ComScore lança métrica crossmedia
Audiência cruzada de dispositivos móveis e PCs, em navegadores e aplicativos, revela que audiência média de conteúdo digital cresceu 38% nos EUA em fevereiro
Audiência cruzada de dispositivos móveis e PCs, em navegadores e aplicativos, revela que audiência média de conteúdo digital cresceu 38% nos EUA em fevereiro
Igor Ribeiro
27 de abril de 2013 - 1h12
A ComScore lançou oficialmente nesta semana seu Media Metrix Multi-Platform, novo sistema de medição crossmedia que estava em teste desde novembro. A ferramenta, inicialmente desenvolvida para o mercado americano, combina métricas de audiência na web de páginas, vídeos, galerias e outros conteúdos através de browsers em desktop, aplicativos de PCs, smartphones e tablets. Segundo a empresa, é importante identificar diferentes tendências de audiência já que hoje, nos Estados Unidos, quase 40% do tráfego digital tem origem em dispositivos móveis.
Os primeiros impactos da nova métrica já puderam ser notados na variação de fevereiro em relação a janeiro. Apesar de analisar cerca de 300 mil “instituições digitais” – segundo nomenclatura da própria ComScore – o crescimento fica evidente nos dados cruzados de mobile e desktop de um grupo de cem marcas crossmedia. Empresas como Groupon, Zynga e Pandora viram sua audiência crescer cerca de 200% no período, segundo a ferramenta, especificamente 223%, 211% e 183%. Outras marcas de destaque foram Apple e Twitter, ambas com aumento de 54%; Yelp, com 51%; Weather Channel, 37%; eBay e About.com, ambos com 29%; Gannett, 32%; e Amazon, 27%.
Entre todo esse grupo de cem empresas com forte atividade crossmedia, o público cresceu em média de 38%, sendo que 19 deles tiveram especial audiência em smartphones e tablets (Android e iOS0), onde aumentaram 50%. Exceto por marcas que possuem aplicativos móveis em destaque, como o Pandora, o ranking dos principais sites permaneceu semelhante à contagem de tráfego em desktop. Os cinco melhores sites de crossmedia em fevereiro foram Google, Yahoo, Microsoft, Facebook e Amazon, os mesmos segundo a classificação padrão da Media Metrix de janeiro.
Por ora, a ComScore anunciou que continuará divulgando mensalmente somente as 50 maiores empresas de tráfego em PCs, mas deve publicar com regularidade informações multi-plataforma. O novo serviço verifica a audiência única, composição demográfica, engajamento, o desempenho entre key users e tendências comportamentais.
Compartilhe
Veja também
Os novos realities que a Endemol Shine pretende trazer ao Brasil
The Summit, Fortune Hotel e Deal or No Deal Island estão sendo negociados com players para estrear em solo brasileiro
CazéTV e Globo estreiam no Intercontinental de clubes com 8 marcas
Enquanto a Globo tem a Betano como patrocinadora, canal de Casimiro Miguel conta com Ademicon, Betano, Banco do Brasil, H2Bet, KTO, Ourocard Visa e Netflix