Monitor revela queda de 0,9% em 2015
Valor leva em consideração a inflação do período sobre o montante de R$ 132 bilhões investidos em mídia
Valor leva em consideração a inflação do período sobre o montante de R$ 132 bilhões investidos em mídia
Meio & Mensagem
25 de fevereiro de 2016 - 5h52
O Kantar Ibope Media divulgou nesta semana números do Monitor Evolution sobre os investimentos em publicidade no Brasil no ano passado. Foram cerca de R$ 132 bilhões, crescimento de 9% em relação a 2014. Descontada a inflação do período, o setor teve retração de 0,9% em 2015.
A TV (aberta e paga) continua concentrando a maior participação do bolo publicitário, com 69,6% do volume total de investimentos, seguida por o jornal e display digital. Desde o ano passado, o instituto reformulou a metodologia de quantificação da publicidade online, passando a considerar links patrocinados em search – toda a participação de formatos digitais compõe 8% do investimento em mídia (veja a tabela abaixo).
O Ibope Monitor considera os valores de tabela cheia divulgados pelos veículos, sem os descontos normalmente negociados por anunciantes e agências, o que resulta em valores absolutos fora da realidade. Entretanto, como usa a mesma metodologia para todos os seus rankings de anunciantes e agências, é uma das referências usadas pelo mercado.
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