O franqueado que desafiou a indústria do franchising
O modelo de negócio inovador é construído sobre três pilares: rentabilidade dos franqueados, adaptabilidade e eficiência operacional, com a adição de um foco estratégico na qualidade.
O franqueado que desafiou a indústria do franchising
BuscarO franqueado que desafiou a indústria do franchising
BuscarO modelo de negócio inovador é construído sobre três pilares: rentabilidade dos franqueados, adaptabilidade e eficiência operacional, com a adição de um foco estratégico na qualidade.
28 de fevereiro de 2024 - 14h00
Com a proposta de ser um portfolio de marcas de food service projetada para oferecer retorno rápido do investimento para os franqueados, a EB – Experiential Brands foi apresentada por Aziz Hashim, figura reconhecida no franchising norte americano por há mais de 10 anos ter formado o primeiro fundo de investimentos formado por um multi-franqueado – a NRD Capital.
Fazem parte do portfolio da EB, The Original Hot Chicken da frangos fritos, Inked Tacos de comida mexicana, Pinsa Roman Pizza de pizzas e também uma marca de hambúrgueres. Todos conceitos criados já com a mentalidade de serem altamente escaláveis, adaptáveis e flexíveis para expansão internacional, simples na operação e gestão, pouca necessidade de mão de obra, menus enxutos, emprego de tecnologia para simplificar os processos da operação, além de terem o foco na operação para consumo “off premisse”, ou seja, consumo fora do restaurante.
As quatro marcas do grupo podem facilmente ser operadas em uma única cozinha. Para a EB, o foco é a qualidade do produto e não operações de restaurantes grandes e sofisticados, além de, e principalmente, fazer com que o franqueado se rentabilize de forma mais rápida. Uma combinação de fatores que atrai pela ousadia.
O modelo de negócio inovador é construído sobre três pilares: rentabilidade dos franqueados, adaptabilidade e eficiência operacional, com a adição de um foco estratégico na qualidade.
A visão da Experiential Brands é a de garantir o retorno sobre o investimento dentro de dois anos de operação, o que desafia as premissas do mercado, e também um alto nível de confiança na eficácia do modelo. Este objetivo, aliado à promessa de operações simplificadas e ao foco em adaptar o cardápio às preferências locais, parece abrir caminho para uma maior competitividade no mercado de food service, mas principalmente, no mercado de franquias.
Qual candidato à franquia não gostaria de ouvir que o foco do franqueador é garantir que ele tenha retorno do seu investimento em até 2 anos? E qual franqueador do setor da atualidade colocaria à prova seu conceito para se comprometer com esse resultado?
Aziz, com sua vasta experiência como franqueado, traz uma perspectiva única para a estratégia do negócio – em que destaca a importância de um modelo escalável que prioriza a qualidade e a satisfação do cliente. Este compromisso com a excelência do produto, combinado com a estratégia de localizações prime e operações enxutas, posiciona a Experiential Brands como uma força inovadora no setor.
Mas no contraponto, o modelo da Experiential Brands levanta questões sobre sua capacidade de manter a consistência da marca enquanto oferece flexibilidade na abertura das lojas e nas adaptações locais de uma forma geral. Apesar do ceticismo inicial que novos modelos podem provocar, a proposta de valor da Experiential Brands traz uma contribuição significativa para o futuro do franchising no setor de food service e desafia as normas estabelecidas e oferece uma promessa atraente de sucesso e rentabilidade.
Compartilhe
Veja também
Comunidades: o que são e qual seu potencial para uma empresa?
Marcas que conseguem esse nível de afinidade, não têm apenas compradores, mas um público que entende o propósito de cada uma
Reinventar para crescer
Diversificação de formatos e de canais de distribuição demandam dos players de mídia habilidade na integração de conteúdo digital e tradicional para criar experiências mais completas a seus públicos