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Ponto de vista

10 características essenciais para um líder

O segredo do sucesso de qualquer gestor começa pelo time que ele monta, pela sua capacidade de trabalhar com o grupo e desenvolvê-lo


15 de dezembro de 2014 - 11h27

Há 15 anos eu tive uma reunião com Sérgio Averbach, atualmente CEO da Korn Ferry para América do Sul. Naquela época ele era um dos diretores da Egon Zehnder e certamente nem se lembra de mim. Eu fiquei impressionado com aquela reunião, ele estava me conhecendo e me avaliando para uma possível posição em uma grande empresa. Sem dúvida foi a experiência mais significativa que eu tive com um headhunter. Averbach me deu conselhos valiosos, parecia que me conhecia há anos, ele foi preciso no feedback e saí com recomendações valiosas que aplico até hoje. Infelizmente eu perdi o contato com ele e segui a minha vida, mas o momento e os ensinamentos ficaram comigo.

Meses atrás, eu li uma matéria chamada "Atitudes que colocam em risco o futuro profissional" onde Averbach foi entrevistado. Foi muito bom revê-lo, mesmo que pelo jornal. O tema da matéria foram os estudos da Korn Ferry Internacional que mostram as competências cruciais para um executivo de alta performance e as características que podem impedi-lo de progredir na carreira.

Segundo a Korn Ferry, os 10 pecados capitais, que podem minar a carreira são:

1- "Supergerenciar" ou "microgerenciar"
2- Viver na defensiva
3- Depender de apenas uma habilidade
4- Não ser estratégico
5- Deficiência em competências chave
6- Errar na escolha da equipe
7- Falta de compostura
8- Não desenvolver o espírito de equipe
9- Ambição exagerada
10- Insensibilidade aos outros

É interessante ver esta lista. Ela me convida a olhar minha carreira pelo retrovisor. Já trabalhei em várias empresas diferentes, com perfis e culturas variadas, em bons e maus momentos de resultados, algumas sendo adquiridas, outras comprando empresas e afirmo seguramente que não existe receita de bolo. Já trabalhei com executivos de todos os tipos, alguns brilhantes. Toda essa diversidade me permite ter um ponto de vista sobre o tema.

Pode ser importante que o executivo se utilize de um dos pecados citados pela Korn Ferry para buscar determinado resultado. Em uma empresa em crise, o "microgerenciamento" pode ser uma necessidade. Numa startup, uma ambição exagerada pode ser o sonho quase impossível que empurra o time. Gerar uma competição interna no time pode ser necessário no caso de uma equipe acomodada e passiva. Enfim, cada caso é um caso, mas concordo que um executivo que busque resultados de longo prazo não pode trabalhar o tempo todo na modalidade de "micromanagement".

Tenho quase 25 anos de experiência como gerente, este tempo me deu clareza do papel que busco como gestor. O meu estilo e minhas crenças seguem a fórmula abaixo. Confesso que algumas delas eu aprendi naquela conversa com Averbach.

1- Construa um forte espírito de equipe. O sucesso e o fracasso são de todos. Compartilhe o sucesso
2- Trabalhe sempre com pessoas melhores que você. Elas vão puxá-lo para outro nível
3- Monte uma equipe diversa, com pessoas que pensam diferente de você. Isto vai desafiá-lo a pensar diferente
4- Dê liberdade para a equipe trabalhar e criar. Delegue. Solte as pessoas. Aceite o erro e o fracasso
5- Desenvolva pessoas. Deixe as pessoas crescerem
6- Saiba lidar com o stress. Seja educado. Trate as pessoas como gosta de ser tratado. Mantenha sempre a compostura e a calma, mesmo no olho do furacão
7- Crie um ambiente transparente e honesto. Aceite críticas. Permita um relacionamento sadio, onde as pessoas dão "bom dia" de verdade
8- Saiba ouvir. Compartilhe decisões. Dedique muito tempo para ouvir as pessoas
9- Reconheça. Elogie. Sorria. Mostre gratidão
10- Seja justo. Trabalhe com merecimento. Não passe a mão na cabeça de quem não merece

Resumindo, o segredo do sucesso de qualquer gestor começa pelo time que ele monta, pela sua capacidade de trabalhar com o grupo e desenvolvê-lo. Não cultue excessivamente o sucesso individual, faça isso de vez em quando, mas no dia a dia pratique o mantra de que "o sucesso é sempre de todos". Na sociedade ultra conectada, colaborativa e social em que vivemos, o segredo do sucesso pode estar mais na sua capacidade em lidar com as pessoas do que em você mesmo.

Mauro Segura é líder de marketing e comunicação na IBM Brasil

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