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Opinião

Sua empresa está pronta para o marketing data streaming?

MDS é conexão integrada de todos os canais de contatos que os clientes tiverem com a empresa para captar os dados, processar e criar métricas em streaming


19 de março de 2019 - 14h38

(Crédito: Rawpixel/Pexels)

Na era digital, a quantidade de dados gerados tem crescido exponencialmente a cada ano e isso torna-se um desafio enorme para grande parte das corporações digerir, acessar, processar e criar insights no menor tempo possível. Na hora de entender melhor seu consumidor para oferecer produtos e serviços que supram as necessidades, o processamento instantâneo e contínuo destas informações de modo eficiente é essencial.

Um dos motivos é a fragmentação dos canais de interação que os consumidores têm para dialogar com a empresa. De acordo com uma pesquisa feita pela companhia americana, SalesForce, sobre a tendência de integração da experiência do cliente, em média, os clientes falam em dez diferentes canais com as empresas. Isso gera:

– Diferentes bases de dados pois, em alguns casos, as empresas têm diferentes ferramentas para gerenciar os canais;

– Falta de integração para ter uma visão unificada da base dos clientes;

– Complexidade para acessar os dados, processar e gerar insights no momento oportuno;

– Falhas de segurança que podem resultar em vazamento de dados.

Neste cenário, um tema que vem ganhando relevância fora do Brasil é o data streaming, que significa obter os dados no menor tempo possível. Um de seus desdobramentos é o marketing data streaming (MDS). O que é exatamente MDS?

É a conexão integrada de todos os canais de contatos que os clientes tiverem com a empresa para captar os dados, processar e criar métricas em streaming. O MDS permitirá que as áreas de marketing das empresas consigam:

– Unificar a base de dados;

– Criar APIs para simplificar e facilitar a troca de dados entre a empresa e o parceiro;

– Proteger os dados dos consumidores;

– Novos recursos computacionais, como inteligência artificial, machine learning e internet das coisas (IoT), que podem ser usados de forma mais eficiente se o acesso aos dados forem mais ágeis.

Em outro estudo, feito pela Future Today Institute, apresentado no SXSW de 2019, corrobora a tendência do MDS, pois comenta sobre o real time machine learning para processar dados em milissegundos e realizar análise preditiva de compra para determinado cluster de usuário como também o real time context machine learning para interpretar o cenário que o usuário está interagindo com a marca para dialogar com assertividade e em streaming.

Um exemplo de empresa que tem feito ações orientadas para o MDS é o Walmart. A varejista americana criou o Walmart Open API para que seus parceiros possam consultar suas vendas em tempo real. Além disso, por meio do data streaming, a empresa realiza cupons de descontos para aumentar o tráfego nos corredores com baixo fluxo de pessoas.

O MDS ainda é um novo conceito no Brasil, mas conforme conquista a adesão de grandes marcas em mercados desenvolvidos, tende a atrair a atenção também por aqui. Afinal, quem não deseja conhecer melhor os interesses do seu consumidor, como também oferecer o que ele precisar em tempo real? Hoje, o data streaming tem se mostrado a ferramenta fundamental para isso.

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