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Marketing

dr.consulta foca no mercado B2B em novo posicionamento

Plataforma de gestão de saúde brasileira expande atuação com nova comunicação para atingir públicos diversos de pequenas empresas


22 de agosto de 2024 - 17h27

dr.consulta amplia atuação para o mercado B2B com novo posicionamento de marca (Crédito: Divulgação)

O dr.consulta, plataforma de gestão de saúde, anuncia um novo posicionamento com a mensagem “Consulta é muito mais que atendimento médico”, para reforçar sua intenção de garantir o acesso à saúde de qualidade.

“Pensamos no reposicionamento como forma de reafirmar a nossa essência, deixando claro a prioridade de criar e dar acesso à saúde para todos em qualquer lugar”, afirma Gabriela Zaninetti, chief growth & marketing officer do dr.consulta. “Apesar de milhões de brasileiros já usufruírem do nosso serviço, tem muita gente fora desse sistema”, afirma.

Expansão para o B2B

Com modelo assistencial e preventivo, a empresa expande os negócios com o lançamento do dr.consulta Empresas para o mercado B2B, com objetivo de oferecer benefícios de saúde aos colaboradores de pequenas e médias empresas (PMEs), a partir da assinatura do cartão dr.consulta.

A decisão se deu a partir da análise de que grande parte das PMEs não conseguem oferecer serviços de saúde à sua comunidade. Pelo modelo oferecido pela companhia, o RH da empresa dará o acesso à assinatura e o colaborador terá uma escala de preços e atendimento diferenciado dentro das redes.

“Queremos estar mais próximos das pessoas e do seu dia a dia, como no de mulheres extremamente atarefadas que cumprem de dois a quatro papéis e turnos”, exemplifica Gabriela Zaninetti. “Encontramos no canal B2B a possibilidade de estar mais perto dessas pessoas e servir como um despertador, considerando que a maioria dos nossos pacientes estão empregados nesses segmentos e optam por um serviço de saúde pago.”

Por meio de um ecossistema baseado na atenção primária suportado por inteligência de dados, a iniciativa também compreende o perfil dos funcionários e, assim, pretende promover campanhas preventivas, como ações sobre os riscos do tabagismo, apoio às mulheres em fase de amamentação, entre outros.

Com a ampliação, a empresa pretende atender 100 mil negócios. Comparado ao ano de 2022, a receita de faturamento de 2023 cresceu 16%, enquanto foi registrado um aumento de 120% em assinaturas de cartão dr.consulta para o mercado B2C.

“Para nos reinventar pensamos em como criar esse acesso de forma escalada e em um momento bastante importante da nossa sociedade, onde o brasileiro quer se cuidar e garantir o mesmo bem-estar para seus familiares”, diz a chief growth & marketing officerchief growth & marketing officer.

Mudanças estruturais e organizacionais

Com ecossistema de serviços que vai desde pronto-atendimento online, telemedicina, exames, odontologia a tratamentos com preços acessíveis, a plataforma conta com 29 centros médicos. As unidades foram renovadas com a transformação dos canais digitais e de trade marketing, implementação do self check-in e revitalização dos ambientes. A ideia, segundo a empresa, é oferecer uma jornada mais acolhedora.

“Estamos realizando a renovação de nossos centros médicos para gerar inclusive uma identificação regional, nos comunicando com públicos que podem sofrer com doenças diferentes em outras regiões da metrópole”, explica a executiva. “Nos preocupamos que os funcionários do centro médico de determinado bairro estejam inseridos no mesmo contexto geográfico, para que entendam os pacientes.”

A profissional ressalta, ainda, que com o retail media gerado pelos centros médicos, a marca consegue se comunicar com a audiência de dentro para fora do ambiente. “O retail media é o começo do que buscamos para quebrar as barreiras dentro das nossas unidades, porque já temos ações em comunidades como Pimentas, Paraisópolis e Jardim São Luiz, para promover saúde e cuidado não só dentro dessa renovação dos estabelecimentos, mas também nas ruas”, acrescenta.

Conexão, informação e prevenção

Como parte do rebranding, a Genco produziu um filme para a campanha que menciona o apoio da empresa ao paciente em toda sua jornada, mostrando que “saúde de qualidade é para todos, para qualquer hora e qualquer lugar”.

A identidade visual e verbal da marca ganharam uma nova estética para melhorar a conexão com seu público diverso, dando protagonismo à história da marca e à realidade dos brasileiros sob o olhar do fotógrafo Eris Colors, de Pimentas.

De acordo com a CGMO, o insight da equipe foi humanizar a definição de dr.consulta, trazendo o conceito “doutor em cuidar de você”, que não se trata apenas de atendimento médico, mas também de conteúdos para informar as pessoas.

“Trouxemos parceiros ligados a esse propósito, pessoas reais que estão nas comunidades e nas ruas, assim como a nossa marca, para construir algo genuíno”, comenta. “Não nos preocupamos em trazer uma estrela midiática, porque o protagonista é essa pessoa que quer e pode ter o direito de se cuidar”

Além disso, o dr.consulta se uniu à Digital Favela, agência especializada em influenciadores comunitários, para a construção de um squad de microprodutores de conteúdo de hábitos saudáveis, com personalidades como Patrícia Alves e Augusto Rocha.

“Os influenciadores entram com o papel de gerar diálogo e desmistificar que saúde é só para quem tem muito dinheiro e muito tempo, fazendo com que as pessoas se cuidem antes de ficarem doentes e dar continuidade nessa conversa em toda sua comunidade”, destaca Gabriela Zaninetti.

Entre os pilares de promoção da saúde sustentado pela marca abordados pelos creators em suas redes sociais estão Saúde como Movimento, para estimular as pessoas a adotarem hábitos saudáveis; Saúde como Coletividade, mostrando que o cuidar é uma responsabilidade de todos; e Saúde como Conhecimento, oferecendo ferramentas e conhecimento personalizado para o autocuidado.

Continuação dos negócios e da história

Para além de uma comunicação direcionada ao público, o dr.consulta escolheu o CONARH, feira para profissionais de Recursos Humanos que acontecerá do dia 27 a 29 de agosto em São Paulo, para anunciar seu novo produto. A marca contará com uma arena de conteúdo para painéis, ativações especiais e espaço para relacionamento, para mostrar visão de dados e o funcionamento da operação.

A empresa já possui clientes do mercado B2B, o que aconteceu, segundo a CGMO, sem um planejamento prévio, já que empresas pequenas desejavam firmar parcerias com o dr.consulta. “A ideia de atingir esse segmento surgiu a partir do comportamento do consumidor e da demanda.”

Apesar dos clientes de diferentes segmentos – educação, instituições religiosas, construção civil, empresas de eventos, associações, entre outros – passa a ser oferecida a assinatura do cartão dr.consulta de forma escalada.

O dr. consulta foi fundado em 2011 no Heliópolis, com a preocupação de alcançar um público em situação vulnerável e que vive os desafios do dia a dia. A plataforma foi pioneira em gerar acesso à saúde de qualidade para quem mais precisa, em um momento em que não existia as clínicas populares

“À medida que entregamos um modelo assistencial próprio, integrado e preventivo com clínicas próprias, temos o controle de ponta a ponta de toda assistência e tecnologia oferecida, otimizando e reduzindo custos para garantir acesso”, pontua a Gabriela.

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