Pyr Marcondes
14 de agosto de 2017 - 7h10
Quem fez a predição foi o Gartner, em 2012, e ela projetava 2017 como o ano em que os gestores de marketing teriam em suas mãos um volume maior de verbas investidas em tecnologia do que os caras de TI.
Isso pode ser que esteja de fato acontecendo este ano, ou não, mas o que é mais importante na previsão do Gartner é a tendência. Essa migração ocorrerá. Por que e qual a relevância disso? Tipo, e aí?
Bom, primeiro os investimentos em tecnologia migrarão mais para o marketing porque TI segue enfrentando o seu desafio particular de ser a área da empresa que fundamenta todas as ações estratégicas da companhia. TI é de fato o coração operacional, de gestão estratégica das empresas e será cada vez mais.
Ocorre que marketing é inteligência de mercado e o mundo hoje tende a entender que tecnologia se transformará mais e mais em commodity e que será na gestão da inteligência de dados e das plataformas que residirá o maior valor agregado das corporações e das marcas. E isso está nas mãos dos caras de marketing.
Acho bem francamente, no entanto, que os gestores de marketing não estão hoje nem de longe preparados, nem de fato cientes do que está acontecendo. Esse desafio e essa oportunidade estão caindo de maduro em seu colo e eles, na real, não sabem o que fazer com ela (salvo raras, muuuuito raras exceções).
O gestor de marketing em geral – e particularmente no Brasil – ainda tem dúvidas de qual é de fato o papel dessa tal de tecnologia em sua vida e na vida das marcas que administra. Entendeu até agora coisas basiconas, tipo, programática é enrolado mas veio para ficar, construir apps é legalzinho e pode dar Cannes, testar AR/VR é moda, e essa tal inteligência artificial e seus robozinhos deverão em algum momento ser mais relevantes. Mas por enquanto, vamos de campanhas mesmo, manda bala nas redes sociais, põe lá alguma coisa no Google e Facebook e vamo que vamo. Mamãe, virei digital!
O Gartner previu a tendência de destinação da verba, mas não previu o despreparo dos agraciados com esse presentão da história.
Os gestores de marketing vão demorar, segundo profundos estudos do Instituto Pyr Marcondes Comendo Bola in Marketing , uns bons 5 aninhos ou mais para conseguirem se aprimorar mais em tecnologia e poderem lançar mão de todo o seu potencial a serviço de suas marcas.
Até lá, o que pode na prática bem acontecer é que os caras de TI estejam melhor preparados para serem mais estratégicos e business driven (em qualquer fórum de TI é o que mais se discute e os caras levam isso a sério) e aí o que a história deu, pode muito bem vir a tirar também.