Marketing

Estratégias das marcas para celebrar os 30 anos do SPFW

Mercado Livre, Iguatemi, Eudora e outras empresas apostam em experiências, desfiles e ativações no evento

i 30 de setembro de 2025 - 14h43

Mercado Livre é apresentador da edição N60 do São Paulo Fashion Week

Mercado Livre é apresentador da edição N60 do São Paulo Fashion Week (Crédito: Divulgação)

De 13 a 20 de outubro, São Paulo será palco do SPFW N60, marco histórico dos 30 anos do maior evento de moda do hemisfério sul.

Com desfiles no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Teatro Iguatemi e em outros locais da capital paulista, a edição reunirá 38 marcas e criadores.

Mercado Livre

Após estrear nas passarelas no ano passado com um desfile que apresentou mais de 40 looks criados a partir de produtos disponíveis em sua plataforma, o Mercado Livre retorna ao SPFW em um novo papel: nesta edição, a companhia assume o posto de apresentador oficial, ao lado da Lei Rouanet.

“O objetivo é mostrar que, dentro da plataforma, é possível encontrar desde o básico até as grandes tendências que sobem às passarelas”, afirma Anna Araripe, diretora de marketplace do Mercado Livre.

Durante o evento, a empresa prevê ampliar a visibilidade da categoria de moda, com cobertura em tempo real no Instagram, presença de um squad de influenciadores e nomes de destaque, como a cantora Duda Beat, além de uma área no site com curadoria do SPFW, reunindo produtos do desfile e outras tendências do evento.

O Mercado Livre também terá um desfile dentro da programação oficial, com um mix de tendências curadas pelo stylist Daniel Ueda.

Segundo Anna, essa diversidade permite atender desde consumidores que buscam peças funcionais até aqueles interessados nas últimas tendências do setor.

“Trabalhamos essa frente como uma plataforma integrada de reputação, geração de demanda e relacionamento. O SPFW é uma vitrine para reforçar essa mensagem, com métricas em todas as etapas da jornada do consumidor, do awareness à conversão”, explica.

Atualmente, a categoria de moda do Mercado Livre reúne mais de 13 milhões de anúncios ativos e mais de 2 mil lojas oficiais, incluindo marcas como Lacoste, Hugo Boss, Pandora e Morena Rosa.

Iguatemi

O Iguatemi, primeiro shopping de São Paulo, tem uma relação histórica com o SPFW. Desde as primeiras edições, a marca esteve presente como parceira do evento e, segundo Renata Zitune, diretora executiva de marketing e patrocínio da Iguatemi S.A., essa presença reforça a essência inovadora do grupo.

“Para nós, a participação significa valorizar a moda como expressão cultural e manter um diálogo constante com a contemporaneidade. O legado que queremos reforçar é o de sermos um espaço que conecta marcas, criadores e consumidores, ampliando o acesso à moda e contribuindo para sua evolução no Brasil, além de conectar o público às transformações culturais e criativas que marcam o setor”, destaca.

Na edição comemorativa, o Iguatemi amplia sua atuação ao receber três desfiles do line-up no recém-inaugurado Teatro Iguatemi São Paulo e, ao mesmo tempo, valoriza sua trajetória por meio do Iguatemi Daily, plataforma de conteúdo multicanal que publicará um compilado especial com os melhores momentos dos desfiles, além de conteúdos que reforçam a relevância histórica do shopping para a moda brasileira.

Eudora

Presente há seis anos consecutivos no SPFW, a Eudora retorna à edição para reafirmar seu papel como marca de beleza conectada à moda e ao protagonismo feminino.

Para Giovana Orlandeli, diretora de comunicação de Eudora, Truss, O.U.i Paris & marcas growth, essa trajetória traduz o compromisso da empresa em apoiar o setor criativo e estreitar relações com estilistas e consumidoras.

No SPFW N60, a marca prepara dois lançamentos: Eudora Siàge, voltado para cabelos, e Eudora Make, que destaca a maquiagem como acessório fashion. Já para o público, a ativação VIP Pass oferece acesso privilegiado aos bastidores do evento, com participantes selecionadas por meio de dinâmicas nas redes sociais, utilizando comentários e interações como critério.

“Queremos levar beleza, inovação e interação para além do evento, aproximando cada vez mais as consumidoras do universo da moda e da marca”, compartilha Giovana.

A empresa mantém parcerias com estilistas como Aluf, Catarina Mina e Paula Raia, além de apoiar projetos que valorizam tradições brasileiras, como a colaboração com a associação Fuxiqueiras da Chapada do Baixio, que levou a cultura do fuxico às passarelas do SPFW e inspirou os uniformes das lojas da marca. Há também a parceria com Marina Bitu, que já dura três edições consecutivas e simboliza a aposta da marca no talento feminino.

“As parcerias com designers nacionais e internacionais nos permitem criar coleções ousadas, levar tendências das passarelas para o dia a dia e reforçar nosso papel como agente de transformação e inspiração no universo da moda”, conclui Giovana.

C6 Bank

O C6 Bank busca reforçar seu posicionamento como marca aspiracional, conectada ao lifestyle e à moda.

“Ao associarmos a nossa marca conseguimos criar pontos de contato que nos aproximam desse universo de criatividade, inovação e diversidade. Estar presente em um evento como o SPFW significa atuar em um território referência em criatividade, diversidade, inovação e sustentabilidade, áreas com as quais nos identificamos”, afirma Alexandra Pain, CMO do banco.

Para o SPFW N60, o C6 Bank terá um espaço de 60 m² no hub do Pavilhão das Culturas Brasileiras, oferecendo experiências aos convidados, incluindo cabine de fotos e áreas para conhecer seus produtos e serviços.

A ativação VIP Pass continuará oferecendo acesso aos bastidores do evento, com seleção de participantes por meio de dinâmicas nas redes sociais.

Electrolux

A Electrolux se associa ao SPFW para reforçar seu compromisso com sustentabilidade e inovação, conectando moda e cuidado com o lar.

“A moda sempre foi uma expressão de comportamento e cultura, e acreditamos que ela tem grande poder de provocar reflexões e influenciar escolhas”, explica Ana Peretti, VP de marketing e sustentabilidade da Electrolux Group América Latina.

Nesta edição, a marca apresenta parceria com o estilista Leandro Castro, que criou uma bolsa fisherman com charm feito a partir de microplásticos reciclados, distribuída aos convidados da primeira fila.

Seu espaço no SPFW N60 também contará com produtos como a Máquina de Lavar Expert (LEB18) e o Revitalizador de Tecidos, reforçando o diálogo entre inovação, sustentabilidade e moda.