Patrocinadores do BBB 23: veja quem são e quanto custam as cotas
Edição conseguiu alcançar o recorde de 35 diferentes marcas: veja quem são e os valores pagos pelos patrocinadores
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Bárbara Sacchitiello
26 de setembro de 2022 - 6h01
Atualizada em 15/3, às 12h52
A 23ª edição do Big Brother Brasil, que estreou no dia 16 de janeiro, rendeu um faturamento recorde para a Globo. O BBB 23 se tornou a edição do reality show com melhor desempenho comercial da história do programa.
Ao todo, 35 diferentes marcas participam do BBB 23, em diferentes categorias de patrocínio.
Boa parte dessas negociações de patrocínio no Big Brother Brasil tiveram início em setembro do ano passado, quando a Globo fechou acordo com 11 anunciantes, que exibiriam suas marcas ao longo do reality.
Com o passar do tempo, outras marcas patrocinadoras entraram no BBB 23, fazendo com que o programa já entrasse no ar com o melhor desempenho comercial da história.
De acordo com a diretora de negócios integrados em publicidade da Globo, Manzar Feres, antes mesmo da estreia não havia mais espaços disponíveis para novas marcas aparecerem no BBB.
O BBB 23 conseguiu alcançar o recorde de 35 diferentes marcas patrocinadoras, que estão presentes nas vinhetas de apresentação do programa e também nas provas, festas e outras dinâmicas realizadas com os participantes do programa.
Assim como faz todos os anos, a Globo elaborou um plano comercial robusto para os patrocinadores no Big Brother Brasil, com diferentes opções de exposição para as marcas.
Cada uma dessas cotas dá direito às marcas que patrocinam o BBB a uma exposição diferente no ambiente da casa e permite, também, que as empresas trabalhem o reality show em suas estratégias de comunicação.
Veja, abaixo, as cotas principais de patrocínio do BBB 23 e o que elas oferecem aos seus patrocinadores.
A cota Big é a mais valiosa categoria de patrocinadores do BBB e, portanto, permite aos anunciantes maior tempo de exposição nas provas e dinâmicas da casa.
As três cotistas Big já realizaram, neste ano, provas de liderança na casa, além de outras dinâmicas, como a Prova do Anjo, além de festas.
Dessas três patrocinadoras da categoria Big, a Seara era a única marca que já havia participado do BBB. Porém, apenas neste ano a marca de alimentos adquiriu a cota principal.
A Seara já promoveu provas de resistência nesta edição, valendo a liderança, em que aproveitou para mostrar seus produtos aos brothers, como a nova linha de congelados Frango de Padaria.
Já a Stone faz sua primeira participação no BBB. A marca de serviços financeiros também já protagonizou uma prova de liderança e vem aproveitando o BBB 23 para exibir duas de suas marcas: Stone e Ton.
Além disso, a Stone tem um destaque semanal importante entre as marcas que patrocinam o BBB. A cada semana, a marca aumenta a premiação final, que será destinada ao vencedor, com base nos palpites dados pelos próprios participantes a respeito do eliminado da semana.
Cada vez que alguém deixa a casa, a Stone informa aos brothers sobre o valor atualizado do prêmio, com o jingle “Bota pra girar no modo Stone”, que já se tornou conhecido entre os espectadores do programa.
O Mercado Livre foi uma das últimas marcas a entrar no BBB 23. A patrocinadora ingressou no reality às vésperas da estreia do reality, em janeiro, após a saída da Americanas, que era patrocinadora do programa, mas desistiu do projeto por conta da descoberta de uma crise contábil.
O Mercado Livre já realizou provas na casa e também promoveu uma festa, na qual levou o DJ Pedro Sampaio para tocar na casa. A marca vem aproveitando o BBB para divulgar seus serviços de entrega e a diversidade de produtos.
As cotas Camarote são a segunda categoria de patrocinadores do BBB 23 e permitem às marcas, também, exposição ao longo do confinamento, seja pelas vinhetas da atração ou até mesmo pela exibição de produtos na casa.
Todos os patrocinadores da categoria Camarote são citados nas vinhetas que anunciam o BBB 23, na grade da Globo.
Alguns deles também já protagonizaram algumas provas e dinâmicas da casa, como a Amstel. A marca de cerveja já realizou uma Prova do Anjo e também convidou os brothers a conhecerem a composição da bebida em uma dinâmica.
A Downy está presente na casa semanalmente na dinâmica da liderança. A marca de amaciantes de roupas perfuma o quarto do líder e confere a ele, a cada semana, um prêmio de um ano de produtos gratuitos, que pode ser entregue a um dos brothers da casa.
Já a Pantene equipou a casa com seus produtos para cabelos. Além disso, a marca da P&G também promoveu uma festa para os participantes, que teve a participação da cantora Gloria Groove.
O TikTok já havia participado do BBB em 2021 e 2022, mas é a primeira vez que a rede social ingressa no reality como patrocinadora.
A plataforma já realizou provas na atual temporada e, a cada semana, exibe, na edição do programa, um compilado de vídeos enviado pelos espectadores, sobre o BBB.
O Esportes da Sorte foi a última marca a ingressar como patrocinadora. A plataforma de apostas ingressou no BBB um mês depois da estreia da temporada 2023 e aparece nas vinhetas da atração na tela da Globo.
A terceira categoria comercial de patrocinadores doo BBB 23 é a cota Brother. A participação permite ao patrocinador a aparição em alguma dinâmica e ação na casa, mas sem a mesma visibilidade dos cotistas Big e Camarote.
Todos os cotistas Brother já estiveram entre as marcas que patrocinam o BBB em edições anteriores do reality.
Neste ano, algumas dessas marcas já apareceram na casa.
O McDonald’s já levou alguns novos sanduíches de seu cardápio para os participantes da casa.
O QuintoAndar promoveu uma dinâmica para divulgar seu farejador de imóveis, enquanto a Hypera Pharma promoveu uma prova bate-e-volta com o Engov, um de seus produtos.
O BBB 23, como em todos os anos, também tem a cota Supermercado, para a marca patrocinadora que fica responsável por abastecer a geladeira da casa.
Neste ano, o Carrefour adquiriu a cota Supermercado do BBB. A cada semana, a marca aparece na edição no dia de compras dos participantes, com a divulgação de seu aplicativo.
Nas edições anteriores, a cota de Supermercado do BBB havia sido adquirida pela Americanas.
Neste ano, pela primeira vez, a Globo abriu duas cotas para o top de 5 segundos, a contagem regressiva que antecede o início de cada edição diária.
Em dias alternados, aparecem no top de 5 segundos do BBB 23 a Chevrolet e o aplicativo Zé Delivery.
A Chevrolet faz sua estreia no BBB e, além do top de 5 segundos, também adquiriu a cota automotiva da atração. Com isso, a marca já realizou provas de liderança e outras dinâmicas da casa.
Nesta edição, a Chevrolet foi a marca patrocinadora do Quarto Branco, dinâmica tradicional do BBB que, desta vez, foi realizada em um carro branco, para divulgar o novo modelo da fabricante.
O Zé Delivery também participa do BBB 23 pela primeira vez. A marca já promoveu uma das provas do Anjo desta temporada.
Além desses patrocinadores, o BBB 23 também abre espaço para o que o mercado publicitário chama de cotas avulsas.
Esses anunciantes investem para aparecer no reality de forma pontual, com a exposição de algum produto ou alguma ação específica.
Neste ano, os patrocinadores avulsos do BBB 23 são:
Já há alguns anos, o BBB se tornou um dos produtos comerciais de maior faturamento da Globo.
Para aparecer na atração, as marcas patrocinadoras fazem expressivos investimentos, que dão direito a maior ou menor exposição, conforme o valor investido.
Para o BBB 23, considerando apenas os preços das cotas principais de patrocínio – Big, Camarote e Brother – o BBB pode ter rendido à Globo um faturamento de R$ 794 milhões.
Este valor é correspondente à soma dos preços de todas as cotas de patrocínio principais comercializadas para o BBB 23, de acordo com o plano comercial do programa, a que a reportagem de Meio & Mensagem teve acesso.
Veja, abaixo, o valor de cada uma delas:
O faturamento obtido pelo BBB 23, contudo, deve ser bem maior, já que esse valor de R$ 794 milhões corresponde apenas à soma dos investimentos desses cotistas principais.
Se forem considerados os investimentos das demais marcas patrocinadoras, com as inserções e ações na casa, esse valor poderá ser dobrado até o término da atual temporada.
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