Assinar

Mídia americana se rende à Copa

Buscar
Publicidade
Mídia

Mídia americana se rende à Copa

Streaming de vídeos bate recordes históricos e capas da maioria dos jornais destaca eliminação dos EUA


2 de julho de 2014 - 4h42

Além das redes sociais, o streaming de vídeos relacionados à Copa do Mundo bateu recordes históricos nos Estados Unidos. Não só a partida contra a Bélgica, mas todos os jogos do campeonato.

O WatchESPN, aplicativo da rede americana que exibiu as partidas em streaming na internet americana em exclusividade, contabilizou 30 milhões de horas vistas de Copa do Mundo neste ano. Mesmo antes de o evento terminar, já é um recorde em relação aos números anteriores: os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, com 20,4 milhões de horas vistas; e os Jogos de Inverno em Sochi, neste ano, com 10,8 milhões.

Segundo uma análise da CNN, os confrontos da seleção americana – eliminada na terça-feira, 1º – ajudaram a aumentar o índice jogo após jogo. Também colaboraram os fatos de a tecnologia de streaming melhorar crescentemente, o consumidor se sentir cada vez mais confortável para assistir eventos online e muitas partidas terem sido veiculadas durante o expediente de trabalho, quando o principal acesso a conteúdo acontece online.

Outro levantamento, este do New York Times, apontou que o maior tráfego de visitantes no site da Fifa veio dos Estados Unidos. Cerca de 30 milhões de americanos visitaram o site da entidade, ou 23% de sua audiência global. Americanos também foram responsáveis por 25% de todos os downloads do app oficial da Copa do Mundo da Fifa.

Segundo a entidade, a frequência americana em todas suas plataformas digitais é maior que a de Alemanha, Brasil, França e Inglaterra reunidas. A sua audiência online cresceu 174% desde a última Copa do Mundo, em 2010, enquanto a fatia americana cresceu 207%.

wraps

Jornais americanos
Chamado de “Museu da Notícia”, o Newseum mantem em Washington uma mostra permanente sobre jornalismo com um valioso acervo nacional e internacional. Além disso, o instituto também realiza estudos, organiza cursos e faz pesquisas envolvendo centenas de jornais do mundo todo. Diariamente, faz uma seleção e divulga as dez melhores capas de jornais americanos do dia – os critérios são particulares do museu, porém técnicos, como aspectos gráfico, fotografia e criatividade das chamadas. Nesta quarta-feira, 2, as capas de todos os dez jornais selecionados destacaram a derrota americana para a Bélgica na Copa do Mundo.

Segundo Jonathan Thompson, gerente sênior de RP do Newseum, a Copa do Mundo tem ocupado o Top Ten de capas de jornais com regularidade. “Tem sido um tópico bastante consistente nesse espaço pelo menos duas ou três vezes por semana”, afirma.

Nas edições desta quarta, a eliminação da equipe dos Estados Unidos é destacada na manchete, na foto ou nos dois espaços. A amplitude geográfica é alta: vai desde a Louisiana, no sudeste americano, até a Califórnia, passando por Nova York, Pennsylvania e Indiana. Alguns deles colocaram chamadas drásticas, como “O fim do mundo”, do nova-iorquino Daily News. Outros apelaram à criatividade, como “Agridoce 16”, do Star-Ledger de Newark, em referência à música “Sweet Sixteen”, de Billy Idol, e o recorde de 16 defesas do goleiro Tim Howard.

Veja abaixo algumas das primeiras páginas destacadas pelo Newseum:
 

wrapswrapswrapswraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Guerreiros do Sol: Globo combina streaming e linear em sua nova produção

    Guerreiros do Sol: Globo combina streaming e linear em sua nova produção

    Terceira novela original do Globoplay, nova trama estreia em junho na plataforma de streaming da empresa e no canal Globoplay Novelas (ex-Viva)

  • Programa CEO’s Talk Show estreia no dia 20

    Programa CEO’s Talk Show estreia no dia 20

    Série apresentada pelo publicitário Nizan Guanaes exibirá entrevistas semanais com sete líderes de grandes empresas atuantes no País