Mídia

Facebook se desculpa por falta de comunicação

Experimento envolvendo cerca de 700 mil usuários desavisados criou polêmica sobre uso de dados da rede social

i 2 de julho de 2014 - 1h05

Após a grande polêmica envolvendo um experimento sigiloso do Facebook com 700 mil usuários, Sheryl Sandberg admitiu que a pesquisa foi “pobremente” informada. “Por essa comunicação, nós nos desculpamos. Nunca quisemos chatear ninguém”, disse a chief operating officer em Nova Délhi, segundo do Wall Street Journal.

“Era parte de uma pesquisa que companhias geralmente fazem para testar diferentes produtos, e só isso, mas foi pobremente comunicada”, afirmou Sheryl, que passou pela Índia para se reunir com empreendedores e mulheres de negócios locais.

O referido experimento aconteceu em janeiro de 2012, quando pesquisadores de dados do Facebook engatilharam um algoritmo para determinar se a quantidade de posts negativos ou positivos nos news feeds de usuários tinha influência sobre os respectivos humores. O resultado foi publicado em março numa edição da revista acadêmica Proceedings of National Academy of Sciences e acabou gerando questionamentos éticos sobre o uso de dados e de informações de usuários sem plena comunicação da experiência em curso.

wraps