Ibope: só o SBT cresce em 2011
Apesar disso, queda das demais emissoras é pequena em comparação com o ano anterior: Record segue na vice-liderança enquanto a Globo cresce no horário nobre
Apesar disso, queda das demais emissoras é pequena em comparação com o ano anterior: Record segue na vice-liderança enquanto a Globo cresce no horário nobre
Bárbara Sacchitiello
4 de janeiro de 2012 - 3h19
* Atualizada em 05 de janeiro, às 18h39
A posição das emissoras de TV aberta no ranking de audiência nacional não mudou. Apesar disso, somente o SBT pôde, de fato, encerrar o ano de 2011 com bons motivos para comemorar. De acordo com o consolidado anual do Ibope referente a audiência da Grande São Paulo, a emissora de Sílvio Santos – que completou 30 anos em meados de 2011 – encerrou o ano com um crescimento de 6% em sua média de audiência geral.
Considerando a média entre as 6h e 24h (chamada de média geral pelo Ibope) o SBT conseguiu subir dos 5,3 pontos registrados em 2010 para 5,6, permanecendo no terceiro lugar do ranking nacional. Embora seja um acréscimo modesto, ele é significativo quando considerado que todas as concorrentes caíram ligeiramente – com exceção da Band que, numericamente, manteve-se no mesmo patamar.
Segundo o Ibope, a Globo continua liderando a audiência televisiva, com uma média geral de 15,7 pontos – 1% menor do que o registrado em 2010, quando marcou 15,9 pontos. A Record permanece isolada na vice-liderança, com uma média de 6,9 pontos. Em 2010, a segunda colocada marcava 7 pontos.
A quarta colocada, após o SBT, continua sendo a Band, que manteve a média de 2,4 pontos no Ibope, com a variação negativa de apenas alguns décimos. Em quinto lugar ficou a RedeTV, que baixou um pouco sua média de 1,5 ponto registrada em 2010 para 1,4 no ano passado.
24 horas
Considerando a audiência de todo o dia (24 horas) – o que, diferentemente da contagem anterior, também inclui o período da madrugada – o crescimento do SBT foi ainda maior. A emissora passou de 4,8 pontos para 5,1, o que configura uma expansão de 7%. Por essa média de 24 horas, a Band também apresenta um ligeiro crescimento, passando de 2 para 2,1 pontos.
Também nas 24 horas do dia, Globo e Record apresentam uma ligeira queda nos números. A emissora líder passou dos 13,5 pontos registrados em 2010 para 13,4. Já a Record, reduziu sua pontuação no Ibope dos 6 para 5,9 pontos. Pelo critério de arredondamento matemático, a RedeTV manteve-se com 1,2 pontos, embora tenha caído uma casa decimal.
Horário nobre e manhã
Na faixa a partir das 18h – aquela que recebe o maior e os mais altos volumes de investimentos publicitários – o Ibope registrou números similares aos do ano anterior, com destaque para um ligeiro crescimento de Globo e do SBT. A primeira colocada no ranking conseguiu subir dos 26,1 para 26,6 pontos em 2011. Parte dessa expansão é atribuída à ótima audiência da novela Fina Estampa, que alavancou os índices da faixa das 21 horas.
O SBT também cresceu na faixa nobre. A emissora subiu dos 5,7 pontos que tinha em 2010 para 6,1 no ano passado. A Record viu sua audiência encolher um pouco nessa faixa, passando de 10,1 para 9,4 pontos. A Band manteve seus 3,6 pontos enquanto a RedeTV caiu de 2,9 para 2,5.
Já no período da manhã, todas as emissoras tiveram um bom crescimento, com exceção da Globo (que caiu de 7,7 para 7,2 pontos) e da Band (que reduziu o Ibope de 1 para 0,9 ponto). O SBT cresceu de 4,3 para 4,5; a Record subiu de 4,9 para 5 e a RedeTV manteve-se com 0,5.
Casas decimais e Inter-Meios
Em termos gerais, porém, o quadro das emissoras nacionais praticamente não se alterou. Para qualquer avaliação de audiência ou elaboração de planos de mídia (no caso do mercado publicitário), os números da TV são arredondados seguindo os critérios matemáticos. Então, como, numericamente, os acréscimos e quedas são pequenos, a posição das emissoras e seus dados de audiência praticamente se igualam aos do ano de 2010.
Apesar da aparente queda dos números de audiência, a TV Aberta nacional ainda é soberana na concentração das verbas de publicidade no País. De acordo com os mais recentes dados do Projeto Inter-Meios (que avaliam o andamento do mercado entre janeiro e outubro de 2011), a TV Aberta é dona de 63,5% de todo o dinheiro investido na publicidade do País. No período avaliado, o faturamento do meio TV cresceu mais de 8% em relação a 2010. movimentando uma quantia de R$ 14,4 bilhões.
Confira os números de audiência de 2011, segundo o Ibope
Média geral (entre 6h e 24h):
Globo: 15,7
Record: 6,9
SBT: 5,6
Band: 2,4
RedeTV: 1,4
24 Horas
Globo: 13,4
Record: 5,9
SBT: 5,1
Band: 2,1
RedeTV: 1,2
Share (participação de mercado, na média geral):
Globo: 38%
Record: 17%
SBT: 13%
Band: 6%
RedeTV: 3%
Compartilhe
Veja também
Paulistão Feminino na Cazé TV estreia no Youtube com 7 cotas vendidas
Casas Bahia, Claro, Hypera, Mcdonalds (com Ifood), Pagbank, Stellantis e Unilever, pelas marcas Clear e Rexona, estarão presentes nas transmissões
Tiago Leifert será âncora dos conteúdos esportivos na Eletromidia
Jornalista e narrador do SBT participará da veiculação de notícias e informações sobre jogos e campeonatos, em projeto patrocinado pela Maturatta