Assinar

Os Simpsons e o teclado touch da Apple

Buscar
Publicidade
Marketing

Os Simpsons e o teclado touch da Apple

Ironia do seriado com as primeiras tentativas da empresa de tecnologia teria instigado seu time de engenheiros ao desenvolvimento do teclado ideal


19 de setembro de 2013 - 4h30

A revista especializada em tecnologia Fast Company publicou em seu site nesta quinta-feira 19 um caso inusitado envolvendo o desenvolvimento do teclado multitoque da Apple. Segundo a revista, que entrevistou mais de 50 ex-executivos e ex-funcionários da companhia, um episódio da sexta temporada do desenho “The Simpsons” teria tido influência nessa história de engenharia de produto.

O que uma coisa tem a ver com a outra? Enquanto hoje os teclados multitoque são comuns, há alguns anos, época em que Blackberry e Nokia iam muito bem, o teclado físico era a única opção e desenvolver um teclado touch era a principal missão do então vice-presidente da Apple Scott Forstall.

Uma das primeiras tentativas da Apple foi o Newton, aparelho que usava uma incipiente tecnologia por toque e foi ridicularizado pela indústria. E não apenas por ela. Em um dos capítulos dos Simpsons, dois personagens briguentos – Kearney and Dolph – tentam testar o aparelho. Um deles usa um Newton e digita “Beat up Martin” (Bate nele, Martin) e a frase é traduzida por “Eat up Martha” (Coma, Martha). Desapontado, Kearney arremessa o Newton na cabeça de Martin.

Nitin Ganatra, ex-diretor de engenharia para aplicativos iOS, contou que a história do “Eat up Martha” se espalhou pelos corredores da Apple e cada vez que a expressão era pronunciada fazia referência ao fato de que um teclado eficiente precisava ser desenvolvido. Para isso, a empresa chegou a organizar uma maratona hacker entre seus engenheiros para colocar o projeto nos trilhos novamente.

Versões malucas de teclados foram elaboradas, mas nenhuma levada ao produto final, apesar de promissoras. O motivo era a preocupação, ainda grande, em relação ao “Eat up Martha”. 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também