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Opinião

A fórmula que está redefinindo o jogo das marcas

Agências que combinam sensibilidade criativa, pensamento estratégico e domínio das ferramentas tecnológicas são as que seguem na liderança


30 de maio de 2025 - 10h01

O que antes parecia distante, hoje, está no centro de mesa das agências: a integração entre mídia, tecnologia e criatividade, impulsionada pelo uso da inteligência artificial (IA) como aliada estratégica. Essa combinação está revolucionando o trabalho para as marcas, transformando a forma como os anunciantes conquistam relevância, performance e conexão com seus públicos.

A missão da maioria das agências é corroborar com o crescimento dos negócios dos clientes, por meio de um ecossistema robusto de comunicação. Já conseguimos observar ganhos em escala na produção, criativos hiper personalizados, melhor previsão e alocação de investimentos, além de maior eficiência em estrutura e processos mais ágeis.

A tecnologia, por si só, não cria conexão emocional. E os mesmos artifícios sustentados pela IA, quando utilizados de forma semelhante em busca de um mesmo objetivo, podem levar as empresas à inércia e ao senso comum. O papel das agências e dos profissionais de comunicação nunca foi tão fundamental: senso crítico (cognição humana) para buscar propósito de valor e diferenciação; e performance (agentes alimentados com dados first party) são essenciais para construir significado e conseguir se destacar frente à concorrência.

Além dos usos de machine learning no dia a dia da agência, como na criação de audiências customizadas e na análise dinâmica de criativos em escala para otimização da performance das campanhas nas plataformas digitais, temos aplicações na criação. Um exemplo é a campanha digital do Super App Financeiro Inter, que foi desenvolvida inteiramente com IA. Foram produzidos nove filmes e diversas peças personalizadas de acordo com o produto financeiro ofertado. Os filmes foram finalizados em tempo recorde e geraram excelentes retornos de mídia para o cliente, sem onerar os custos de produção com locações e captação de imagem.

O cenário da mídia continua em rápida transformação. O comportamento do consumidor muda em ritmo acelerado, e a fragmentação dos canais exige planejamento dinâmico, análise constante e decisões mais ágeis do que nunca. Por isso, as agências que combinam e equalizam sensibilidade criativa, pensamento estratégico e domínio das ferramentas tecnológicas são as que seguem na liderança, ajudando as marcas a se manterem relevantes e a gerarem valor real para seus negócios.

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