Quatro brasileiras são indicadas à premiação da ONU Mulheres

Buscar
Publicidade

Women to Watch

Quatro brasileiras são indicadas à premiação da ONU Mulheres

Confira os perfis das representantes do país no prêmio norte-americano “Rise and Raise Others”


19 de outubro de 2022 - 17h21

Está aberta a votação do prêmio “Rise and Raise Others” (“Uma Sobe e Puxa Outras”, em tradução livre), promovido pela ONU Mulheres dos Estados Unidos, que homenageia as conquistas de mulheres de destaque em suas áreas de atuação. Dentre as oito categorias, quatro brasileiras foram indicadas: Regina Markus (Saúde e bem-estar), Carmela Borst (Educação de qualidade), Marienne Coutinho (Igualdade de gênero) e Carolina Videira (Redução das desigualdades).

A celebração tem como objetivo apoiar as profissionais, agradecer pelo trabalho desenvolvido e também estimular novas iniciativas que levam em conta os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) estabelecidos pelas Nações Unidas.

Entre os dias 3 e 25 de outubro, o público pode votar pelo site da UN Women USA e escolher a vencedora dentre as quatro indicadas em cada uma das oito categorias, que incluem: “Erradicação da pobreza”, “Saúde e bem-estar”, “Educação de qualidade”, “Igualdade de gênero”, “Indústria, inovação e infraestrutura”, “Redução das desigualdades”, “Ação contra a mudança global do clima” e “Paz, justiça e instituições eficazes”.

A eleição é feita por um júri formado por mulheres de diferentes nacionalidades com carreira consolidada e por votação popular. As premiadas serão reveladas no dia 26 de outubro durante a programação da manhã da conferência Makers 2022, que acontece em Dana Point, na Califórnia, e haverá transmissão ao vivo pelo site do evento.

As indicadas são mulheres de diferentes países que compartilham seu tempo, conhecimento, experiência e paixão para desenvolver outras meninas e mulheres. Elas rompem o status quo, capacitam, engajam e criam comunidades por onde atuam.

As representantes do Brasil não são diferentes: Regina é uma renomada pesquisadora da área da farmacologia, Carmela é fundadora de uma edtech que gera emprego para pessoas da periferia, Marienne é sócia da KPMG e co-chair da Women Corporate Directors no Brasil e Carolina fundou uma ONG que promove educação inclusiva. Conheça mais sobre o perfil de cada uma delas.

 

Regina Pekelmann Markus, indicada na categoria “Saúde e bem-estar”

Regina Pekelmann Markus, professora na Universidade de São Paulo (Crédito: Divulgação)

Regina é professora e pesquisadora na área de cronofarmacologia, que estuda as variações do organismo entre os estados de vigília e descanso. Ela foi responsável por identificar o eixo imune-pineal, central nos processos de vigilância e que abole a percepção da alternância entre o dia e a noite durante uma resposta inflamatória. Seus estudos sobre o timing biológico terão impacto sobre transplantes de medula óssea, doença de Alzheimer, cânceres, doenças inflamatórias e respiratórias.

A pesquisadora graduou-se em 1970 e obteve o doutorado em Farmacologia pela EPM em 1974. Iniciou sua carreira como professora da EPM (Escola Paulista de Medicina), e em 1987, transferiu-se para a Universidade de São Paulo.

Carmela Borst, indicada em “Educação de qualidade”

Carmela Borst, CEO da SoulCode Academy (Crédito: Divulgação)

Com mais de 25 anos de experiência na área de tecnologia, Carmela é especialista em marketing, ESG, impacto social e diversidade, e atuou como vice-presidente da Oracle e Aon para América Latina. Em 2022, a executiva virou CEO da SoulCode Academy, edtech brasileira que ajudou a fundar e tem como objetivo capacitar pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e transformá-las em profissionais de tecnologia. Sua missão é combater o desemprego por meio da educação e da tecnologia e fazer a ponte para a empregabilidade de seus alunos. Ela já foi responsável por tirar mais de mil pessoas da pobreza e empregou 90% dos seus alunos.

Formada pelo Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana em Administração de Empresas, com especialização e cursos na ESPM, Stanford, Harvard e IBGC. Além de CEO da edtech, Carmela também atua como conselheira nas ONGs Gerando Falcões, Casa do Zezinho e Instituto Ser+.

Marienne Coutinho, indicada na categoria “Igualdade de Gênero”

Marienne Coutinho, sócia-líder de Tax Transformation & Innovation da KPMG no Brasil (Crédito: Reprodução/Twitter)

Executiva de uma das maiores consultorias do mundo, ela é responsável por iniciativas que estão levando a diversidade de gênero e raça aos conselhos das maiores empresas brasileiras. Marienne Coutinho é sócia-líder de Tax Transformation & Innovation e membro do Comitê de Inovação & Enterprise Solutions da KPMG no Brasil. Também participa do Global Advisory Board da KPMG Impact e atua como co-chair da WCD no Brasil (Women Corporate Directors), fundação que promove a diversidade em conselhos de administração.

Advogada com mais de 27 anos de experiência, Marienne é co-autora do livro “A Ascensão das Multinacionais Brasileiras” e colunista da Marie Claire. Foi listada pela Forbes Brasil como uma das mulheres mais poderosas do país em 2016 e destaque no “Women in Tax Leaders” do International Tax Review e World Tax Expert Guides.

Carolina Videira, indicada em “Redução de Desigualdades”

Carolina Videira, fundadora da Turma do Jiló (Crédito: Divulgação)

Quando virou mãe, Carolina sentiu a necessidade de mudar de carreira. Ela deixou o mercado corporativo, onde trabalhou por 13 anos na área comercial de duas grandes empresas, e fundou a Turma do Jiló, em 2015. Seu filho João é hipotônico, condição que diminui o tônus muscular da criança, e ela queria que todas as pessoas com deficiência tivessem oportunidade de crescer e aprender. Com esse objetivo em mente, criou a organização sem fins lucrativos para promover uma educação inclusiva nas escolas públicas do Brasil.

Desde 2018, atua como coordenadora de cursos de pós-graduação do Instituto Superior de Educação de São Paulo, difundindo práticas inclusivas e gestão das diferenças. Recentemente, em 2020, ela co-fundou a Escola de Impacto, um curso de desenvolvimento de competências e habilidades em responsabilidade social, que conta com palestrantes como Eduardo Lyra (Gerando Falcões), Celso Athayde (CUFA), Abílio e Geyze Diniz (Instituto Península).

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • W2W Summit 2024: Quando os sentidos são a base do negócio

    W2W Summit 2024: Quando os sentidos são a base do negócio

    Confira na íntegra painel sobre oportunidades, desafios e lições na jornada de abrir um novo filão a partir da necessidade e da exploração dos sentidos

  • Entre polêmicas e diálogos: 10 anos do podcast Mamilos

    Entre polêmicas e diálogos: 10 anos do podcast Mamilos

    Em ano de celebração de uma década de existência, Juliana Wallauer e Cris Bartis falam sobre a evolução do Mamilos e o futuro para além do podcast