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Brasil ainda não explora o marketing de conteúdo
Levantamento da Rock Content mostra que apenas 31% das empresas destinam mais de 25% do orçamento para essa estratégia de comunicação
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Meio & Mensagem
8 de julho de 2015 - 8h31
Uma pesquisa realizada pela Rock Content, empresa de marketing de conteúdo, com mais de dois mil profissionais de diversos segmentos como marketing, TI, consultoria, educação e e-commerce de todo o Brasil, aponta que 69% dos entrevistados utilizam o marketing de conteúdo para gerar reconhecimento de marca e fidelizar clientes.
Para entender como profissionais brasileiros têm utilizado marketing de conteúdo foi realizado um levantamento que constatou o quanto as empresas disponibilizam do orçamento total à categoria. Comparando os 69% do Brasil, ainda é perceptível uma grande diferença de comportamento com as companhias dos EUA, em que 93% utilizam-se da modalidade.
“Sentimos uma carência de dados sobre as mudanças que ocorrem no mercado de marketing brasileiro. Sabemos que não há mais espaço para uma publicidade invasiva e interruptora, cedendo espaço para práticas como Content Marketing, Inbound e Marketing de Conteúdo”, diz Vitor Peçanha, co-fundador da Rock Content.
Recurso pouco explorado
Apesar da adoção abrangente, os investimentos em marketing de conteúdo ainda são tímidos. Hoje, apenas 31% das empresas destinam mais de 25% do orçamento para essa estratégia. Porém, dos profissionais entrevistados, até 70% prevêm um aumento no orçamento de conteúdo para 2016 e apenas 4% uma redução.
O mesmo levantamento também identificou que 77% das organizações possuem uma estratégia definida de marketing de conteúdo, porém apenas 40% documentam a estratégia.
A pesquisa também revela que 57% possuem pelo menos duas pessoas dedicadas à criação de conteúdo. Para impulsionar a distribuição de conteúdo, muitas delas apostam em ferramentas como Redes sociais (91%), Blogs Corporativos (61%) e Newsletters (52%). Dentre as redes sociais, as mais comuns são Facebook, Twitter e LinkedIn.
As métricas mais utilizadas para medir o sucesso de uma estratégia de marketing de conteúdo são tráfego no site, vendas e taxa de conversão. Apenas 33% das empresas medem o ROI (Retorno sobre Investimento), e as que costumam realizar esse processo são 58% mais bem-sucedidas que as que não têm o mesmo hábito.
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