Investimentos em propaganda crescem
O GroupM prevê em relatório crescimento de 4,5%, atingindo marca do período antes da crise global
O GroupM prevê em relatório crescimento de 4,5%, atingindo marca do período antes da crise global
Meio & Mensagem
15 de agosto de 2014 - 6h38
De acordo com previsão feita pelo GroupM o investimento global com propaganda pode chegar até US$ 534 bilhões em 2014, o que representa crescimento de 4,5% em comparação a 2013. Além disso, a empresa prevê que os investimentos em 2015 vão crescer ainda 5%, atingindo US$ 560 bilhões, ultrapassando a marca do período pré-crise, em 2007 e 2008.
Apenas nos Estados Unidos os investimentos devem crescer 3,4% nesse ano e 4,2% em 2015, atingindo US$ 168,3 bilhões. Países como China, Nigéria, Quênia e Vietnam têm contribuições consideráveis para o número.
De acordo com o editor do relatório do GroupM, Adam Smith, apesar da desaceleração econômica da China, o seu mercado consumidor continua crescendo e há um grande investimento em propaganda digital para atingir esse público.
Já no Europa Ocidental é diferente. 73% da região está na zona do Euro, que continua em crise. Por conta disso, os investimentos em propaganda da região estão 20% abaixo do pico de 2007. A situação está ainda pior na Grécia, Irlanda, Espanha, Itália e Portugal, que se encontram 47% abaixo. A Europa costumava ser a região a mais investir em propaganda.
Em termos de investimentos em propaganda, o sudeste também está enfrentando problemas. Países como Indonésia, Malásia, Tailândia, Filipinas, Cingapura e Vietnam enfrentam dificuldades tanto políticas quanto econômicas, o que reduziu o volume de investimentos.
Brasil, Índia e Rússia continuam entre os mercados que mais investem em propaganda. O relatório do GroupM ressalta que, apesar de uma redução de 10% para 6% nos investimentos Russos, não há riscos para o país.
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