Unilever inicia movimento de conscientização socioambiental

Buscar

Marketing

Publicidade

Unilever inicia movimento de conscientização socioambiental

Foco da campanha “Cada U faz o bem” é envolver o consumidor em práticas e escolhas conscientes

Roseani Rocha
20 de setembro de 2018 - 19h16

Em evento em sua sede na capital paulista na manhã desta 5ª-feira, 20, a Unilever anunciou o início da veiculação, a partir do Brasil, de uma campanha global criada pela Anomally e adaptada no País pela Fbiz, que também será responsável pela estratégia digital por aqui. Batizada “Cada U faz o Bem”, a ação busca mostrar tudo que está por traz de um produto da marca no quesito sustentabilidade ambiental em toda a cadeia produtiva, assim como ressaltar as iniciativas de responsabilidade social da companhia.

O filme – de 30 segundos com versões de 15 e veiculação até o final do ano – utiliza a linguagem da animação e tem o objetivo de conectar a companhia com os millenials, mostrando o quanto é preocupada com a sustentabilidade, além de convidar os consumidores a fazer o mesmo. O movimento tem como embaixador Marcos Mion, que participou de uma conversa sobre o tema, juntamente com Eduardo Campanella, VP de marca corporativa e marketing; Viviane Duarte, fundadora e CEO do Plano Feminino; Virginia Antonioli, coordenadora de conteúdos e metodologias do Instituto Akatu; e Aline Locks, diretora executiva da Aliança pela Terra.

Campanella ressaltou o compromisso que a companhia estabeleceu de dobrar de tamanho até 2030 e, ao mesmo tempo, reduzir pela metade seu impacto ambiental. Lembrou dados de estudos que mostram que marcas sustentáveis crescem 46% mais rapidamente e que elas representaram 70% do crescimento da Unilever em 2017. A meta de reduzir as emissões de gás carbônico em 47% foi atingida quatro anos antes do previsto. A companhia também reduziu em 39% o uso de água por tonelada de produto. Além disso, 100% de suas fábricas atuam com energia renovável.

Preocupação ambiental em particular, o plástico fez a Unilever estabelecer três metas até 2025: ter 100% de suas embalagens recicláveis ou compostáveis; reduzir em 1/3 o peso de suas embalagens (as de Tresemmé, relançadas recentemente, já reduziram em 20%); e, por fim, elevar em 25% o uso de plástico reciclado nas embalagens.

A campanha “Cada U faz o Bem” associa a importância da escolha de produtos sustentáveis no ato da compra e, no caso da Unilever, a como essas escolhas têm impacto em programas socioambientais. Quatro marcas foram eleitas para representar esse movimento: OMO, por incentivar a brincadeira ao ar livre; Dove, ao ensinar as meninas a terem autoestima; Knorr, que apoia cultivo sustentável; e Kibon, por gerar oportunidades de emprego.

No encontro, a Unilever também anunciou parceria com Alexandra Baldeh Loras, ex-consulesa da França no Brasil e palestrante da Sociedade de Educação Intercultural, Treinamento e Pesquisa, para promover a igualdade racial na empresa e em suas comunicações, ampliando a consciência sobre a falta de representatividade de grupos como o da população negra. Alexandra trabalhará com as agências, produtoras e equipes de marketing com o intuito de desenvolver narrativas mais inclusivas para as marcas da companhia.

Nos últimos cinco anos, a Unilever liderou, em seu segmento de atuação, o ranking Dow Jones Sustainability Index.

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • Eduardo Campanella

  • Viviane Duarte

  • Virginia Antonioli

  • Aline Locks

  • Marcos Mion

  • unilever

  • Fbiz

  • Anomally

  • Kibon

  • Dove

  • Omo

  • Knorr

  • Sustentabilidade