BBC abre espaço para publicidade
Medida inédita tem como objetivo reduzir crise no World Service
Medida inédita tem como objetivo reduzir crise no World Service
Meio & Mensagem
5 de janeiro de 2012 - 3h24
* Por Rodrigo Manzano
Pela primeira vez na história, a BBC aprovou a criação de espaços publicitários em parte do conteúdo produzido pelo seu serviço mundial. A estratégia tem como objetivo minimizar os efeitos dos cortes efetuados no orçamento nos últimos anos. A decisão foi publicada hoje na ata da reunião do BBC Trust , realizada no dia 17 de novembro.
Segundo o documento, os planos incluem a exploração comercial do serviço de internet e de alguns programas de rádio. Os pilotos seriam realizados nos serviços em árabe, espanhol e russo. A proposta foi comunicada por Helen Boaden, diretora da BBC News Group ao Trust, que tem como missão fiscalizar e acompanhar o investimento público e estatal no grupo de comunicação.
A crise financeira pela qual passa o BBC World Service – que sofreu um corte/anual de £ 48 milhões – levou a uma redução de 600 empregos nos últimos anos e seu futuro preocupa a direção-geral da tradicional emissora britânica. Os cortes estão relacionados à crise financeira pela qual vem passando a Europa nos últimos anos, já que os serviços em idiomas estrangeiros são os únicos não financiados pela taxa paga pela população, mas pelo Foreign & Commonwealth Office, equivalente ao nosso ministério das relações exteriores. Atualmente, o World Service transmite em 27 idiomas conteúdos em rádio e internet.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King