Celina, do Globo, traz banco de fontes de mulheres
Inicialmente com mais de 100 nomes, Fale com Elas quer multiplicar a presença das vozes femininas na sociedade
Celina, do Globo, traz banco de fontes de mulheres
BuscarCelina, do Globo, traz banco de fontes de mulheres
BuscarInicialmente com mais de 100 nomes, Fale com Elas quer multiplicar a presença das vozes femininas na sociedade
Teresa Levin
7 de novembro de 2019 - 16h09
Com o objetivo de ampliar a presença de vozes femininas na sociedade, a plataforma Celina, do jornal O Globo, lançou o site Fale com Elas, um banco de fontes exclusivamente formado por mulheres. Gratuito, ele possibilita que pesquisadores, jornalistas, estudantes e outros interessados encontrem especialistas em diferentes áreas de conhecimento. A ideia se junta à proposta da plataforma de mulheres, gênero e diversidade do jornal lançada no dia 8 de março, aproveitando as discussões em torno do Dia Internacional da Mulher.
“Em muitas áreas, as fontes ainda são majoritariamente masculinas e acreditamos que é preciso mudar para que as mulheres sejam ouvidas. Muitas mulheres são referência em suas áreas, da cultura à ciência, da economia ao estudo da diversidade”, explicou Maria Fernanda Delmas, editora-executiva do Globo, em um comunicado.O catálogo do Fale com Elas reúne mais de 100 nomes de especialistas mulheres, entre elas advogadas, médicas, cientistas, psicólogas, professoras, youtubers, escritoras e executivas. Atualizado constantemente, ele traz indicações de jornalistas do Globo.
A plataforma Celina traz este nome em homenagem à professora potiguar Celina Guimarães Viana, primeira mulher a votar no Brasil, em 1928. Nela, são veiculados conteúdos sobre temas ligados às mulheres, mas também outras questões de gênero e diversidade. Além de integrar as diversas editorias do jornal O Globo, o material também é disponibilizado em um ambiente digital exclusivo do projeto. No jornal impresso, as reportagens que são publicadas e são parte da plataforma trazem o selo do projeto.
* Crédito da foto no topo: frimages/istock
Compartilhe
Veja também
IAB se manifesta e critica STF por votação do Marco Civil da Internet
Entidade diz que eventual mudança no Artigo 19, com a determinação da responsabilidade objetiva dos provedores de internet, seria prejudicial à publicidade digital
Os novos realities que a Endemol Shine pretende trazer ao Brasil
The Summit, Fortune Hotel e Deal or No Deal Island estão sendo negociados com players para estrear em solo brasileiro