Fórmula 1 e AWS apresenta ferramenta que permite criar pistas
Desenvolvida pela Amazon Web Services (AWS), a Real-Time Race Track permite aos fãs de F1 criar circuitos em qualquer formato e comprimento
Fórmula 1 e AWS apresenta ferramenta que permite criar pistas
BuscarFórmula 1 e AWS apresenta ferramenta que permite criar pistas
BuscarDesenvolvida pela Amazon Web Services (AWS), a Real-Time Race Track permite aos fãs de F1 criar circuitos em qualquer formato e comprimento
Meio & Mensagem
14 de maio de 2025 - 14h45
Em comemoração ao seu 75º aniversário, a Fórmula 1 se uniu à Amazon Web Services (AWS) para lançar a Real-Time Race Track, experiência online interativa que permite aos fãs criar, personalizar e compartilhar suas próprias pistas de F1.
Ferramenta permite criar circuitos em qualquer formato e comprimento, e considera dados meteorológicos e climáticos do local selecionado (Crédito: Divulgação)
A experiência permite a criação de uma pista de corrida original utilizando a inteligência artificial (IA) do Amazon Nova, uma nova geração de modelos fundacionais disponíveis no Amazon Bedrock. Por meio dessa tecnologia, é possível utilizar o mouse ou simplesmente o dedo em qualquer dispositivo com tela sensível ao toque para criar a pista.
O circuito, que pode ter qualquer formato e comprimento, considera dados meteorológicos e climáticos do local selecionado. Com isso, os usuários podem simular corridas em diferentes cenários, desde o calor intenso de Abu Dhabi até a altitude da Cidade do México.
Após a conclusão do design, cada curva e reta da pista é avaliada pelo Amazon Nova Pro, gerando métricas importantes, como velocidade máxima e tempo de volta estimado. A ferramenta também sugere duas estratégias de corrida, com recomendações sobre o melhor momento para pit stops, escolha ideal de pneus e ajustes táticos conforme as condições do clima.
A experiência Real-Time Race Track demonstra as capacidades dos modelos fundacionais do Amazon Nova, como o Amazon Nova Pro, modelo multimodal usado para gerar estratégias de corrida; o Amazon Nova Sonic, modelo de compreensão e geração de voz, que permite que os fãs participem diretamente de conversas sobre corridas e estratégias de design; e o Amazon Nova Canvas, que cria imagens de qualidade profissional para que os fãs compartilhem nas suas redes sociais.
A parceria entre Fórmula 1 a AWS teve início em 2018, quando a AWS se tornou o provedor oficial de nuvem e machine learning (ML) da F1, e ao longo dos últimos anos tem trazido inovações que melhoram tanto a competição nas pistas quanto a experiência dos fãs fora delas.
Compartilhe
Veja também
Palmeiras terá casa para torcedores durante a Copa do Mundo de Clubes
Espaço com experiências imersivas terá entrada gratuita e passará pelos três estados em que o clube jogará durante a competição
Com Petra, Casa da Música Brasileira quer descobrir novos talentos
Espaço idealizado pela cantora Marina Sena e gerido pela empresária Talita Moraes abre edital público para artistas de todo o Brasil com patrocínio da marca do Grupo Petrópolis