ABA apresenta calendário de ações dos 60 anos
Entidade celebrará data ao longo do ano com a realização 11 eventos e uma premiação, além do lançamento de cinco guias e de uma série de livros
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Fernando Murad
20 de fevereiro de 2019 - 12h49
Com a proposta de traduzir a missão da entidade de mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade, a Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) reuniu o mercado na noite de terça-feira, 19, para marcar o início das comemorações dos 60 anos da sua fundação. Na ocasião, a diretoria apresentou o novo posicionamento da entidade – “Mudando com a Mudança” – e a campanha de aniversário, ambos criados pela Grey, além do calendário de celebração, que inclui a realização de 11 eventos, uma premiação, o lançamento de cinco guias e de uma série de livros.
“A ABA agrega valor aos seus associados e colocou isso em prática em todas as ações realizadas nos últimos anos. Foram entregas palpáveis e concretas que trouxeram mais conhecimento, elevaram o nível da comunicação e do marketing no Brasil e buscaram fazer com que as ações de comunicação e marketing façam a diferença nas empresas e também na sociedade”, ressaltou João Campos, presidente da PepsiCo e do Conselho Superior da ABA.
O calendário de atividades abrange 11 eventos, em sete capitais, e inclui, ainda, a participação de nomes como Bob Liodice, CEO da Association of National Advertisers (ANA), e de Stephen Lorke, CEO da World Federation of Advertisers (WFA), no ABA Summit. Outro projeto previsto é o lançamento, no Brasil, da Aliança Unstereotype, conduzido pela ONU Mulheres e Unilever, apoiado por ABA e WFA. “Os consumidores estão ávidos por marcas com propósito, que possam ser coadjuvantes na construção de um Brasil melhor. Essa aliança será uma importante iniciativa na criação de campanhas que valorizem homens e mulheres como um motor para a mudança positiva que buscamos em nossa sociedade”, afirmou Sandra Martinelli, presidente executiva da ABA.
Para se manter próxima ao universo acadêmico, a ABA promoverá a edição 2019 do prêmio ABAcademy ESPM, desta vez em parceria com Pepsico. Já em parceria com a Verizon, será realizada a primeira edição do Grow, programa exclusivo de capacitação com Hyper Island. O programa acontecerá em março, na sede da Verizon Media, em Sunnyvale, Califórnia.
Também faz parte do calendário o lançamento do “Manual ABA de Boas Práticas pelo Fim do Assédio em Eventos”, um guia produzido em parceria com a Think Eva, núcleo de inteligência ligado a Think Olga, apresentando na noite do evento; o livro Líderes do marketing, que trará experiências de grandes gestores do mercado; o Estudo Digital de Marketing Readiness, em parceria com a McKinsey, sobre o panorama da maturidade do marketing digital no Brasil; e um workshop sobre liderança feminina ministrado por Maria Laura Nicotero, CEO da Momentum Brasil.
A ABA também anunciou 28 parceiros. Entre os estratégicos estão Bradesco, Eletromidia, Google, Globo, Globosat, Grey, Grupo RBS, JCDecaux, Otima, Predicta e UOL Lab; como patrocinadores de projetos, Ipsos, Avon e Itaú; e como parceiros Pro Bono, In Press, GoAd, Grey, Mckinsey, Croma, Amelie, Pinheiro Neto e TG. “Essas parcerias reforçam a nossa missão de disseminar conhecimento de marketing e comunicação para os atuais e futuros profissionais dessas áreas, pois temos um papel fundamental na construção de um País que influencia o mundo dos negócios”, pontuou João Branco, CMO do McDonald’s e presidente da ABA. “Queremos entregar maior relevância para ajudar a continuar o primeiro dos próximos 60 anos da entidade. A ABA não é um prédio, um escritório ou um site, a ABA é formada por é pessoas”, complementou.
Comunicação
Com um cenário marcado por consumidores empoderados e em busca de propósitos, a ABA começa o ano com o posicionamento “Mudando com a mudança”, apresentado em campanha assinada pela Grey. A ação possui 10 anúncios, um para cada um dos nove comitês da entidade, e uma peça que engloba todos. Os protagonistas serão os próprios presidentes dos comitês. Cada anúncio estampa uma frase que define o propósito do comitê. “A campanha literalmente celebras os 60 anos e, mais do que falar do passado, fala do futuro, da entidade abraçar as mudanças”, diz Marcia Esteves, CEO e presidente da Grey.
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