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Mídia

Oculus mostra navegador para realidade virtual

Facebook indica possíveis formatos publicitários em VR, como product placement programático


7 de outubro de 2016 - 8h58

Por Garett Sloane, do Advertising Age

Profissionais de marketing já estão mergulhando no Carmel, o navegador de realidade virtual para o Oculus anunciado pelo Facebook nessa quinta-feira, 6. A Ford, por exemplo, desenvolveu narrativas em VR e 360° que leva o público para dentro de provas de corrida famosas. É o tipo de narrativa que muitas marcas tem apostado para entrar no mundo VR.

 

Um dos ambientes de navegação do Carmel (Crédito: Reprodução)

Um dos ambientes de navegação do Carmel (Crédito: Reprodução)

“Definitivamente, as marcas estão pensando em realidade virtual e realidade aumentada”, disse Noah Mallin, head de social da MEC North America. “Mark Zuckerberg deixou bem claro que essa é uma prioridade para o Facebook – logo, nós temos que ver com seriedade.” O Facebook tem realizado eventos para o Oculus anualmente desde que o comprou, em 2014, por US$ 2 bilhões. O dispositivo chegou às lojas americanas neste ano, por US$ 600.

No evento dessa quinta, o CEO do Facebook apresentou alguns dos novos softwares para o Oculus. Ao anunciar o navegador, isso significa que desenvolvedores e marcas também podem construir sites para os dispositivos, e não só aplicativos que exigem downloads. É um dos avanços que esperavam para tonar a tecnologia mais acessível. Veja a seguir o que profissionais de propaganda precisam saber sobre o futuro do VR, conforme mostrado no evento do Facebook:

oculus-rift-consumer.jpgNas lojas
Dispositivos como o Oculus ou o Daydream View, recentemente anunciado pelo Google, poderão propiciar que as pessoas passeiem entre as gôndolas das lojas por meio de VR como o Carmel. “Uma grande rede pode alavancar seu e-commerce”, disse Mallin. “Poderia recriar a experiência de estar dentro da loja como se estivesse comprando lá, mas é tudo virtual.” Em vez de desenvolverem aplicativos, há agora a oportunidade de desenvolver com as ferramentas do navegador ambientes imersivos.

Burning Man virtual
O Facebook também está criando um local de encontro social em VR. Ali, usuários poderão criar avatares e disputar uma partida de xadrez, por exemplo. Por ora, as sessões de encontro virtuais comportam até oito pessoas, mas deverá ficar mais interessante quando mais usuários puderem participar. “Uma marca poderia fazer uma conferência em realidade virtual”, disse Mallin. “É uma forma de os consumidores participarem de uma experiência de marca envoltos a própria experiência.”

Jogo com product placement
Já há um milhão de pessoas envolvidas em realidade virtual, e muitas delas são gamers, os primeiros a adotarem. O Facebook mostrou diversos jogos de estúdios, desenvolvidos para a plataforma.

Mallin afirmou que há esforços entre as empresas de ad tech para padronizar formatos que poderiam ser direcionados nesses ambientes, jogos ou não. Marcas querem, por sua vez, querem descobrir como colocar seus produtos no cenário. Poderão ser desenvolvidas tecnologias que realizarão product placement de forma automatizada, colocando uma bebida dentro do jogo, por exemplo.

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