Sofisticação do mercado automotivo está na sustentabilidade

Buscar

Sofisticação do mercado automotivo está na sustentabilidade

Buscar
Publicidade

Opinião

Sofisticação do mercado automotivo está na sustentabilidade

IAA 2019, em Frankfurt, mostra como a mobilidade, a sustentabilidade, a experiência e a tecnologia são protagonistas junto com os lançamentos de carros


17 de setembro de 2019 - 18h13

(Crédito: Divulgação)

Participar do IAA International Motorshow Germany 2019 (IAA 2019) é, praticamente, como viajar para um futuro distante onde os motores de combustão foram extintos; automóveis, patinetes e bicicletas atuam juntos pensando na mobilidade urbana, cada um cumprindo o seu papel; e tudo é praticamente híbrido ou elétrico. Sem dúvida, uma das experiências mais incríveis que já vivi.

O evento, que acontece em Frankfurt, na Alemanha, até o dia 22 de setembro, mostra como a sustentabilidade e a mobilidade são pautadas por inovação e tecnologia pelas principais marcas do mundo como Mercedes-Benz, Volkswagen, Porsche, Honda e outras que expuseram seus lançamentos nos 11 pavilhões da Messe.

Conteúdo, conteúdo e mais conteúdo
Passando pelo pavilhão de entrada, são cinco espaços de conteúdo e palestras simultâneas sobre os mais diversos temas relacionados à mobilidade, sustentabilidade e tecnologia. Com um pavilhão inteiro dedicado a congressos, fóruns e palestras, grandes nomes como Ginni Romety, presidente da IBM, e Mark D’Arcy, vice-presidente global de marketing e negócios e CCO do Facebook, compartilham conhecimento. Uma programação gigantesca e a mobilidade como o principal assunto em pauta e trocas de ideias enriquecedoras.

 

Mercedes-Benz Vision EQ (Crédito: divulgação)

Inovação e tecnologia na experiência do cliente
Realidade aumentada, realidade virtual, obras de arte, painéis interativos, natureza e carros elétricos se misturam em um pavilhão repleto de inovação e tecnologia. Nesse quesito, a Mercedes-Benz surpreendeu. Os smart cars voltaram com tudo, mas, dessa vez, com a tecnologia dos motores elétricos como principal novidade. A Mercedes-Benz mostrou muito mais do que suas novidades em produtos e levou novas sensações e experiências para os visitantes. Por ser uma marca reconhecida pelo luxo, a principal mensagem é: “o luxo é ser sustentável”. Com muitas áreas verdes, drones e patinetes elétricos, a montadora mostrou ao IAA 2019 que, além da mobilidade, as empresas precisam focar em sustentabilidade. Durante a apresentação do Mercedes-Benz Vision EQS, a marca conseguiu mostrar como um veículo pode ser sofisticado e elétrico ao mesmo tempo.

Espaço para startups
O que é um laboratório de inovação sem startups? Por isso, o IAA criou a Lab & Startup Zone, área exclusiva dedicada à inovação dentro do espaço com desafios, networking e muito mais.

Mobilidade e test-drive com carros, patinetes e bicicletas
Os patinetes e as bicicletas dominaram boa parte do IAA 2019. No estande da Volkswagen, por exemplo, o grande lançamento em carros elétricos ID.3 foi apresentado com um patinete elétrico no porta-malas. Uma ação muito legal para mostrar que a mobilidade é isso: cada um cumprindo seu papel de acordo com a distância. Impressionante, não? Mas o que mais me chamou atenção foi o test-drive. Ativação padrão em muitos eventos, no IAA 2019 as pessoas veem duas pistas simultâneas, uma do lado da outra: a primeira para carros e a segunda para patinetes e bicicletas.

A nova identidade visual da Volkswagen
O lançamento da nova identidade visual da Volkswagen deixou todo mundo impressionado. Muito mais moderna, com novo design, e cheia de vida e de cor, a marca mostrou todos os seus novos valores durante um dos maiores eventos do mercado automotivo do mundo. Eu não esperava tanta modernidade em uma marca tão tradicional. Foi surpreendente.

 

Porsche (Crédito: divulgação)

Menos é mais
Algumas marcas, como a Porsche, levaram a regra do “menos é mais” para o IAA 2019. Com uma estrutura minimalista, porém elegante, deixou os painéis de LED para os detalhes, sem abusar do brilho. O design fez toda a diferença e, diferente das ações no Brasil, onde os carros são de difícil acesso, lá ficam perto de todos os visitantes.

Mobilidade e sustentabilidade em pauta com a tecnologia e a inovação sendo a base de tudo isso. Um evento gigante que conecta grandes marcas e pessoas por um futuro melhor para todo mundo. Claro que o produto é o automóvel, mas ele é o intermediário que desperta sensações, nos leva a lugares inexplorados e precisa ser desenvolvido sob a consciência de reduzir o seu impacto ambiental.

Esse é o futuro e as marcas sabem disso.

**Crédito da imagem no topo: Divulgação

Publicidade

Compartilhe

Veja também