Nos blocos e camarotes, marcas seguem foliões no Carnaval
Ativações nos blocos de rua e outras ações, que começaram no pré-Carnaval, se intensificam com presença em camarotes e outras interações ao longo dos dias de festa
Nos blocos e camarotes, marcas seguem foliões no Carnaval
BuscarNos blocos e camarotes, marcas seguem foliões no Carnaval
BuscarAtivações nos blocos de rua e outras ações, que começaram no pré-Carnaval, se intensificam com presença em camarotes e outras interações ao longo dos dias de festa
Bárbara Sacchitiello
2 de fevereiro de 2024 - 16h40
Atualizada em 09/02, às 15h14
A maior festa popular do País continua sendo um dos pontos mais importantes do calendário de negócios das marcas.
Seja ao ar livre, na multidão dos blocos de rua, ou nos espaços mais exclusivos dos camarotes de circuitos e passarelas, o Carnaval segue como um território importante para as empresas se conectarem com seu público-alvo, ajudando-os a curtir a festa.
Em 2024, são diversas as marcas que promoverão ações em camarotes, blocos e festas. Muitas das ações já aconteceram no fim de semana de pré-Carnaval e, outras, se estendem agora, pelos 4 dias da folia.
Veja, abaixo, as ações que algumas das marcas já realizaram ou que ainda promoverão no Carnaval 2024:
Patrocinadora oficial do Carnaval de rua do Rio de Janeiro e de Salvador, a 99 Moto levou ao público o conceito “De rua a gente entende”. Na semana passada, a marca esteve presente nos trios da cantora Lexa, no Rio de Janeiro, e da Banda Eva, em Salvador. Para garantir que a festa começaria no horário, a 99 Moto levou a cantora Lexa e o também cantor Felipe Pezzoni, da Banda Eva, de moto para seus trios elétricos. O projeto foi desenvolvido pelo Estúdio Criativo da 99 e as ativações foram cocriadas junto com a agência de marketing Estalo.
Além de ter suas cervejas como parte integrante do Carnaval de rua e desfiles de escolas de samba, a Ambev aproveita o Carnaval para promover uma ação de conscientização. A empresa vai distribuir, ao longo da folia, mais de 10 mil litros Água AMA em troca de latinhas de bebidas alcoólicas no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Com uma kombi personalizada, a Ambev quer coletar mais de 20 mil latas vazias que serão destinadas a cooperativas de catadores em parceria com Solos, startup que promove a economia circular em São Paulo.
Além do trabalho com a AMA, a Ambev terá outra ação, envolvendo também as marcas Brahma, Beats e Guaraná Antarctica, irá direcionar cerca de R$ 20 milhões para os catadores e ambulantes. Esse valor será aplicado por meio de credenciamento dos trabalhadores, treinamento, fornecimento de EPIs, estrutura, logística e incentivo financeiro.
O Grupo Boticário levará todas as suas marcas para de beleza para o universo do Carnaval, na maior ação já feita pelo grupo na festa. O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?, Beleza na Web, Vult e Truss estarão presentes em blocos e trios de diferentes regiões do Brasil.
A marca O Boticário promoverá ativações em mais de 19 blocos de seis estados brasileiros, a partir do conceito A Beleza do Seu Carnaval, criado pela Druid Creative Gaming. Entre os blocos em que a marca fará ativações estão o Chame Gente e Bangalafumenga (do Rio de Janeiro); Bloco do Abrava e Latinha Mix (São Paulo); Pipoca de Saulo (Salvador); Carnaval dos Amigos (Goiânia) e Galo da Madrugada (Recife).
Na folia deste ano, a Natura terá uma programação especial na Casa Natura Musical, além de ativações em camarotes. Antes mesmo da festa, a marca preparou alguns tutoriais de maquiagem, com dicas para a folia, com criadoras de conteúdo como Mandy Candy, Adam Mitch, Angélica Silva, Leticia Ribeiro e outras.
Além disso, a marca ajudará os foliões a retocarem o visual na rua, com a SOS Make Express, uma van personalidade, criada em parceria com o Catraca Livre, que passará por blocos de São Paulo nos quatro dias de Carnaval.
Já a Casa Natura Musical, em São Paulo, teve uma agenda de apresentações de diversos blocos carnavalescos até o dia 8.
Pelo segundo ano consecutivo, a marca de produtos para cabelos Seda estará junto da cantora Ludmilla no Fervo da Lud. O bloco da cantora sairá no dia 13, terça-feira de Carnaval, pelas ruas do Rio de Janeiro e terá a participação de nomes do squad de influenciadoras de Seda, como Giovana Cordeiro e Nina Gabriela.
Para fortalecer seu pilar de música, a Hering também foi às ruas de São Paulo e do Rio de Janeiro para distribuir leques e bonés ao público, com a mensagem “O básico do Carnaval”. A marca esteve presente nos blocos Ritaleena e Confraria do Pasmado, no pré-Carnaval. Agora, a Hering também nos camarotes Bar Brahma, Camarote Amstel Essepê e Camarote Arara, além do Bloco 442. As ações foram planejadas pela Agência Sambastudio.
Já que o Metrô acaba sendo o caminho para muitos foliões chegarem aos blocos, a Rexona e a JCDecaux levarão uma fanfarra aos trens paulistanos, entre os dias 10 e 13 de fevereiro. A fanfarra irá transitar entre as estações República e Fradique Coutinho, da Linha 4-Amarela. Além disso, a estação Fradique Coutinho terá um ponto instagramável, onde as pessoas poderão tirar foto no clima carnavalesco de Rexona, onde também serão distribuídos brindes e jatos do desodorante. A ação é da EnergyBBDO.
Presente no Carnaval 2024, a marca da Copa Energia patrocina à Banda Eva em dois blocos: o Beleza Rara, em São Paulo, que desfilou no último domingo, 4; e o Bloco Banda Eva, em Salvador, no dia 10. Serão distribuídos brindes como bandanas e chapéus, com os dizeres “Eu tô feliz, Eu tô no Eva”.
A marca de protetores solares Needs patrocinou o Bloco Confraria do Pasmado, em São Paulo, no domingo, 4. Nas três paradas do bloco, ao longo do percurso, a empresa contou com promotores para ajudar a distribuir protetor solar aos foliões, alertando sobre a importância dos cuidados com a pele. A ação foi idealizada pela Netza&CO.
Cheetos aproveita o Carnaval para trabalhar a sua campanha “Irritantemente Irresistível” e promoverá a distribuição de 200 mil pacotes de Cheetos em blocos e pedágios de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Também serão distribuídos snacks nas estações Faria Lima e República do metrô de São Paulo nos dias 10 e 11 de fevereiro.
Pela primeira vez no Papel de banco digital oficial do Carnaval de rua de 2024, o Mercado Pago está presente nos desfiles de blocos de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.
Como proposta do patrocínio, a marca promove uma ação junto aos ambulantes credenciados nos desfiles, com dicas de segurança para os pagamentos.
A marca de sorvetes estará com a cantora Iza no bloco Pesadão, que desfila neste domingo, 11. O microfone da cantora terá o formato do Cornetto, um sis clássicos da marca e, entre o público, promotores irão distribuir picolés aos foliões.
A Pravaler, plataforma de ecossistema de educação, aproveita o pré-Carnaval de São Paulo para promover seus serviços ao público. A marca distribuiu no domingo, 4, na estação Républica do metrô paulistano, viseiras e ventarolas aos foliões que se dirigiam aos blocos.
Para garantir que os foliões se divirtam com segurança neste Carnaval, a Prudence distribuirá mais de 30 mil preservativos em São Paulo. As entregas acontecem entre os dias 10 e 13, nas regiões de Pinheiros, Vila Madalena, Moema, Faria Lima, Barra Funda, Marquês de São Vicente, Santa Cecília, Ipiranga, Água Branca, Largo do Arouche, Marechal Deodoro e na Rodoviária Tietê.
A marca de bebidas Schweppes Premium Drinks aproveita o Carnaval para promover seus produtos prontos para beber, nos sabores Gin Tônica e Gin Tônica Pink. A marca está presente no Bloco do Silva em Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. No Rio, as ativações serão no Auê Festival/Nau Cidades, CarnaRildy e CarnaMango/Cinco Voador. Em Belo Horizonte, as presenças são no Carnaval dos Sonhos/Mirante Beagá e Bloco Então, Brilha!. Além disso, Schweppes será a bebida oficial de todo o carnaval de rua de Olinda, em Pernambuco.
A Colgate decidiu ter seu próprio bloco de Carnaval e levará à Sapucaí o Bloco Unidos do Glow, que destaca a Colgate Luminous White. O bloco, que irá desfilar nos intervalos das apresentações das escolas de samba, terá Taís Araújo e Agatha Moreira como madrinhas e Chay Suede como padrinho. A iniciativa, que conta com estratégia das agências BCW e VML, tem como foco a promoção da Luminous White Glow, a caneta clareadora da marca.
A marca da Friboi estará na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, como uma das patrocinadoras do Camarote Quem O Globo. Além de levar seus produtos aos convidados, a marca aproveita a festa para reforçar o conceito de comunicação “É churrasco e ponto”. As ações foram planejadas pela Lew’Lara\TBWA.
A rede de produtos beleza está presente no Carnaval 2024 de diferentes formas, levando o conceito “Toda beleza é uma festa”. Na Marquês de Sapucaí, por exemplo, a Sephora terá a responsabilidade de assinar a make de Alcione, grande homenageada e tema do enredo da Estação Primeira de Mangueira. A beleza das atrizes Paolla Oliveira, rainha de bateria da Grande Rio, e de Deborah Secco, que também desfila no Carnaval, também serão feitas pela marca. A Sephora também promove ativações no Camarote Salvador e Camarote Brahma.
A marca de creme dental Sorriso nomeará a atriz Fabiana Carla como “Rainha da Refrescância” no bloco Galo da Madrugada, de Recife. No local, quatro tubos gigantes, acoplados aos trios, serão responsáveis por pulverizar água fresca sobre o público.
A Hellmann’s será a marca de molhos oficial do Camarote Nº1, localizado na Marquês de Sapucaí, do Rio de Janeiro. A empresa irá disponibilizar seus molhos aos convidados durante os desfiles dos dias 11 e 12 e no Desfile das Campeãs, no dia 17.
De volta ao Carnaval brasileiro, o Guaraná Antarctica firmou parceria com 15 blocos de rua e camarotes de diversas regiões do Brasil. Em São Paulo, a participação já começou no Monobloco, na semana passada. Em Salvador, o Guaraná está junto da cantora Claudia Leitte, no trio Largadinho. Em Belo Horizonte, a festa será no bloco Quando Come Se Lambuza. E, no Rio, também acontecem ações nos camarotes Nosso Camarote e Camarote Arara.
Localizado na Marquês de Sapucaí, o espaço Nosso Camarote terá um time de 20 marcas ao longo de toda o período do Carnaval. O badalado espaço tem produção da CS Eventos em parceria com Bradesco, patrocinador máster.
Fazem parte do espaço e as ativações do evento as marcas Reserva, Ambev (com Brahma, Beats, Guaraná e Tônica Antarctica), Pernod Ricard, Red Bull, Café 3 Corações, Beleza na Web, Eudora, Brizza, Stanley, Banlek, Colgate, TIM, Eletromidia, GWM, Instituto Ydugs e Ibmec.
Celebrando dez anos de presença na Marquês de Sapucaí, o Camarote Quem o Globo terá uma programação especial para os convidados e artistas acompanharem os desfiles. Ao longo de todos os dias de desfile, além do desfile das campeãs, o espaço terá shows e apresentações de artistas como Xamã, Marvvila, Lexa, Vitinho, Suel, Caju pra baixo, Arlindinho, Thiago Pantaleão e Lukinhas.
O espaço conta com patrocínio master de Postos Gulf, CEDAE e Grupo AM4. São patrocinadoras a Maturatta Friboi e Elseve L’Oréal Paris. RIOSUL Shopping, Azul, Grand Hyatt, Brahma, PepsiCo, Eno, Granado, Desinchá, John John e BeFly também apoiam o camarote.
O DJ Alok levará seu som para o circuito Barra-Ondina, em Salvador, na Pipoca do Alok. Pelo quinto ano consecutivo na folia baiana, o trio de Alok terá a presença de nove marcas: iFood, GWM, Bradesco, Black Princess, TNT, Trident, Ovomaltine, 3 Corações e Stanley.
Compartilhe
Veja também
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros
Cimed amplia collab com Fini e lança gel dental e enxaguante bucal
Já foram vendidas 7 milhões de unidades dos produtos para o varejo farmacêutico e projeção é chegar a 100 milhões em 2025, com faturamento de R$ 1 bilhão