Que a força esteja com as mulheres!
Neste ano, o marketing em torno da continuação da saga Star Wars está centrado nas heroínas da trama
Neste ano, o marketing em torno da continuação da saga Star Wars está centrado nas heroínas da trama
Meio & Mensagem
21 de setembro de 2016 - 8h04
Por Adrianne Pasquarelli, do Advertising Age
Alerta de spolier: parece que o papel da heroína de Star Wars, interpretado pela atriz Jyn Erso, virá a calhar neste ano – tanto para ajudar a salvar a Galáxia ao arruinar os planos da Estrela da Morte, quanto por gerar faturamentos de altas proporções às marcas de brinquedo.
No ano passado, a ausência da protagonista Rey no marketing de “Star Wars: O Despertar da Força”, provocou reações negativas. Então, dessa vez, as marcas estão mais cautelosas e adotaram uma mensagem de inclusão no marketing que antecede a estreia de “Rogue One: A Star Wars Story”, em 16 de dezembro. Embora algum merchandising do filme sejam bonecos que já estão no topo da lista dos fãs, os produtos chegarão às prateleiras das lojas somente na sexta-feira, 30. A Target e a fabricante Hasbro já disseram que Jyn, interpretada por Felicity Jones, terá sua versão de brinquedo.
Warner reforça adesão à equidade de gênero
Um ano atrás, os varejistas reclamaram que o silêncio que rondou o longa “Despertar da Força” tornou impossível a inclusão de Rey em qualquer linha de bonecos lançada antes de o filme entrar em cartaz. A revolta ocasionada pela omissão da personagem em produtos como figurinos dos personagens e o Monopoly, que despertou a criação da hashtag #WheresRey no Twitter. No começo desse ano, a protagonista foi incluída no jogo.
“Os meninos se identificarão com uma heroína de uma forma que não teria sido possível há 40, 30 anos. Os garotos de hoje vão olhar para uma heroína e dizer ‘sim, ela pode ser ser poderosa’. A masculinidade deles não será ameaçada”, afirma Chris Byrne, diretor de conteúdo e consultor da Toys, Tots, Pets & More (TTPM).
Os anunciantes amadureceram neste ano. No começo do mês, 1.800 unidades da Target estrearam uma campanha de Star Wars centrada no digital e no social. Criada pela Deutsch, incluiu fãs reais – a primeira é uma menininha e três ou quatro são mulheres. Depois dos resultados de venda expressivos da franquia no ano passado, a Target está antecipando resultados parecidos e planejando de acordo com o produto e o marketing.
“O público pode esperar encontrar seus personagens favoritos, inclusive Jyn Erso, a quem Disney e Lucasfilm identificaram como tais, conta uma porta-voz da Target. Segundo ela, os papeis dos personagens em “Despertar da Força” foram expostos com cautela para não revelar a trama.
A Hasbro está colocando Jyn como parte central de sua linha de brinquedos. Ela será incluída na série “Go Rogue” e em múltiplos figurinos. O Walmart, que recentemente disse que o R2D2 era o brinquedo preferido das crianças, sediará eventos de Star Wars em algumas lojas nesse mês. A Toys “R” Us também irá sediar eventos, inclusive uma celebração à meia-noite de 30 de setembro, o dia em que o merchandising do filme começa a ser vendido com promoções exclusivas, para atrair as pessoas às lojas.
A Kohl’s, que já teve seu nome envolvido em um buzz por conta do viral da “Chewbacca Mom” no começo do ano, está oferecendo máscaras e outros produtos. Como nos anos anteriores, a franquia está viva e deve, mais uma vez, emplacar como um blockbuster na indústria varejista. Especialistas preveem que a marca deve atrair mais visitas a lojas físicas do que outros produtos, já que adultos e crianças irão conferir as vitrines e participar dos eventos. Isso pode ser positivo para as lojas que estão lutando para concorrer contra a gigante do e-commerce Amazon, por exemplo.
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