Dias das Crianças: qual é o impacto na publicidade e no consumo?
Em pesquisas realizadas pela ACSP e pela Ecglobal, as intenções de compra diminuíram apesar da importância da publicidade na escolha do presente
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Meio & Mensagem
11 de outubro de 2024 - 12h08
Para o Dia das Crianças, as marcas do varejo atiçam a curiosidade dos pequenos para acertar no bolso dos pais. De acordo com a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), cerca de 38% dos entrevistados pretendem comprar presentes nessa data de varejo. Apesar disso, as marcas ainda precisam se desdobrar para conseguir engajar os tutores, já que quase 40% responderam que não têm intenção de presentear os pequenos e 22,5% ainda não se decidiram.
De acordo com a ACSP, houve uma queda na proporção das pessoas que se manifestaram com intenção de compra em relação a 2023. Apesar disso, 44% afirmam que pretendem investir mais do que no ano passado, mesmo que em 34% das intenções haja o intuito de poupar em presentes. Na média, a relação do valor varia entre R$ 50 e R$ 450.
Além disso, outro fenômeno que foi observado pela associação foi que a maioria das compras tem a intenção de ser realizada em redes do varejo (42,2%) e não em pequenos comerciantes. Além disso, também continuou predominando a intenção de adquirir os presentes de forma presencial (55,9%). Na pesquisa em parceria com a PiniOn, a ACSP entrevistou 1.686 pessoas no Brasil.
Em geral, as intenções de compra revelam a preferência por artigos associados ao Dia das Crianças, com roupas, calçados e acessórios somando 27% das intenções de compra. Outras opções populares são os brinquedos, que incluem bonecas (15,8%), bolas de futebol (10,2%), bicicletas (11,5%) e carrinhos (12,4%).
Em contrapartida, a participação dos serviços, como cinema, teatro, zoológico, parque aquático, ficaram com 8,6% das intenções de lazer para o Dia das Crianças. Enquanto isso, as intenções de viagem caíram em relação ao ano passado, chegando a 5,5%.
Segundo a pesquisa realizada pela Ecglobal, vertical do Grupo Stefanini, 28% dos entrevistados afirmam que a publicidade na televisão ainda é a mais eficiente para data. De fato, o estudo entrevistou quase mil pessoas e mostrou que 35% dos participantes sentem que a publicidade influencia fortemente na escolha do presente.
Além disso, os dados destacam que, além dos comerciais de TV, anúncios em redes sociais são considerados relevantes para 22% dos entrevistados. Seguidos por anúncios em sites de compras, com 19%, e publicidade em vídeos online, como no YouTube, com 14%.
Outro aspecto da pesquisa realizada pela Ecglobal revelou que os filhos não serão os únicos beneficiados pelas intenções de presentes. Embora os filhos representem 65% dos presenteados, os sobrinhos são 46%; afilhados, 22% e netos, 10%. Ao mesmo tempo, a participação e autonomia das crianças em decidir os presentes também faz parte desse processo de tomada de decisão. Nesse sentido, 27% dessas crianças decidem sozinhas o que querem ganhar, enquanto 43% sugerem o presente, deixando a decisão final com o responsável.
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