Arena do Grêmio é inaugurada com festa e vitória
Nova casa gremista nasce com um investimento de R$ 600 milhões e pretende arrecadar R$ 120 milhões em 2013
Arena do Grêmio é inaugurada com festa e vitória
BuscarArena do Grêmio é inaugurada com festa e vitória
BuscarNova casa gremista nasce com um investimento de R$ 600 milhões e pretende arrecadar R$ 120 milhões em 2013
Meio & Mensagem
10 de dezembro de 2012 - 7h30
Em clima de contagem regressiva a nova casa do tricolor gaúcho foi inaugurada na noite de sábado, 8 de dezembro, em Porto Alegre. Fogos de artifício, muita emoção e gritos de vitória marcaram a cerimônia, que em muito lembrou uma abertura de Olimpíada, mas com um jeitinho gaúcho. Mais de 60 mil pessoas acompanharam de perto a festa que contou com diversas atrações como os homens azuis do Blue Man Group, a banda dos fuzileiros navais e o acordeonista Renato Borghetti, que levou o público às lágrimas ao tocar o hino gaúcho. O espetáculo também contou com centenas de bailarinos que vinham do campo, dos ares e diversos vídeos que fizeram uma ligação do passado com o presente e o futuro do clube.
"Este templo sagrado não é fruto de apenas um homem, e sim, da paixão da massa pelo tricolor. Quem sonha assim não tem limites e nós agora queremos ganhar o mundo. Vamos chorar de alegria muitas e muitas vezes aqui. Obrigado nação tricolor", disse emocionado Paulo Odone, presidente do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.
Viabilizar o maior projeto da história centenária do Grêmio foi o maior desafio da OAS Arenas, que em apenas 27 meses de construção realizou o sonho do torcedor gremista. "Nós apenas viabilizamos este sonho que temos orgulho de inaugurar hoje. Temos certeza que esta casa dará muitas conquistas ao Grêmio e esperamos que a nossa parceria continue por muitos anos fora e dentro do campo", declarou Carlos Eduardo Paes Barreto, diretor superintendente da OSA Arenas.
Mas a festa do torcedor tricolor não estaria completa sem um jogo inaugural. Para isso, o clube preparou uma reedição da final do Mundial de 1983 entre Grêmio e Hamburgo, jogo em que os brasileiros superaram os alemães e se consagraram campeões. O placar final do jogo de estreia marcou 2 a 1 para Grêmio, o mesmo de 29 anos atrás, e assim, se escrevia a primeira página da nova história do clube.
Investimento privado
A parceria entre o Grêmio e a OAS Arenas começou em março de 2008. Com um investimento de R$ 600 milhões a nova casa gremista é um dos poucos projetos esportivos viabilizado completamente com investimento privado. Nos próximos 20 anos, toda renda gerada pelo estádio será dividida. O Grêmio vai receber 65%, e a OAS, 35%. Já em 2013 o clube pretende arrecadar R$ 120 milhões.
Arena em números
A primeira arena multiuso do Brasil inaugura também uma nova fase no futebol brasileiro. O projeto, além de abrigar o complexo esportivo do Grêmio, contará também com uma completa área comercial e uma ampla estrutura de convivência e espaço para eventos. O objetivo é ter um conceito diferente do estádio de futebol e ter diversas atividades paralelas, sem se fixar em datas de jogos.
Capacidade total: 60.170 pessoas, assim divididas:
Cadeiras gramado – 15.256
Geral (não tem cadeiras) 10.132
Cadeiras Gold – 8.575 pessoas
Camarotes – 2.744 pessoas
Cadeiras superior – 23.463
Serviços e Infraestrutura
· 5.400 vagas de estacionamento
· 34 cabines de imprensa, sendo 17 de rádio e 17 de TV
· 58 bares e 2 restaurantes panorâmicos
· 90 mil metros de estacas na fundação
· 200 mil metros quadrados de área coberta
· Mais de 109 mil metros quadrados de area construída
· 56 metros de altura
· Dimensão do campo: 68m X 105m
· Distância de apenas 10m entre as cadeiras nível gramado e o campo
· Iluminação: 408 refletores
· 239 câmeras de monitoramento interno e externo
· 2 Centros de Controle de Operações
· 18 elevadores (sendo 4 apenas para cargas)
· 106 assentos para pessoas portadoras de necessidades especiais
· 90 banheiros, com acessibilidade total.
· 86 mil metros cúbicos de concreto utilizados
· 30 mil metros quadrados de área bruta locável
· Auditório com 200 lugares
· 4 vestiários padrão Fifa
· Área coberta para aquecimento dos jogadores
· 103 catracas, 24 portões, 30 sistemas manuais de controle para acesso
da área VIP
· 135 camarotes
· Dois telões de 96 metros quadrados cada
Compartilhe
Veja também
Centrum leva Luísa Sonza e Emilia Mernes ao BBB25
Marca promoverá uma festa para os confinados com a participação das cantoras, que recentemente lançaram um hit juntas
As marcas do Rio Open que mais engajaram nas redes sociais
Levantamento da Winnin aponta os patrocinadores que mais reverberaram nas plataformas sociais ao longo da competição de tênis, que teve recorde de marcas