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App Behavior: segmentação pelos hábitos online

Solução da OPL Digital aproveita comportamento dos usuários em aplicativos e sites para personalizar a mídia dos anunciantes


29 de maio de 2023 - 0h00

Em um mundo digital, atividades cotidianas como realizar pagamentos, pedir comida, fazer compras e se guiar pelas ruas da cidade são feitas via aplicativos. Como reflexo dessa dependência entre usuário e tecnologia, 59% das pessoas afirmam que se sentem perdidas sem o smartphone, segundo o Digital Ad Spend, relatório elaborado pelo IAB Brasil em parceria com a Kantar Ibope Media. O levantamento apontou que o investimento em publicidade digital no País alcançou R$ 32,4 bilhões, em 2022, valor 7% superior ao ano anterior.

Atenta a esse cenário, a OPL Digital, especializada em mídia mobile, desenvolveu a solução App Behavior, cujo diferencial é se aprofundar no comportamento dos usuários em seus dispositivos móveis (frequência e tempo de uso dos aplicativos e sites) para segmentar a mídia dos anunciantes. A partir dos hábitos das pessoas no ambiente online, a empresa cria clusters de usuários nos aplicativos que são definidos pelo anunciante. Ao acessar os apps, o consumidor que se encaixar no público da campanha é impactado com mídias de diversos formatos.

Dessa forma, uma empresa de materiais esportivos pode segmentar um anúncio em formato de mídia mobile para usuários que utilizem com frequência, em seus smartphones, aplicativos de esportes, como jogos por streaming, games esportivos e conteúdo de modalidades. “Isso garante assertividade na segmentação e eficácia na estratégia. Para o mercado, a solução deve ser crucial no planejamento de uma campanha”, afirma Rodolfo Darakdjian, CEO da OPL Digital.

Solução App Behavior aprofunda-se no comportamento dos usuários em seus dispositivos móveis, a fim de segmentar a mídia dos anunciantes

Solução App Behavior aprofunda-se no comportamento dos usuários em seus dispositivos móveis, a fim de segmentar a mídia dos anunciantes

A busca por agilidade no mobile
Segundo dados do Panorama Mobile Time, da Opinion Box, 98% dos usuários já baixaram e instalaram algum aplicativo em seus smartphones. Além disso, 63% já fizeram compras in-app, ou seja, adquiriram produtos ou serviços dentro de um aplicativo no smartphone, como itens virtuais dentro de jogos, acesso a funcionalidades extras dentro de um app e download de conteúdo exclusivo.

Os dados apontam o potencial que o App Behavior tem no mercado. “Todas as pesquisas nos levam a concluir que o comportamento do consumidor está voltado 100% para o mobile e, consequentemente, ativam apps de conteúdo e serviços para terem mais agilidade nas suas tarefas do dia a dia”, explica Darakdjian.

A solução da OPL Digital atende a demanda dos anunciantes de impactar o seu público, em meio aos novos comportamentos dos usuários nos ambientes digitais. Por exemplo: se uma pessoa visita um aplicativo de compras várias vezes, realiza simultaneamente pesquisas e comparações de preços em buscadores e, por fim, nem sempre finaliza a aquisição do produto no primeiro app que utilizou, a solução pode auxiliar na compra. “A jornada de consumo do usuário é feita de forma infinita”, diz Silmara Vinha, head of business da OPL Digital. “Ao incluir o App Behavior nesta jornada, destacamos a marca ou produto para o target que tem maior interesse de consumo, que está em um momento propício de consideração e até uma possível compra”, adiciona.

Solução que gera resultados

Devido à inteligência de dados para segmentar mídia de acordo com o comportamento dos usuários no ambiente online, o App Behavior é destaque pela performance nas campanhas realizadas pelos clientes da OPL Digital. “Sabendo explorar os apps que queremos nos apropriar dos clusters, o resultado é promissor e o anunciante fica feliz em poder impactar essa base que até então não teria como atingir”, aponta Silmara Vinha, head of business da OPL Digital.

Os cases com App Behavior
Como exemplo, há ação realizada para um grande banco, cujo objetivo era ofertar seus produtos de crédito para os usuários de um aplicativo de auxílio do governo. A partir disso, a OPL Digital criou um cluster com as pessoas que utilizavam o app. A veiculação da campanha impactou diretamente o público-alvo pretendido, pois o anunciante pôde oferecer seu leque de produtos para usuários que estavam precisando de crédito naquele momento.

Para uma vinícola, cujo objetivo erar gerar tráfego e alcance, foi realizada uma campanha com display por 27 dias e compra por custo por clique (CPC). O uso da solução gerou mais de 254 mil impressões, taxa de cliques (CTR) média de 0,38% e um total de 955 cliques.

Já uma campanha realizada por uma construtora de alto padrão utilizou o App Behavior combinado com geolocalização para gerar volume de tráfego a partir da veiculação de peças display. A ação de 30 dias baseada em CPC resultou em quase 107 mil impressões, 1,88% de CTR médio e mais de 2 mil cliques.

Para uma imobiliária, o App Behavior foi combinado com geolocalização para a divulgação ou comunicação do lançamento de imóveis. Realizada em formato display e CPC em um período de 23 dias, a campanha gerou 296,6 mil impressões, CTR médio de 0,81% e mais de 2.4 mil cliques.

Diferenciais do App Behavior
Com um portfólio completo de soluções inteligentes voltadas à mídia online, a OPL Digital aposta nos diferenciais do App Behavior para atender as novas demandas dos clientes por performance em suas campanhas.

Entre as características da solução, estão: criação de um cluster específico, de acordo com o target que acessa os apps indicados ou desejados pelos anunciantes; impacto de forma hiper segmentada, a fim de analisar a frequência de uso dos plicativos; e garantia de brand safety, uma vez que as peças publicitárias não são veiculadas em sites de conteúdo adulto, apps de jogos de azar e conteúdo falso.

Soma-se a esses diferenciais as ferramentas próprias de demand side platform (DSP) e data management platform (DMP) da empresa. Para a compra de mídia, a OPL Digital tem uma cobertura global que atinge mais de 96% de toda a internet, enquanto a gestão e organização dos dados dos usuários abrange 145 milhões de pessoas no Brasil.

“A partir da nossa base de dados, conseguimos entender o comportamento de navegação do usuário e a frequência de uso de determinados apps, bem como cruzar com o universo da comunicação do anunciante”, afirma Silmara. “Além dessa tecnologia para geração do cluster, precisamos também entender, por meio da experiência do anunciante, os principais apps que fazem sentido trabalhar o target na comunicação”, explica a head of business da OPL Digital, completando que, com o uso do App Behavior, é possível atingir qualquer usuário com smartphone que esteja dentro da base de dados da empresa, inclusive aqueles que não estejam conectados à internet.

Os apps mais usados do Brasil

Fonte: OPL Digital

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