Caboré: maioria dos indicados é de novatos
Dos 39 concorrentes, 22 disputam as cobiçadas corujas pela primeira vez
Dos 39 concorrentes, 22 disputam as cobiçadas corujas pela primeira vez
Alexandre Zaghi Lemos
28 de setembro de 2015 - 8h01
A lista de indicados ao 36º prêmio Caboré é heterogênea e representa a diversidade atual do mercado de comunicação, marketing e mídia. Há desde veteranos como a Rádio Itatiaia, tradicional marca mineira, há 63 anos no ar, até empresas recém-chegadas ao setor, como a plataforma de vídeos Vevo, que inaugurou seu escritório no Brasil em 2011.
Dos 39 concorrentes, 27 nunca ganharam o Caboré, sendo que 22 estão sendo indicados pela primeira vez. Em três categorias todos os indicados são novatos na lista: Profissional de Criação, Profissional de Atendimento e Profissional de Marketing. Além deles, nunca concorreram Abel Reis, Wieden + Kennedy, Debora Nitta, Flavio De Pauw, Rádio Itatiaia, JCDecaux, Vevo, Eduardo Becker, Roberto Nascimento, Ipiranga, Seara, NewContent e Stink.
Já foram indicados em edições passadas, mas nunca ganharam a coruja: Eduardo Lorenzi, Marcello Magalhães, Adrian Ferguson, Gustavo Gaion e Disney. Os outros 11 indicados já têm o troféu na estante, sendo que três deles venceram anteriormente em categorias diferentes das que disputam em 2015: Alberto Pecegueiro, premiado como Profissional de Veículo, e Luiz Fernando Musa, como Profissional de Atendimento, concorrem agora como Dirigentes; e Glen Valente, que tem uma coruja de Profissional de Marketing, disputa a de Profissional de Veículo (veja a lista completa de indicados de 2015 mais abaixo).
As gaiolas que simbolizam a indicação ao Caboré foram entregues na quinta e na sexta-feira da semana passada. Esse momento, que é sempre de muita alegria para quem recebe as gaiolas, ganhou um novo ingrediente neste ano: algumas entregas foram transmitidas em real time via Periscope. O repórter Alisson Fernandez e a equipe do Meio & Mensagem “invadiram” várias empresas para anunciar a indicação a 14 profissionais e empresas, enfrentando as mais diversas situações.
As 13 categorias do Caboré 2015 mantêm a mesma estrutura do ano passado, quando foram modificadas as duas destinadas a Veículos de Comunicação. Desde então, eles estão divididos entre Produtores de Conteúdo e Plataformas de Mídia — essa segunda área agrupa empresas que não têm na produção de conteúdo o seu foco principal (pelo menos neste momento) e faturam com comercialização de espaços publicitários e/ou venda de assinaturas.
O processo de escolha dos indicados começa com uma ampla consulta a líderes do mercado e é encerrado após diversas análises dos editores e diretores do Meio & Mensagem. Os vencedores são escolhidos em votação online aberta apenas a assinantes, que será realizada entre os dias 26 de outubro e 30 de novembro, com todo o processo auditado pela PricewaterhouseCoopers (só pode votar quem já era assinante em 21 de setembro, portanto antes da divulgação da lista de indicados). Os ganhadores serão anunciados na festa que acontecerá no dia 7 de dezembro, no Citibank Hall, em São Paulo. O Caboré 2015 é patrocinado por Globosat, Grupo RBS, Twitter e Infoglobo.
OS INDICADOS DE 2015
EMPRESÁRIO OU DIRIGENTE DA INDÚSTRIA DA COMUNICAÇÃO
• Abel Reis (Dentsu Aegis Network)
• Alberto Pecegueiro (Globosat)
• Luiz Fernando Musa (Ogilvy)
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO
• F/Nazca S&S
• Talent
• Wieden + Kennedy
PROFISSIONAL DE CRIAÇÃO
• Joanna Monteiro (FCB Brasil)
• Rafael Urenha (DPZ&T)
• Ricardo John (JWT)
PROFISSIONAL DE ATENDIMENTO
• Antonino Brandão (NBS)
• Cecília Cilento (Loducca)
• Celina Esteves (Africa)
PROFISSIONAL DE PLANEJAMENTO
• Debora Nitta (WMcCann)
• Eduardo Lorenzi (Publicis)
• Marcello Magalhães (Leo Burnett Tailor Made)
PROFISSIONAL DE MÍDIA
• Adrian Ferguson (DM9DDB)
• Flavio De Pauw (AlmapBBDO)
• Gustavo Gaion (Y&R)
VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO – PRODUTOR DE CONTEÚDO
• Disney
• Rádio Itatiaia
• TV Globo
VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO – PLATAFORMA DE MÍDIA
• Elemidia
• JCDecaux
• Vevo
PROFISSIONAL DE VEÍCULO
• Eduardo Becker (Globo.com)
• Glen Valente (SBT)
• Roberto “Naná” Nascimento (Discovery)
ANUNCIANTE
• Ipiranga
• Itaú
• Seara
PROFISSIONAL DE MARKETING
• Daniela Cachich (Heineken)
• Fernando Julianelli (Mitsubishi)
• Livia Marquez (TIM)
SERVIÇO DE MARKETING
• B/Ferraz
• Kantar Ibope Media
• NewContent
PRODUÇÃO
• Mixer
• O2 Filmes
• Stink
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King