Assinar

Investimento no esporte: transformação de vidas e marcas

Buscar

Investimento no esporte: transformação de vidas e marcas

Buscar
Publicidade

Opinião

Investimento no esporte: transformação de vidas e marcas

Patrocínio vai além do marketing e é uma estratégia para apoiar o desenvolvimento humano e fortalecer a sociedade


19 de setembro de 2024 - 14h00

O esporte ultrapassa as fronteiras do lazer e da saúde, atuando como uma ferramenta essencial na transformação social e econômica. Neste sentido, incentivar sua prática significa investir no futuro do País, pois ele ensina habilidades como disciplina, trabalho em equipe e resiliência, preparando os jovens para os desafios da vida.

Eventos como a Copa do Mundo e Olimpíada ampliaram o interesse daqueles que se identificam com o universo esportivo e, com isso, diversas empresas encontraram oportunidades de negócio. Prova disso é que, nos últimos anos, muitas marcas têm buscado no esporte uma maneira de potencializar suas vendas, utilizando-o como um eficiente veículo de comunicação com seu público consumidor. Assim, as companhias investem não só na divulgação dos seus produtos, como em parcerias e patrocínio de atletas.

Desta forma, o investimento neste setor vai além de proporcionar uma maior visibilidade para a marca e permite se associar a valores positivos e contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva e próspera. Mais do que nunca, ele também é imprescindível para a formação e capacitação de atletas que, na maioria das vezes, precisam de subsídios para se manter.

Uma pesquisa realizada pela Serasa em parceria com o Instituto de Pesquisa Opinion Box, intitulada “Esportes para Todos? O Impacto do Dinheiro na Formação de Atletas no Brasil”, revelou os desafios enfrentados pelos esportistas. Entre os principais obstáculos estão problemas financeiros como a necessidade de trabalhar (39%), falta de incentivos (32%) e escassez de recursos (27%).

Além disso, a pesquisa mostrou que 69% dos participantes concordam que o acesso ao crédito é essencial para fornecer o suporte necessário aos desportistas. Os dados mostram ainda que os investimentos são destinados a treinamentos, materiais esportivos e uniformes, permitindo-lhes se dedicar integralmente a suas carreiras.

Diante deste cenário, fica evidente que o patrocínio aos atletas e eventos esportivos vai além do marketing; trata-se de uma estratégia para apoiar o desenvolvimento humano e fortalecer a sociedade.

Assim, podemos dizer, que o apoio de empresas privadas e do governo desempenha um papel crucial no desenvolvimento esportivo do País, contribuindo para o crescimento e a inclusão de talentos em grandes competições, ao mesmo tempo em que auxilia no amadurecimento pessoal e social dos esportistas, preparando-os para superar obstáculos e aproveitar as oportunidades.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • A falácia da separação entre mérito e diversidade

    Abordagens que defendem a meritocracia pura esquecem algo essencial, o viés inconsciente

  • Ilusão: agência em concorrência e cidade em véspera de eleição

    Depois do pleito, ou da concorrência, o que fica é a dura realidade das relações diárias