Pela primeira vez, São Paulo recebe a Fórmula E
Categoria de carros elétricos anunciou o calendário de sua temporada 2017/2018 que inclui as ruas de São Paulo para receber a corrida em março do ano que vem
Pela primeira vez, São Paulo recebe a Fórmula E
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Luiz Gustavo Pacete
20 de junho de 2017 - 13h26
A cidade de São Paulo vai receber pela primeira vez uma corrida da Fórmula E, categoria de carros elétricos criada em 2014. A confirmação foi feita nesta terça-feira, 20, e divulgada pelo Conselho Mundial de Automobilismo da FIA (WMSC).
A previsão é de que a corrida ocorra em março do ano que vem. Além de São Paulo, Santiago, no Chile, e Roma, na Itália, são as cidades escolhidas somando um total de 11 cidades nos cinco continentes.
“É emocionante dar as boas-vindas às novas cidades anfitriãs no calendário da Fórmula E, além de constatar o aumento do sucesso da categoria nos locais que já sediaram o evento”, afirma Alejandro Agag, fundador e CEO da Fórmula E.
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Em entrevista ao Meio & Mensagem, Lucas Di Grassi, ex-piloto brasileiro de Fórmula 1 e um dos responsáveis por desenvolver a categoria de carros elétricos, comenta que já tentou, em outras ocasiões, trazer o circuito ao Brasil. “Sempre tivemos projetos para o Brasil, mas a crise financeira nos impediu. Cheguei, inclusive, a desenvolver um projeto que considerava o Parque do Ibirapuera”, diz Di Grassi.
Ainda de acordo com Di Grassi, a Fórmula E se propõe a inserir o automobilismo no contexto das discussões ambientais e tecnológicas. “Durante um século, ainda usamos uma forma de energia à combustão que gera apenas 25% de energia e dispersa o restante em calor. Na Fórmula E esse aproveitamento é de 75%. Ou seja, atualmente a F1 tem de lidar com esses questionamentos e desafios e isso se soma aos problemas de queda de audiência e interesse por parte das novas gerações no Brasil e no mundo”, diz Di Grassi.
O futuro da Fórmula 1 no Brasil e no mundo
Atualmente, a Fórmula E é patrocinada por Julius Bar, Michelin, Tag Heuer, Qualcomm, DHL, BMW, Xalt Energy, Visa, Charge, Enel e Allianz. A categoria vem se notabilizando por suas estratégias digitais e a capacidade de dialogar com o público jovem. No início de junho, a Fórmula E fechou uma parceria com a Disney para projetos da franquia Carros. No ePrix de Paris a corrida ganhou uma instalação do filme e cabines de jogos.
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