Vitória brasileira em campo e no Ibope
Conquista da Copa das Confederações em cima da badalada seleção espanhola é responsável pela maior audiência do futebol em 2013
Conquista da Copa das Confederações em cima da badalada seleção espanhola é responsável pela maior audiência do futebol em 2013
Bárbara Sacchitiello
1 de julho de 2013 - 4h37
Aos gritos de “O Campeão voltou”, ecoados por mais de 70 mil vozes no estádio do Maracanã, a seleção brasileira derrotou a Espanha nesse domingo, 30, conquistou o título da Copa das Confederações e reacendeu a possibilidade da torcida sonhar com um bom desempenho em campo na Copa do Mundo do próximo ano.
Para as emissoras de TV que transmitiram o evento, a Copa das Confederações foi encarada como um treino preparatório para o Mundial de 2014, que também será realizado no Brasil. Se for considerada a audiência da final, então, pode-se dizer que a primeira parte do desafio foi cumprida com sucesso. Somando os números do Ibope da Globo e da Bandeirantes (as duas detentoras dos direitos de transmissão do torneio da Fifa) o último jogo da Copa das Confederações rendeu uma média de 44 pontos.
Somente a Globo conseguiu uma audiência média de 34 pontos – a maior registrada em uma transmissão de um jogo de futebol em 2013. Para a Band, a vitória da seleção brasileira rendeu uma média de 10 pontos e 16% de share, marcando a maior audiência desta edição da Copa das Confederações.
Para a Bandeirantes, que também transmitiu a edição de 2009 das Confederações, a vitória do Brasil pelo placar de 3X0 representa a maior média de audiência já registrada pela emissora no torneio. Já na Globo, apesar do recorde do ano registrado nessa final, o recorde de audiência em uma Copa das Confederações aconteceu em 2005, quando a seleção brasileira venceu a Argentina na final. Na ocasião, a emissora marcou uma média de 38,4 de audiência e share de 69,2%.
Redes sociais
A boa audiência da última partida do evento também pode ser medida por meio da análise da repercussão das redes sociais. O canal Esporte Interativo, que não possui os direitos de transmissão da Copa das Confederações e fez somente a cobertura jornalística do torneio, registrou números recordes de interação em suas postagens das redes sociais. A mensagem “O Campeão Voltou”, postada pelo canal após o fim do jogo desse domingo, conseguiu um alcance de mais de 1,5 milhões de pessoas. Segundo o canal, ao longo dos 16 dias da competição, a página oficial do Esporte Interativo no Facebook contabilizou mais de um milhão de interações – além da partida final.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King