Orgulho nacional e identidade regional guiam brasileiros na escolha de marcas, aponta pesquisa
Estudo da MindMiners destaca que Natura, Havaianas, Petrobras, Guaraná Antarctica e O Boticário são as marcas preferidas
Orgulho nacional e identidade regional guiam brasileiros na escolha de marcas, aponta pesquisa
BuscarOrgulho nacional e identidade regional guiam brasileiros na escolha de marcas, aponta pesquisa
BuscarEstudo da MindMiners destaca que Natura, Havaianas, Petrobras, Guaraná Antarctica e O Boticário são as marcas preferidas
Meio & Mensagem
5 de maio de 2025 - 17h48
Havaianas é uma das marcas favotiras dos brasileiros (Créditos/Ralpho Agostini)
A pesquisa “Brasilidades: Quantos Brasis cabem no Brasil?”, realizada pela MindMiners, revela que 77% dos brasileiros sentem orgulho de sua identidade nacional, mas valorizam marcas que reconhecem particularidades regionais.
O estudo, que buscou mapear o sentimento de identidade nacional e como ele se conecta com decisões de consumo, detalha que esse orgulho é principalmente impulsionado pelos sentimentos de alegria, resiliência e solidariedade da sociedade (56%). Seguido pela natureza e turismo (46%), cultura e identidade (36%), gastronomia (36%) e histórias e patrimônios (24%).
O levantamento revelou que 51% dos brasileiros acreditam haver marcas que representam bem o Brasil como um todo. Entre as mais citadas estão Natura (10%), Havaianas (7%), Petrobras (6%), Guaraná Antarctica (2%) e O Boticário (2%).
Sobre os erros mais comuns, uma das falhas mais recorrentes entre empresas que desejam lançar produtos no Brasil é desconsiderar as peculiaridades regionais. Cerca de 48% dos brasileiros afirmam que comprariam mais de marcas que representem melhor suas regiões e culturas.
No que diz respeito à responsabilidade na sociedade, 67% dos respondentes afirmam que as as marcas deveriam ter mais responsabilidade social, comprometendo-se com valores autênticos e propósitos claros.
A pesquisa da MindMiners foi realizada com 2,4 mil brasileiros, homens e mulheres, acima dos 18 anos, de todas as regiões do país e das classes ABC.
Compartilhe
Veja também
Skechers é vendida à empresa de investimentos 3G Capital
Terceira maior marca de calçados do mundo será comprada pela companhia fundada pelos brasileiros Beto Sicupira, Jorge Paulo Lehmann e Marcel Telles
Paulistão feminino estreia com sete patrocinadores
Amazon, Assaí, Bet7K, Centauro, Guaraná Antarctica, Lays e Sicredi estarão presentes na competição