Patrocínios e licenças pagam 66% da Rio 2016
Receitas de marketing responderão por dois terços do orçamento dos Jogos Olímpicos, que foi reajustado para R$ 7 bilhões
Patrocínios e licenças pagam 66% da Rio 2016
BuscarPatrocínios e licenças pagam 66% da Rio 2016
BuscarReceitas de marketing responderão por dois terços do orçamento dos Jogos Olímpicos, que foi reajustado para R$ 7 bilhões
Meio & Mensagem
24 de janeiro de 2014 - 9h54
O Comitê Rio 2016, organizador da Olimpíada do Rio de Janeiro, anunciou na quinta-feira 23 que o orçamento para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos será de R$ 7 bilhões. Pouco mais da metade (51%) virá de patrocinadores locais do evento e 9% será investido por patrocinadores internacionais. O faturamento com o licenciamento de produtos responderá por 6%.
Ao todo, as receitas ligadas à marketing serão responsáveis por aproximadamente R$ 4,7 bilhões (66%) do custo projetado da Olimpíada. Os R$ 2,3 bilhões restantes virão do Comitê Olímpico Internacional e da venda de ingressos. A previsão inclui apenas recursos da iniciativa privada e direcionados exclusivamente para a realização dos Jogos.
O orçamento total de R$ 7 bilhões representa um aumento de R$ 2,8 bilhões na previsão inicial, feita em 2008.
O Comitê alegou que, pela atualização dos valores do primeiro orçamento, com base no Índice de Preços ao Consumidor (que teve, no período, uma variação de 31,89%), o montante de R$ 4,2 bilhões corresponderia, atualmente, a R$ 5,5 bilhões. “Além disso, foram incluídas despesas surgidas após a vitória do Rio, como a entrada de quatro esportes no programa dos Jogos (Rugby, Golfe, Paracanoagem e Paratriatlo, definidos pelo COI e pelo Comitê Paralímpico Internacional). A evolução tecnológica, as exigências de novas legislações, os custos de usufruto e retrofit da Vila Olímpica e o crescimento médio dos salários no Rio em taxas superiores à inflação também contribuíram para o total dos R$ 7 bilhões”, justificou o Comitê, em comunicado oficial.
Patrocinadores
Ao todo, 21 acordos comerciais já foram fechados para os Jogos de 2016, distribuídos pelas seguintes cotas: patrocinadores olímpicos mundiais (Coca-Cola, Atos, Dow, GE, McDonald’s, Omega, Panasonic, Procter and Gamble, Samsung e Visa), patrocinadores oficiais (Bradesco, Bradesco Seguros, Claro, Embratel e Nissan), apoiadores (Cisco, EY, Sadia, Batavo e Skol) e fornecedor (Nike). Já os Jogos Paralímpicos Rio 2016 têm, até agora sete patrocinadores oficiais (Atos, Bradesco, Bradesco Seguros, Claro, Embratel, Nissan e Omega) e um apoiador (Sadia).
Compartilhe
Veja também
Os 25 maiores anunciantes do mundo, segundo o Ad Age
Ranking mostra a Amazon, pelo terceiro ano consecutivo, na liderança; empresa investiu US$ 20,3 bilhões em compra de mídia em 2023
Confira as principais tendências para o mercado de games em 2025
As tendências de games foram apresentadas na primeira edição do B2Game, evento realizado pela Cheil Brasil e Xdome Gamer Lab, arena gamer da Allos