Arena do Grêmio é inaugurada com festa e vitória
Nova casa gremista nasce com um investimento de R$ 600 milhões e pretende arrecadar R$ 120 milhões em 2013
Arena do Grêmio é inaugurada com festa e vitória
BuscarArena do Grêmio é inaugurada com festa e vitória
BuscarNova casa gremista nasce com um investimento de R$ 600 milhões e pretende arrecadar R$ 120 milhões em 2013
Meio & Mensagem
10 de dezembro de 2012 - 7h30
Em clima de contagem regressiva a nova casa do tricolor gaúcho foi inaugurada na noite de sábado, 8 de dezembro, em Porto Alegre. Fogos de artifício, muita emoção e gritos de vitória marcaram a cerimônia, que em muito lembrou uma abertura de Olimpíada, mas com um jeitinho gaúcho. Mais de 60 mil pessoas acompanharam de perto a festa que contou com diversas atrações como os homens azuis do Blue Man Group, a banda dos fuzileiros navais e o acordeonista Renato Borghetti, que levou o público às lágrimas ao tocar o hino gaúcho. O espetáculo também contou com centenas de bailarinos que vinham do campo, dos ares e diversos vídeos que fizeram uma ligação do passado com o presente e o futuro do clube.
"Este templo sagrado não é fruto de apenas um homem, e sim, da paixão da massa pelo tricolor. Quem sonha assim não tem limites e nós agora queremos ganhar o mundo. Vamos chorar de alegria muitas e muitas vezes aqui. Obrigado nação tricolor", disse emocionado Paulo Odone, presidente do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.
Viabilizar o maior projeto da história centenária do Grêmio foi o maior desafio da OAS Arenas, que em apenas 27 meses de construção realizou o sonho do torcedor gremista. "Nós apenas viabilizamos este sonho que temos orgulho de inaugurar hoje. Temos certeza que esta casa dará muitas conquistas ao Grêmio e esperamos que a nossa parceria continue por muitos anos fora e dentro do campo", declarou Carlos Eduardo Paes Barreto, diretor superintendente da OSA Arenas.
Mas a festa do torcedor tricolor não estaria completa sem um jogo inaugural. Para isso, o clube preparou uma reedição da final do Mundial de 1983 entre Grêmio e Hamburgo, jogo em que os brasileiros superaram os alemães e se consagraram campeões. O placar final do jogo de estreia marcou 2 a 1 para Grêmio, o mesmo de 29 anos atrás, e assim, se escrevia a primeira página da nova história do clube.
Investimento privado
A parceria entre o Grêmio e a OAS Arenas começou em março de 2008. Com um investimento de R$ 600 milhões a nova casa gremista é um dos poucos projetos esportivos viabilizado completamente com investimento privado. Nos próximos 20 anos, toda renda gerada pelo estádio será dividida. O Grêmio vai receber 65%, e a OAS, 35%. Já em 2013 o clube pretende arrecadar R$ 120 milhões.
Arena em números
A primeira arena multiuso do Brasil inaugura também uma nova fase no futebol brasileiro. O projeto, além de abrigar o complexo esportivo do Grêmio, contará também com uma completa área comercial e uma ampla estrutura de convivência e espaço para eventos. O objetivo é ter um conceito diferente do estádio de futebol e ter diversas atividades paralelas, sem se fixar em datas de jogos.
Capacidade total: 60.170 pessoas, assim divididas:
Cadeiras gramado – 15.256
Geral (não tem cadeiras) 10.132
Cadeiras Gold – 8.575 pessoas
Camarotes – 2.744 pessoas
Cadeiras superior – 23.463
Serviços e Infraestrutura
· 5.400 vagas de estacionamento
· 34 cabines de imprensa, sendo 17 de rádio e 17 de TV
· 58 bares e 2 restaurantes panorâmicos
· 90 mil metros de estacas na fundação
· 200 mil metros quadrados de área coberta
· Mais de 109 mil metros quadrados de area construída
· 56 metros de altura
· Dimensão do campo: 68m X 105m
· Distância de apenas 10m entre as cadeiras nível gramado e o campo
· Iluminação: 408 refletores
· 239 câmeras de monitoramento interno e externo
· 2 Centros de Controle de Operações
· 18 elevadores (sendo 4 apenas para cargas)
· 106 assentos para pessoas portadoras de necessidades especiais
· 90 banheiros, com acessibilidade total.
· 86 mil metros cúbicos de concreto utilizados
· 30 mil metros quadrados de área bruta locável
· Auditório com 200 lugares
· 4 vestiários padrão Fifa
· Área coberta para aquecimento dos jogadores
· 103 catracas, 24 portões, 30 sistemas manuais de controle para acesso
da área VIP
· 135 camarotes
· Dois telões de 96 metros quadrados cada
Compartilhe
Veja também
Os desafios das marcas da Zamp em 2025
Vice-presidente de marketing, Igor Puga analisa os principais pontos que a empresa trabalhará para Burger King, Popeyes, Starbucks e Subway no próximo ano
Edu Lyra: “Nossa luta é para que as empresas enxerguem as favelas com toda a sua potência”
Fundador da Gerando Falcões comenta o lançamento do livro “De Marte à Favela”, com Aline Midlej, e discorre sobre atual olhar das empresas sobre as favelas e as articulações junto ao terceiro setor