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Ponto de vista

Agora somos sete bilhoes


3 de novembro de 2011 - 6h55

Nesta segunda-feira alcançamos a incrível marca de 7 bilhões de pessoas no mundo. Mas, o que isso significa quando relacionamos ao consumo do Brasil? Compartilho alguns pontos que considero importante:
1 – Mais pessoas. Aqui no Brasil, estima-se que em 2030 mais de 146 milhões de brasileiros, ou 62% da população, serão considerados economicamente ativos, ou seja, mais trabalho, mais renda e mais consumo. Nos próximos anos, estaremos vivendo o bônus demográfico. Como você está se preparando para essa geração?
2 – Mais pessoas vivendo mais. Para se ter uma idéia, no ano 2000, apenas 8% da população brasileira tinha mais de 60 anos, estima-se que em 2030, esse percentual suba para 17%. O que precisa ser ressaltado é que, atualmente, são os idosos que apresentam um maior equilíbrio em seu orçamento familiar, sua renda em relação ao seu gasto apresenta um saldo positivo de 7%. Como está seu portfólio e sua comunicação para esse público?
3 – Mais pessoas consumindo. Apesar de parecer uma palavra da moda, sustentabilidade nada mais é que pensar e agir para que o ambiente, as pessoas e o seu negócio continuem e prosperem no curto e no longo prazo. No entanto, de acordo com uma pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel, apenas 2% dos brasileiros realmente age de maneira consciente em relação ao que compra e consome contra 18% que declaram agir conscientemente. Isso significa que do dito ao feito há um grande espaço. Espaço que pode prejudicar os seus negócios, o seu ambiente e as pessoas com quem você se relaciona. Não é mais uma questão apenas de imagem, mas de longevidade do seu negócio. Como está a gestão sobre o destino de resíduos do seu negócio? Como é que você pensa nos seus produtos para os próximos 10 anos? Eles usam recursos renováveis?
4 – Mais pessoas, diferentes pessoas. Em um momento em que atingimos 7 milhões de pessoas no mundo e a palavra de ordem para se obter uma boa performance de vendas é customização, qual o melhor caminho? Pense grande! Há espaço para todos, e sim, buscamos inovação constante. Acompanhe o comportamento dos seus consumidores e dite as tendências em seus hábitos. Crie necessidades ainda nem conhecidas, e supra-as.
Falar de tendências num momento como esse é essencial, vamos pensar, pesquisar, decidir e agir para continuar sempre em crescimento.

Carlos Cotos é diretor-executivo da Kantar Worldpanel Brasil

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