Google evita humilhação do Brasil em Trends
Ferramenta que mostra principais tendências de buscas filtrou palavras como ?vergonha?
Ferramenta que mostra principais tendências de buscas filtrou palavras como ?vergonha?
Meio & Mensagem
16 de julho de 2014 - 11h03
Uma unidade do Google em São Francisco, na Califórnia, traduziu os resultados de buscas sobre a derrota brasileira para a Alemanha num viés mais positivo para a ferramenta Trends. Palavras como “humilhação” ou “vergonha” não foram listados nos resultados do serviço no dia 8 de julho, quando o Brasil perdeu por sete a um.
A ferramenta Google Trends faz uma leitura dos resultados de busca na internet e os apresenta de forma mais inteligível, com infográficos, números e animações. O Google criou uma área especial sobre as tendências relacionadas à Copa do Mundo durante a realização do evento.
Mas segundo a Folha de S.Paulo, uma equipe experimental do Google, reunindo cientistas, tradutores e redatores, fez uma leitura mais otimista dos resultados do dia 8 para tornar o Google Trends menos negativa. Tessa Hewson, redatora da multinacional tecnológica, confirmou à rádio NPR que eles decidiram “esperar até surgir uma tendência mais positiva”. Outro redator, Sam Clohesy, justificou à NPR que “não valia a pena jogar sal nas feridas” e que o tom pessimista sobre a derrota brasileira teria pouco alcance nas mídias sociais.
No mesmo dia, o Google alemão bateu recordes de pesquisas sobre era o maior número de gols já aplicado em uma partida do Mundial da Fifa. Esses resultados geraram, porém, conteúdo no Google Trends.
Nessa terça-feira, 16, o Google divulgou oficialmente um balanço sobre a Copa do Mundo. Parte dos resultados apresentados têm origem no Google Trends.
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