AI Mode: Google testa modelo de busca alimentado totalmente por IA
Ferramenta faz parte da atualização do Gemini 2.0 e acesso acontece através do Search Labs
AI Mode: Google testa modelo de busca alimentado totalmente por IA
BuscarAI Mode: Google testa modelo de busca alimentado totalmente por IA
BuscarFerramenta faz parte da atualização do Gemini 2.0 e acesso acontece através do Search Labs
Meio & Mensagem
7 de março de 2025 - 6h10
Google anuncia nova ferramenta com uso de inteligência artificial (Crédito: Mojahid Mottakin/Shutterstock)
O Google anuncia o lançamento do AI Mode ou Modo de IA, ferramenta em fase experimental que visa potencializar os resultados das pesquisas com inteligência artificial, criando uma página separada para fornecer respostas mais detalhadas sobre o tema principal. A ferramenta de IA é alimentada por uma versão personalizada do Gemini 2.0.
O visual da pesquisa do IA Mode é diferente da busca comum e usa uma página em branco para inserir links, tabelas, imagens e outras informações necessárias mais detalhadas.
Ele permite não apenas acessar informações da web, mas também consultar fontes em tempo real, como o Knowledge Graph (base de conhecimento do Google) e dados de compras de bilhões de produtos.
A ferramenta utiliza um método chamado “fan-out de consultas”, que emite várias pesquisas relacionadas simultaneamente em subtópicos e diferentes fontes de dados, reunindo os resultados para fornecer uma resposta clara e de fácil compreensão.
Para o futuro, há o desejo de tornar a ferramenta mais visual, incluindo mais imagens e vídeos em determinadas respostas.
Google lança AI Mode, com uso de inteligência artificial para ampliar resultados de pesquisas mais complexas (Créditos: Divulgação)
Apesar do modelo ter sido treinado para priorizar a factualidade e apresentar informações confiáveis, o Google reconhece que a IA ainda pode cometer erros.
O acesso por enquanto, é apenas para usuários do Google One AI Premium nos Estados Unidos. O acesso do recurso é através do Search Labs.
O Google também anunciou que a versão Gemini 2.0 foi implementado no AI Overviews ou Visões Gerais de IA, melhorando a capacidade da ferramenta em responder perguntas mais difíceis, como aquelas relacionadas à codificação, matemática avançada e consultas multimodais.
Os adolescentes podem usar a área sem a necessidade de fazer login para ter acesso. A ferramenta só está disponível nos EUA.
Compartilhe
Veja também
Revista Manchete volta com foco no lifestyle do Rio de Janeiro
Multiplataforma, publicação pretende distribuir conteúdo em canal do YouTube, site e redes sociais, além das edições impressas bimestrais
TV Cultura e YouTube se unem em projeto de bem-estar e segurança para jovens
Iniciativa reúne as empresas de mídia e líderes do setor de distribuição de conteúdo infantil e visa garantir conteúdo apropriado para crianças e adolescentes