Empresas de tecnologia faturam, mas não lucram
Resultados do 2º trimestre mostram que companhias como Twitter, Linkedin, Yahoo e Microsoft ainda não encontraram a melhor forma de fechar no azul
Empresas de tecnologia faturam, mas não lucram
BuscarEmpresas de tecnologia faturam, mas não lucram
BuscarResultados do 2º trimestre mostram que companhias como Twitter, Linkedin, Yahoo e Microsoft ainda não encontraram a melhor forma de fechar no azul
Meio & Mensagem
31 de julho de 2015 - 8h00
A temporada de balanços do segundo trimestre, protagonizada por grandes empresas de tecnologia, chegou ao fim. Os resultados de Twitter e Linkedin mostram um ponto em comum entre as plataformas sociais: as receitas sobem e os prejuízos também. A maior perda foi do Twitter, entre abril e junho, a empresa fechou o balanço negativo em US$ 136,7 milhões, um pouco menos que os US$ 144,6 milhões perdidos no segundo trimestre do ano passado. Já o faturamento subiu 61% para US$ 502,4 milhões.
O Linkedin, que anunciou seus resultados na noite desta quinta-feira 30, reportou perdas de US$ 67,7 milhões, ante um prejuízo de US$ 1 milhão no mesmo período do ano passado, um salto relevante. A receita da empresa, entretanto, avançou 33% chegando a US$ 711,7 milhões. O Facebook, apesar de ter fechado o ano no azul, teve uma redução no seu lucro que foi de US$ 791 milhões ante os US$ 719 milhões em 2014. Já a receita deu um salto de 39% para US$ 4,04 bilhões.
Na semana passada, outras três grandes empresas de tecnologia divulgaram seus resultados. A Microsoft acumulou prejuízo de US$ 3,2 bilhões entre abril e junho. O principal motivo foi a compra da Nokia, em setembro de 2013, que, além de trazer baixas contábeis relevantes foi responsável por uma demissão de 7.800 funcionários. Tirando o negócio, a Microsoft teve uma receita de US$ 22 bilhões no segundo trimestre, queda de 4,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O Yahoo também fechou o segundo trimestre no vermelho. A empresa teve um prejuízo de US$ 21,6 milhões. No mesmo período do ano anterior, a companhia tinha apresentado lucro de US$ 269,7 milhões. As perdas estão relacionadas a maiores gastos com estratégias para atrair internautas e competir com Google e Facebook. A receita da empresa ficou estável em US$ 1,04 bilhão. Já o Google, superou o mercado com um lucro líquido de US$ 3,93 bilhões, ante US$ 3,35 bilhões no ano passado. A receita subiu 11% para US$ 17,73 bilhões.
Com pequenas variações nos resultados, todas essas empresas apresentam os mesmos desafios, ampliar seus ganhos com publicidade e aumentar a base de usuários cada vez mais dispersos com a concorrência de tantas tecnologias.
Facebook
Receita: US$ 4,04 bilhões +39%
Lucro: US$ 719 milhões
Twitter
Receita: US$ 502,4 milhões + 61%
Prejuízo: US$ 136,7 milhões
Linkedin
Receita: US$ 711,7 milhões +33%
Prejuízo: US$ 67,7 milhões
Yahoo
Receita: US$ 1,04 bilhão
Prejuízo: US$ 21,6 milhões
Microsoft
Receita: US$ 22 bilhões
Prejuízo: US$ 3,2 bilhões
Apple
Receita: US$ 49,6 bilhões + 32,5%
Lucro: US$ 10,6 bilhões
Compartilhe
Veja também
IAB se manifesta e critica STF por votação do Marco Civil da Internet
Entidade diz que eventual mudança no Artigo 19, com a determinação da responsabilidade objetiva dos provedores de internet, seria prejudicial à publicidade digital
Os novos realities que a Endemol Shine pretende trazer ao Brasil
The Summit, Fortune Hotel e Deal or No Deal Island estão sendo negociados com players para estrear em solo brasileiro