas ruas durante a Copa das Confederações se transformou em mote para os manifestantes nos protestos de junho. Dirigido por Vellas, da Sentimental, o filme foi criado por Fernando Calvache, Marcelo Bruzzesi e Marcio Bento. 

5. ABTO – 167 pontos
“Chiquinho Scarpa”, da Leo Burnett Tailor Made
Quando Chiquinho Scarpa anunciou no Facebook que pretendia enterrar seu Bentley, avaliado em R$ 800 mil, o assunto dominou as redes sociais. Dias depois, em sua mansão, em frente ao carro, à cova já aberta e a um batalhão de jornalistas, o milionário revelou que não teria coragem de enterrar algo tão valioso e lançou campanha da Associação Brasileira de Transplante de órgãos (ABTO). A Record foi uma das emissoras que cobriu o evento:

6. Ipiranga – 163 pontos
“Pergunta lá no Posto Ipiranga”, da Talent
O reposicionamento dos postos como uma rede multisserviços, não apenas como simples revendedores de combustível, já tinha rendido ótimos comerciais e faturado o Grand Effie Brasil no ano passado. Mas uma nova leva de filmes, dirigidos por Fernando Meirelles e Quico Meirelles, da O2, adicionou ainda mais humor à série.  

7. Visa – 150 pontos
“Amigos”, da AlmapBBDO
A excelente campanha vendedora do ranking 2012 de Meio & Mensagem e de outros prêmios importantes, como o Grand Effie Brasil de 2013, ficou conhecida pelo bordão “Posso te falar uma coisa?” Neste ano, novas histórias foram veiculadas, entre as quais a da desavisada avó que compra um boneco Chucky, da série de filmes Brinquedo Assassino, para a netinha que adora bonecas.  

8. Volkswagen – 142 pontos
“Lançamento do Novo Fusca”, da AlmapBBDO
A campanha volta aos anos 1970 em filmes com um primoroso trabalho de pós-produção da Paranoid. Em meio a ícones da época, como o craque Rivellino, o comediante Mussum e a música País Tropical, de Jorge Ben Jor, destoam da paisagem apenas o Novo Fusca e o apresentador Cazé Peçanha.

9. Vivo – 121 pontos
“Vivo Sempre”, da Y&R
A série de filmes criados por Eugênio Mohallem transformou o ator ruivo João Côrtes em celebridade nacional — e lhe garantiu a assinatura de contrato com a Rede Globo. Escalado inicialmente para coadjuvante de Grazi Massafera, ele se tornou o principal garoto-propaganda da marca e contracenou com o humorista Fábio Porchat, após as redes sociais apontarem certa semelhança entre os dois.  

10. Fiat – 115 pontos
“Strada 2014”, da Leo Burnett Tailor Made
Uma paródia da música Maria, que ganhou notoriedade nos anos 1990 na voz e no rebolado de Ricky Martin, embala as situações surreais dos comerciais de lançamento do novo Strada e ajuda a realçar o fato de o carro ter três portas com o seu refrão “um, dois, três…” Criação de João Caetano Brasil e Alexandre Pagano.  

Os 80 eleitores
Os criativos responsáveis pela escolha das melhores campanhas de 2013 para o Meio & Mensagem: Adriano Abdala (Wunderman), Agnelo Pacheco (Agnelo Pacheco), Alexandre Peralta (Peralta), Alexandre Ravagnani (Fbiz), Alexandre Vilela (Y&R), Álvaro Rodrigues (DM9Rio), Ana Luisa Almeida (Propeg), André Kassu (AlmapBBDO), André Lima (NBS), André Piva (Lov), Anselmo Ramos (Ogilvy), Antonio Correa (Salles Chemistri), Cassiano Saldanha (R/GA), Cesar Herszkowicz (Lew’Lara\TBWA), Eduardo Axelrud (Competence), Eduardo Battiston (AgênciaClick Isobar), Eric Sulzer (WMcCann), Erick Rosa (JWT), Fábio Bernardi (Morya), Fábio Brigido (Borghi/Lowe), Fábio Saboya (Loducca), Fábio Simões (JWT), Fernando Campos (Santa Clara), Fernando Luna (LP Comunicação), Fernando Nobre (Borghi/Lowe), Flavio Medeiros (Heads), Flavio Waiteman (Master Roma Waiteman), Fred Saldanha (AgênciaClick Isobar), Guga Ketzer (Loducca), Guilherme Jahara (Leo Burnett Tailor Made), Guillermo Vega (W+K), Guime Davidson (WMcCann), Gustavo Bastos (11/21), Guy Costa (We), Hugo Rodrigues (Publicis), Icaro Doria (W+K), Jean Boechat (Age Isobar), Joanna Monteiro (Giovanni+DraftFCB), José Borghi (Borghi/Lowe), Juliana Constantino (AgênciaClick Isobar), Leo Macias (Publicis), Leonardo Corvo (Multisolution), Luciano Lincoln (DM9DDB), Luís Claudio Salvestroni (Agência3), Luiz Sanches (AlmapBBDO), Manir Fadel (Lew’Lara\TBWA), Marcello Droopy (QG), Marcelo Aragão (Lua), Marcelo Páscoa (DM9DDB), Marcelo Reis (Leo Burnett Tailor Made), Marcio Alemão (Giacometti), Marco Bezerra (DM9Sul), Marcos Medeiros (AlmapBBDO), Mario D´Andrea (Dentsu), Mauro Cavalletti (JWT/Casa), Max Geraldo (Giovanni+DraftFCB), Mentor Muniz Neto (Bullet), Moacyr Netto (NBS), Paco Conde (Ogilvy), Paschoal Fabra Neto (M&C Saatchi F&Q), Paulo Sanna (Wunderman), Pedro Cappeletti (Grey), Philippe Degen (Talent), Régis Montagna (Escala), Renato Pereira (REF), Ricardo Chester (Africa), Ricardo Furriel (Nova/SB), Ricardo John (JWT), Roberto Fernandez (Ogilvy), Roberto Vilhena (Artplan), Rodolfo Sampaio (Moma), Rodrigo Bombana (Talent), Rodrigo Corbari (Havas), Rodrigo Jatene (Leo Burnett Tailor Made), Rodrigo Nogueira (Z+), Sergio Gordilho (Africa), Theo Rocha (F/Nazca S&S), Toninho Neto (Fischer), Washington Olivetto (WMcCann) e Wilson Mateos (DM9DDB).  

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