Silvio Santos, IA e discursos: o lançamento do SBT News
Evento reuniu líderes das esferas federal, estadual e municipal, além do STF, e usou inteligência artificial para levar mensagem do fundador do SBT

Projeção, feita com inteligência artificial, apresentou aos convidados um “discurso” de Silvio Santos sobre o novo canal (Crédito: Reprodução)
De todos os temas que foram abordados durante a cerimônia de lançamento do SBT News, ocorrida no início da noite dessa sexta-feira, 12, na sede do SBT, em Osasco, na Grande São Paulo, o mais esforçado foi a data escolhida para o evento.

SBT News entra no ar com nove patrocinadores
Nesse 12 de dezembro, Silvio Santos completaria 95 anos. As opiniões do fundador do SBT – que faleceu em agosto de 2024 – em relação à importância do jornalismo e de como a prestação de serviço por meio das notícias é algo essencial para a democracia e para a evolução do País foram citadas pelas herdeiras de Silvio e por autoridades que subiram ao palco para dar as boas-vindas ao novo veículo.
Lembrado a todo momento pelos presentes, Silvio Santos, de certa forma, “compareceu” ao fim da cerimônia, por meio de uma projeção, feita por meio de inteligência artificial, que o SBT preparou para a ocasião.
Com a voz e estilo visual do comunicador, o Silvio Santos de inteligência artificial dirigiu-se ao público presente recordando que, há décadas, quando criou o SBT, seria inimaginável pensar em um canal que transmitisse notícias 24 horas por dia. Hoje, contudo, esse projeto não é possível, como necessário, porque o mundo mudou.
“Hoje a informação correta, profissional, é essencial para ajudar as pessoas a crescerem, a conviverem bem umas com as outras e deixar o País mais forte. Por isso que nasce o SBT News: para informar com verdade, com responsabilidade e, acima de tudo, com respeito ao público”, declarou a mensagem interpretada pela projeção de Silvio Santos.
Embora a cerimônia de lançamento tenha acontecido nesta sexta-feira, 12, o SBT News entra no ar oficialmente nesta segunda-feira, 15, às 18h30, com a promessa de 20 horas diárias de programação ao vivo. Além do canal linear nas operadoras de TV por assinatura, canais Fast e no streaming +SBT, o SBT News também poderá ser acompanhado pelo YouTube e terá seu conteúdo distribuído ainda por um portal e perfis em redes sociais.
O canal entrará no ar já com um time de nove patrocinadores, que foram revelados durante a cerimônia de lançamento. São eles: JBS, Havan, EMS, Gerdau, TIM, Amil, BYD, BTG Pactual e Cedro.
Entre as grandes emissoras de televisão aberta do País, o SBT era a única que ainda não tinha um canal próprio de notícias. Globo, Record e Band já lançaram há bastante tempo seus canais jornalísticos e, agora, ganham um novo competidor, em um cenário que também conta com emissoras dedicadas exclusivamente a notícias, como a CNN Brasil e Times Brasil | CNBC.
Em um vídeo exibido pelo SBT durante a cerimônia de lançamento, Ana Karina Bortoni, que há um ano assumiu o posto de CEO do Grupo Silvio Santos, declarou que a empresa acredita muito no novo canal e no impacto do jornalismo do SBT.
“É um grupo em que, em todas as suas marcas e seus produtos, procura sempre reforçar a credibilidade que foi construída ao longo dos anos. O SBT News vem complementar esse ecossistema”, comentou.
Exaltação ao jornalismo, histórias pessoais e democracia
Presidente do SBT, Daniela Abravanel Beyruti iniciou a cerimônia compartilhando com os convidados uma história familiar. Segundo ela, Silvio Santos sempre parecia não fazer questão de celebrar e nem de receber presentes em seu aniversário, mas não conseguia esconder o entusiasmo quando ela e suas irmãs não seguiam a recomendação paterna e preparavam surpresas a ele.
Naquele dia, portanto, se ele tivesse a oportunidade de ver as autoridades, empresários e convidados que ali estavam reunidor para celebrar mais um feito do grupo Silvio Santos, ele se emocionaria. “Em meu nome e de toda a minha família, agradeço a vocês e a todos que se empenharam nesse projeto”, declarou Daniela.

SBT News estreia no dia 15 de dezembro
A Família Abravanel também foi representada nos discursos por Renata, presidente do Conselho do Grupo Silvio Santos, que destacou que, naquele momento, a empresa não inaugurava apenas um canal de notícias, mas reforçava o compromisso com o público, um pacto com o País e uma promessa com o futuro.
“Hoje abrimos uma janela para a realidade, para os fatos, o diálogo, para a transparência. Para o Brasil que queremos tanto engrandecer e ver prosperar. Um Brasil que cresce sustentado por fatos e não por ilusões”, destacou Renata Abravanel, a respeito da importância da emissora jornalística.
Além da Família Abravanel, também fizeram parte da cerimônia as principais autoridades do Brasil das esferas federal, estadual, municipal e também do judiciário.
Última das autoridades a subir ao palco, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, lembrou de um momento bem particular da trajetória de Silvio Santos: quando o proprietário do SBT o procurou, em seu segundo mandato como presidente, com receio de ser preso após a eclosão do rombo financeiro de seu banco, o Pan-Americano, em 2010.
Lula exaltou o que considerou como coragem, por parte de Silvio Santos, de nunca esconder o assunto do público e de ser transparente, em uma demonstração da importância da verdade.
“Se vocês seguirem à risca o que o Silvio Santos pensava da imprensa, estarão fazendo o melhor jornalismo que esse País vai ter”, disse Lula às herdeiras de Silvio Santos, responsáveis pelas operações do SBT e do grupo.
O presidente da República também falou sobre o papel que considera importante para a imprensa. “O jornalista existe para informar, com base na verdade, doa a quem doer. A imprensa só é útil se ela for livre. Se for partidária, se for ideologizada, ela não cumpre o papel de informar a sociedade”, declarou, encerrando com um recado direto aos jornalistas: “Contem apenas a notícia. Deixem o povo julgar. Digam o fato real e deixem que o povo faça sua interpretação”, frisou Lula.
Vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que discursou antes de Lula, também relembrou um momento pessoal com Silvio Santos: quando ajudou a intermediar as negociações do sequestro do apresentador, em sua própria casa, em 2001. Na época como governador de São Paulo, Alckmin relembrou que, ao entrar na residência de Silvio para tentar auxiliar o caso, surpreendeu-se quando o empresário, de forma calma e com seu típico bom-humor, tentava lidar com a situação.
Em seguida, o vice-presidente também destacou a importância de um projeto de como o SBT News. “Não tem liberdade de expressão sem democracia, que hoje se fortalece com esse novo canal. Ganha a sociedade brasileira”, finalizou Alckmin.
Representante do poder judiciário brasileiro no evento, o vice-presidente do Superior Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, destacou a importância de um canal de notícias diante da proliferação da desinformação que, em sua visão, acabam impulsionando discursos de ódio e polarizando a sociedade. “Só se combate a desinformação, o discurso de ódio e a nefasta polarização com a boa informação. Só se combate isso com liberdade, seriedade e competência da imprensa”, disse Moraes.
Também participaram do evento do SBT News o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes. O governador também tocou no ponto da polarização política do País e disse que é hora de ajudar a virar essa chave. “O debate acontece na arena política, mas temos como construir uma convergência e o canal nasce com essa responsabilidade. O SBT News começa com um grande time e será um grande pilar da nossa democracia e já nasce com a chancela da excelência, que marca a emissora e a própria trajetória do Silvio Santos”, disse Tarcísio de Freitas.
O prefeito de São Paulo desejou sucesso ao novo canal, destacou as ideias e conceitos estabelecidos por Silvio Santos e também apontou a importância do trabalho da imprensa. “O que vai ser o SBT News? Será um jornalismo que trará muitas notícias boas, trará também notícias ruins, mas todas elas, com certeza, serão fidedignas e verdadeiras”, destacou Nunes.
Grade de programação
Âncoras, comentaristas e outros profissionais que irão compor o time do SBT News também passaram pelo palco para dar detalhes da programação do canal. Entre eles, estão Celso Freitas, Raquel Landim, Leandro Magalhães, Camila Mattoso, Sydney Rezende, Basília Rodrigues, Amanda Klein, Cezar Feitosa e Luara Castilho.
Também foi apresentada a grade de telejornais do canal, de segunda à sexta-feira. A programação terá início às 6h, com News Primeira Edição, seguida pelo News Manhã, que entra no ar às 8h. Já as 11h, entra no ar o Radar News, que será seguido pela Central de Notícias, às 13h30. A grande continua com Poder Expresso (às 16h), Jornal do SBT News (18h30) e News Noite (20h30).