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Marketing

Bridgestone eleva recall com patrocínios

Investimento nas Copas Sul-Americana e Libertadores elevou em 45% reconhecimento da marca


27 de abril de 2015 - 8h00

 Diretor de vendas e marketing da Bridgestone, Alexandre Lopes destaca que a companhia sempre foi muito vinculada ao esporte. Até quatro anos atrás marcava presença fortemente na Fórmula 1, mas percebeu que para regiões como a América Latina o maior apelo estava em outra modalidade: o futebol.

Depois de patrocinar a Copa Sul-Americana por dois anos, a Bridgestone completa em 2015 três anos de patrocínio à Libertadores da América, desde então chamada Copa Bridgestone Libertadores. E os resultados vieram: desde que passou a investir no esporte, seu reconhecimento de marca no Brasil, onde ocupa a terceira posição no mercado, atrás de Pirelli e Goodyear, aumentou 45%. “Sabemos que a pessoa não vai decidir trocar o pneu do carro porque viu a placa no estádio, mas ajuda a fixar a marca em sua mente. E como não se trata de uma compra frequente, vai considerar as marcas das quais tem referência”, avalia Lopes. A marca, líder em pneus no mundo, também fechou recentemente patrocínio às Olimpíadas no Rio 2016 e Tóquio 2020.

Ativações

Na Libertadores, a marca tem feito uma série de ativações, como levar clientes aos estádios, com direito a ser sorteado a entrar em campo para bater uma “falta” sobre uma barreira de pneus, participar de promoção na qual enviam SMS e têm desconto em suas próximas compras ou fotografar uma réplica da taça que tem circulado em shoppings e algumas revendedoras da marca (hoje, a Bridgestone possui 630 revendas no Brasil e quer chegar a mais de 1.000 nos próximos quatro anos).

Além disso, este ano, a segunda edição do livro “Libertadores – Paixão que nos une”, de Nicholas Vital, também patrocinado pela marca, via Lei Rouanet, terá sua renda revertida à Fundação Cafu. Já a exposição interativa de mesmo nome fica no Museu do Futebol, em São Paulo, até junho, de onde segue para o Mineirão, como parte das comemorações pelos 50 anos do estádio, e, depois, para Porto Alegre, em local ainda a ser determinado.

O patrocínio à Libertadores também rendeu uma parceria entre a Bridgestone e a fabricante de games Konami, que criou uma versão do torneio para o jogo Pro Evolution Soccer.

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