Agora somos sete bilhoes

Buscar
Publicidade

Ponto de vista

Agora somos sete bilhoes


3 de novembro de 2011 - 6h55

Nesta segunda-feira alcançamos a incrível marca de 7 bilhões de pessoas no mundo. Mas, o que isso significa quando relacionamos ao consumo do Brasil? Compartilho alguns pontos que considero importante:
1 – Mais pessoas. Aqui no Brasil, estima-se que em 2030 mais de 146 milhões de brasileiros, ou 62% da população, serão considerados economicamente ativos, ou seja, mais trabalho, mais renda e mais consumo. Nos próximos anos, estaremos vivendo o bônus demográfico. Como você está se preparando para essa geração?
2 – Mais pessoas vivendo mais. Para se ter uma idéia, no ano 2000, apenas 8% da população brasileira tinha mais de 60 anos, estima-se que em 2030, esse percentual suba para 17%. O que precisa ser ressaltado é que, atualmente, são os idosos que apresentam um maior equilíbrio em seu orçamento familiar, sua renda em relação ao seu gasto apresenta um saldo positivo de 7%. Como está seu portfólio e sua comunicação para esse público?
3 – Mais pessoas consumindo. Apesar de parecer uma palavra da moda, sustentabilidade nada mais é que pensar e agir para que o ambiente, as pessoas e o seu negócio continuem e prosperem no curto e no longo prazo. No entanto, de acordo com uma pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel, apenas 2% dos brasileiros realmente age de maneira consciente em relação ao que compra e consome contra 18% que declaram agir conscientemente. Isso significa que do dito ao feito há um grande espaço. Espaço que pode prejudicar os seus negócios, o seu ambiente e as pessoas com quem você se relaciona. Não é mais uma questão apenas de imagem, mas de longevidade do seu negócio. Como está a gestão sobre o destino de resíduos do seu negócio? Como é que você pensa nos seus produtos para os próximos 10 anos? Eles usam recursos renováveis?
4 – Mais pessoas, diferentes pessoas. Em um momento em que atingimos 7 milhões de pessoas no mundo e a palavra de ordem para se obter uma boa performance de vendas é customização, qual o melhor caminho? Pense grande! Há espaço para todos, e sim, buscamos inovação constante. Acompanhe o comportamento dos seus consumidores e dite as tendências em seus hábitos. Crie necessidades ainda nem conhecidas, e supra-as.
Falar de tendências num momento como esse é essencial, vamos pensar, pesquisar, decidir e agir para continuar sempre em crescimento.

Carlos Cotos é diretor-executivo da Kantar Worldpanel Brasil

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Smart Fit Run quer quebrar recorde mundial com corrida

    Smart Fit Run quer quebrar recorde mundial com corrida

    Junto prova de rua, marcada para 10 de novembro, em São Paulo Smart Fit Run também acontecerá simultaneamente em 30 unidades da rede

  • Friends Experience chega ao Brasil em novembro

    Friends Experience chega ao Brasil em novembro

    Exposição conta com apresentação de Nubank e patrocínio de Sem Parar e celebrará os 30 anos de lançamento da série