Governo antecipa fim da TV analógica
Grandes centros urbanos começarão a desligar em 2015; Paulo Bernardo comentou possibilidade de subsidiar venda de aparelhos digitais
Grandes centros urbanos começarão a desligar em 2015; Paulo Bernardo comentou possibilidade de subsidiar venda de aparelhos digitais
Meio & Mensagem
12 de junho de 2013 - 1h09
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, anunciou nessa terça-feira 11 o novo cronograma para desligamento do sinal de TV analógico no Brasil. O prazo inicial foi adiantado para 2015, a partir de Brasília (março), São Paulo (abril) e Rio de Janeiro (maio), se expandindo para todas as regiões, e finalizando em 2018. Antes, estava previsto o encerramento integral em 2016.
A decisão acelera a liberação da faixa de 700 megahertz para o uso de 4G em grandes áreas urbanas – as operadoras aguardam a realização de leilão de licenças ainda em 2014. A ideia é que o novo cronograma resolva o problema de sinal congestionado nas cidades mais populosas em curto prazo, enquanto áreas menos urbanas e rurais ganham fôlego para se preparar – muitas ainda têm estrutura de telecomunicações precária.
Segundo Bernardo, a medida também ajuda os fabricantes a se adequarem ao aumento da demanda por televisores e conversores. “Se fosse em uma só data o desligamento analógico, isso daria uma demanda de 30 a 35 milhões de aparelhos em um semestre”, disse o ministro. “A nossa média de vendas é de 15 milhões por ano. Poderia faltar equipamento e aumentar preço. A flexibilização do prazo facilita que a indústria se prepare.” Ele também comentou que o governo estuda um subsídio à aquisição de aparelhos digitais, vinculado à venda de eletrodomésticos aos mutuários do programa Minha Casa, Minha Vida.
O governo ainda garantiu que vai viabilizar a migração de emissoras AM para a faixa FM e trabalhará para a regularização de rádios e retransmissoras, descomplicando o processo de liberação de licenças. As medidas e a nova regulamentação aguardam decreto presidencial, que deverá ser assinado nos próximos dias.
Compartilhe
Veja também
Os novos realities que a Endemol Shine pretende trazer ao Brasil
The Summit, Fortune Hotel e Deal or No Deal Island estão sendo negociados com players para estrear em solo brasileiro
CazéTV e Globo estreiam no Intercontinental de clubes com 8 marcas
Enquanto a Globo tem a Betano como patrocinadora, canal de Casimiro Miguel conta com Ademicon, Betano, Banco do Brasil, H2Bet, KTO, Ourocard Visa e Netflix