SXSW 2024: OpenAI, Tim Ferriss e outros
Organização do evento divulgou a primeira rodada de palestrantes da edição do ano que vem; entre foco das discussões estão impactos da IA e desdobramentos do futuro
Organização do evento divulgou a primeira rodada de palestrantes da edição do ano que vem; entre foco das discussões estão impactos da IA e desdobramentos do futuro
Giovana Oréfice
29 de agosto de 2023 - 16h33
Em sua 38° edição, o South By Southwest já se prepara para o ano que vem. A organização do evento anunciou nesta terça-feira, 29, os primeiros palestrantes da conferência que acontecerá entre os dias 8 e 16 de março de 2024, em Austin, no Texas.
Em nota, Hugh Forrest, chief programming officer e co-presidente do SXSW, afirma que “seja como a IA mudará a forma como criamos ou como a narrativa pode amplificar ainda mais as vozes que representam plenamente nossas comunidades, no SXSW estamos constantemente discutindo como o futuro impactará nosso mundo”.
(Crédito: Galinast/Adobe Stock)
A abordagem da inteligência artificial e seus impactos em diversas áreas continua como uma extensão das discussões do evento de 2023. Representando a grande novidade do último ano, Peter Deng, VP of consumer product e head do ChatGPT, se junta à Josh Constine, venture partner na Signal Fire, para debater o papel dos seres humanos na era da IA.
A sessão faz parte da trilha de inteligência artificial do SXSW. Ao todo, são 24 trilhas que abordam desde publicidade e brand experience, audiovisual e creator economy até cultura, design, mudanças climáticas, música, beleza, alimentação e outros.
Discutindo a aplicabilidade da IA no mundo da arte, o SXSW 2024 terá Andrea Gleeson, CEO da Tune Core e o CEO da CreateSafe, Daouda Leonard. A sessão se propõe a apresentar princípios a serem considerados pelas empresas à medida que os artistas se envolvem com as oportunidades proporcionadas pela tecnologia.
Como será a tecnologia nos próximos dez anos
Tim Ferriss, autor dos best-sellers Tools of Titans e The 4-Hour Workweek, e Kevin Rose, empreendedor em série, investidor, cofundador e CEO da Proof, protagonização uma gravação ao vivo do The Random Show for Tim’s podcast! The Random Show. A audiência do SXSW 2024 terá insights de negócios e de vida aliados a uma dose de humor.
O cinema e a televisão também são contemplados em Austin. A importância das histórias da comunidade em meio às diversas crises do mundo atual será tema da palestra de Rosario Dawson. A atriz, produtora, ativista e fundadora da The Rio Dawn Foundation sobre ao palco junto com a advogada e fundadora do Coletivo Giniw, Tara Houska; ao músico e cineasta, Gingger Shankar; e ao cofundador e diretor executivo do One Earth, Justin Winters.
Veterana do South by Southwest, Amy Webb, CEO da Future Today Institute e professora da NYU Stern School of Business, trará seu famoso relatório de tendências da tecnologia para o ano, o 2024 Emerging Tech Trend Report. A apresentação faz parte da trilha 2050, que abrange tópicos que deverão moldar o longo prazo no mundo, como avanços nanotecnológicos e expedições interplanetárias até pesquisas de extensão da vida e novas aplicações de descobertas científicas.
Outros nomes anunciados são o diretor do Centro de Pesquisa Antirracista da Universidade de Boston, Dr. Ibram X. Kendi, e a editora e gerente geral do The Emancipator, Amber Payne, na Masterclass: Storytelling for Social Impact. O público poderá aprender como transformar uma história em um movimento.
Emoção e senciência em IA: é possível?
Como featured speaker da trilha de startups, o SXSW traz Radha Agrawal. Ela é co-fundadora, CEO e arquiteta-chefe da Daybreaker. Este é um movimento global de dança matinal e bem-estar com uma comunidade de quase meio milhão de pessoas em todo o mundo.
Na primeira rodada de divulgação do SXSW 2024, a organização destaca ainda a sessão The Science & Craft of Storytelling: How to Make People Care (A ciência e a arte de contar histórias: como fazer com que as pessoas se importem, em tradução livre); Keep It Weird: AI is a Tool For Creativity (Keep It Weird: IA é uma ferramenta para criatividade); Dichotomies: Visions of Technology’s Role in Divergent Futures (Dicotomias: Visões do Papel da Tecnologia em Futuros Divergentes); A Conversation with Alex Cooper and Matt Kaplan, entre outras.
Compartilhe
Veja também
Quais os desafios de produzir remakes para a televisão?
Emissoras resgatam nostalgia apostando em releituras de sucessos passados sob os moldes dos tempos atuais, retratando novos costumes, tecnologias e comportamentos
As marcas que venceram o BBB 25 em termos de buzz
Stilingue by Blip monitorou as citações das marcas patrocinadoras do reality show da TV Globo nas redes sociais ao longo dos 99 dias de exibição