Google adiciona novos recursos de IA para anunciantes

Buscar

Google adiciona novos recursos de IA para anunciantes

Buscar
Publicidade

Mídia

Google adiciona novos recursos de IA para anunciantes

Big tech possibilita criação de imagens e vídeos com IA e expande formatos de informação e anúncios nos resultados da buscas publicitários para busca


21 de maio de 2024 - 13h00

Nesta terça-feira, 21, o Google realizou o evento Google Marketing Live, onde apresentou os principais lançamentos da empresa para a área de Ads. Nos diversos produtos divulgados, a inteligência artificial ganhou destaque. Segundo o Google, a tecnologia vai ajudar anunciantes a desenvolver peças criativas e na recomendação dos anúncios ao consumidor.

retrospectiva google

Google quer tornar anúncios mais dinâmicos e interessantes para o consumidor (Crédito: Thaspol/AdobeStock)

Performance Max e Product Studios criam campanhas com IA

Anteriormente, o Google já havia adicionado a IA em ferramentas proprietárias, como o Performance Max, para auxiliar oas marcas a produzirem peças para seus anúncios digitais. Agora, os anunciantes podem colocar diretrizes de cor, fonte e imagens para a criação de campanhas mais compatíveis à identidade visual da marca. Além disso, o anunciante poderá editar as imagens criadas, seja adicionando objetos, removendo ou recortando a imagem para o formato que busca.

A partir dos insights obtidos na troca com os anunciantes, o Google irá sugerir novas imagens em outros cenários e com outros elementos.

Já o Product Studio começa a oferecer vídeos criados a partir do upload de uma foto. Ou seja, os anunciantes podem animar elementos de imagens ou produtos estáticos. Na plataforma, também será possível fazer o upload de imagens semelhantes a identidade visual da marca e adicionar um prompt para que o Product Studio crie conteúdo para a campanha.

Shopping ganha novos formatos de anúncios

Para facilitar a visualização dos produtos que aparecem na aba Shopping da ferramenta de buscas, o Google adiciona um provador visual e anúncios em 3D que mostram como o produto fica em cada tipo de corpo e como o produto é a partir de um vídeo 360º. Segundo a empresa, os próprios anunciantes podem publicar vídeos do produto para que os usuários compreendam como o produto funciona.

A inteligência artificial do Google também irá auxiliar na experiência de compra quano usuários cederem mais detalhes sobre o que precisam, seja via texto, fotos e orçamento. Assim, o Google irá recomendar produtos ou serviços mais adequados à demanda do consumidor.

Busca terá perfil de marcas

Segundo o Google, cerca de 40% das buscas por produtos ou serviços mencionam uma marca ou varejista. Assim,  empresa acredita que os consumidores desejam saber mais sobre a marca ao pesquisar algo mencionando seu nome. Por isso, a empresa irá adicionar perfis de marcas na busca, que incluirão dados sobre a empresa, como imagens e vídeos de produtos, avaliação de clientes, promoções, políticas de envio, entre outros detalhes.

O Google irá usar as informações providenciada pela marca nas plataformas da empresa. O perfil da marca irá aparecer no resultado da busca e do Maps.

A empresa também busca tornar os anúncios mais contextualizados nos resultados da busca. Conforme Sashi Thakur, VP de Search Ads, os anúncios estarão mais integrados aos resultados da busca e trarão mais dados ao consumidor com informações geradas por IA, como resumos, links  úteis, entre outros.

Google Ads Data e YouTube Shorts

O Google também anunciou que oferecerá um resumo das informações que o usuário buscar no topo dos resultados da busca. Esse resumo será feito com IA e incluirá links que referenciam a inormação. Em breve, a empresa irá adicionar formatos de anúncios no resumo, incluindo uma sessão de publicações patrocinadas.

Além disso, a empresa disponibilizou globalmente a plataforma Google Ads Data Manager, onde o anunciante pode cadastrar dados primários para analisar, ativar e gerar insights. O Google ainda anunciou que expande os formatos de anúncios no YouTube Shorts que, agora, incluirá formatos verticais, adesivos e anumados.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Como os brasileiros utilizam as redes sociais?

    Como os brasileiros utilizam as redes sociais?

    Levantamento da Brain investigou hábitos de consumo de redes sociais entre diversas faixas etárias; WhatsApp é o app líder entre todas as gerações

  • Paramount+ segue os demais streamings e reajusta preço no Brasil

    Paramount+ segue os demais streamings e reajusta preço no Brasil

    Após ter aumentado assinatura no mercado norte-americano, plataforma também terá novos valores no País a partir de setembro