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Disney, Warner, DAZN: quem ainda disputa os direitos do Brasileirão?

Liga Forte União ainda negocia 4 jogos exclusivos de cada rodada da competição a partir de 2025; cinco players demonstram interesse e negociam


12 de setembro de 2024 - 6h02

disputa Brasileirão

(Crédito: Adobe Stock)

Atualizada às 15h42*

A lista de veículos e plataformas interessados em transmitir alguns dos jogos do Campeonato Brasileiro a partir de 2025 só aumenta. Atualmente, a Liga Forte União (LFU), que representa um grupo de clubes do futebol nacional, negocia com cinco diferentes players que desejam exibir a competição.

Fazem parte da LFU clubes como Atlético-GO, Athletico-PR, Botafogo, Corinthians, Criciúma, Cruzeiro, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Juventude e Vasco.

A LFU, portanto, negocia os direitos de transmissões dos jogos que tiverem esses times como mandantes.

As negociações indicam que o campeonato mais importante do País deve estar mais pulverizado do que nunca na mídia brasileira a partir do próximo ano.

A reportagem apurou que, ao todo, serão negociados seis jogos da LFU por rodada. Desse total, dois já estão fechados – embora os contratos ainda não tenham sido assinados.

A Live Mode, empresa responsável pela comercialização dos direitos de transmissão, acertou com Record, Google (YouTube) e Amazon (Prime Video) para as transmissões até o ano de 2027.

Record e YouTube terão os mesmos 38 jogos de cada temporada. As duas empresas abriram mão da exclusividade e exibirão, cada uma em sua janela de atuação, os mesmos jogos a cara rodada.

A Record já confirmou que transmitirá os jogos na TV aberta, no R7.com e no PlayPlus, enquanto o Google exibirá as partidas em sua plataforma de vídeo.

O Prime Video, que também acertou a negociação com a LFU, terá outro jogo exclusivo por rodada. A plataforma de streaming já tem o futebol nacional em seu cardápio desde 2021, quando passou a exibir a Copa do Brasil. O Brasileirão, portanto, ampliará a oferta de esportes na plataforma.

Warner, DAZN, Globo e Google ainda na disputa

Com dois dos seis jogos de cada rodada negociados, ainda restam 4 partidas na mesa da LFU, que tem despertado o interesse de players que desejam exibir os jogos em canais pagos ou no modelo pay-per-view.

De acordo com o apurado pela reportagem, atualmente estão negociando os jogos do Brasileirão a Warner Bros. Discovery, Disney+, DAZN, Globo e também o Google.

Diversos tipos de negociação estão sendo colocados à mesa. A Globo, por exemplo, quer levar os jogos para o Premiere, sua plataforma de pay-per-view, enquanto DAZN+ e Disney+ querem ter as partidas no streaming como trunfo para atrair mais assinantes.

A Warner Bros. Discovery poderia fazer com o Brasileirão o mesmo que faz com a Champions League, cujos jogos são exibidos no canal linear, o TNT Sports, e na plataforma Max.

Já o Google, mesmo tendo garantido a transmissão de 38 jogos por temporada no YouTube, tenta negociar outro pacote. A ideia da empresa, segundo informações apuradas, é oferecer ao público um pay-per-view de um jogo por rodada, aos moldes do que já faz nos Estados Unidos, com o NFL Sunday Ticket, que exibe o jogo de domingo da liga de futebol americano.

Ainda de acordo com apurações da reportagem, não está garantido que cada um dos quatro jogos da rodada ainda disponíveis será negociado com players diferentes. É possível, por exemplo, que um dos players fique com metade ou até mesmo com todos os jogos negociados. Pela estratégia da LFU, contudo, a expectativa é que a fragmentação seja intensa e que vários players realmente estejam com o futebol a partir do próximo ano.

Essa pulverização fica ainda maior se for considerado que toda essa negociação diz respeito somente a LFU, que representa cerca de metade dos times do Brasileirão. A outra parte, a Libra, já firmou acordo de exclusividade com a Globo em abril.

Por isso, até 2029, a Globo (TV aberta), bem como o sportv e Globoplay terão direitos de exibir os jogos que tiverem como mandantes Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Santos, Atlético Mineiro, Grêmio, Vitória, Bahia e Red Bull Bragantino.

*A primeira versão desse texto trazia a informação de que a Netflix estava entre os players que estão negociando os direitos de transmissão da LFU. A empresa, por meio de sua comunicação, entrou em contato com a reportagem afirmando que a informação não procede.

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