Pyr Marcondes
30 de setembro de 2017 - 10h42
Não é de agora que a coisa tá pegando, faz dois anos ou mais, mas nos últimos dias tornaram-se mais intensos os boatos – ainda puros boatos, sem qualquer confirmação – de eventual possível takeover e/ou joint venture e/ou fusão de grandes grupos de comunicação publicitária como WPP e Publicis (são os mais citados) por empresas de consultoria como Accenture e CapGemini.
Em recente report divulgado pela área de análises e consultoria do Banco Francês Natixis, a conclusão é de que “em meio a forte pressão sofridas pelo modelo de negócios das agências de propaganda, um movimento de consolidação do setor passa a ser um cenário possível”.
Ainda segundo o report, seriam empresas de consultoria como Accenture e CapGemini as mais prováveis compradoras e não empresas de tecnologia como Google e Oracle. Qualquer um dos grandes grupos do setor, a saber, Omnicom, Interpublic, Dentsu Aegis, Publicis ou WPP seriam targets prováveis/possíveis.
Mas os que lideram os boatos são mesmo WPP e Publicis, que estariam na mira da Accenture.
Para que o leitor tenha dimensão um pouco mais clara do tamanho dos negócios em questão, seria importante saber que o market cap (valor de mercado) da Accenture é hoje MAIS QUE O DOBRO DA SOMA DE TODOS os grupos de comunicação acima citados.
Nossa indústria passa, como temos insistentemente, repetidamente, exaustivamente, cansativamente dito aqui, pela sua maior transformação de todos os tempos. Setores resistentes a encarar de frente essa mudança serão, com certeza, os mais atingidos por ela e os que pagarão o preço mais alto.
Aqueles que não só entenderem a avassaladora revolução em curso, como também se prepararem ativamente para ela, serão os que menos sofrerão seu impacto.