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Facebook ranqueia confiabilidade com base na opinião de seus usuários

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Facebook ranqueia confiabilidade com base na opinião de seus usuários

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Blog do Pyr

Facebook ranqueia confiabilidade com base na opinião de seus usuários

Trata-se de uma tentativa inédita da rede social: atribuir valor a qualidade das notícias que circulam em sua plataforma. A busca é mitigar as fake news. Hummm, será?


22 de janeiro de 2018 - 8h19

Ok, talvez valha a pena tentar. Não há como dizer se vai funcionar ou não. De qualquer forma, é um sinal de que o tema segue incomodando os gestores da companhia. E que deve haver entre eles a impressão de que algo importante precisa ser feito.

Pois ranquear a veracidade das notícias no Facebook a partir da opinião dos seus usuários é, sim, uma decisão importante.

Em decisão anterior, o Facebook mudou uma vez mais seu algoritmo, desta vez (e uma vez mais) penalizando os publishers e companhias em geral, em favorecimento dos feeds de usuários, digamos, normais. Gente e não corporações.

Há quem identifique o movimento como uma espécie de volta as origens. E de fato é.

Mas acredito que talvez menos por conta de um possível saudosismo da primeira origem e mais porque o tráfego de notícias falsas e comunicações corporativas nem sempre mapeadas tomaram conta da rede de forma avassaladora, abalando a imagem da empresa e ameaçando o valor de suas ações.

A medida fez com que o valor das ações, contraditoriamente (mas previsivelmente) caísse. Quer dizer, a decisão que talvez tenha sido tomada para preservar o valor financeiro da companhia resultou num efeito exatamente contrário.

Mas apenas aparentemente.

Quer dizer, o valor das ações caiu mesmo, não é isso. Mas o risco de erosão mais profunda e com efeitos mais duradouros a partir de uma hipotética, mas possível, ocupação incontrolável da rede para palanque de insanidades, dado o número avassalador e crescente de insanos do Planeta, continha um risco incremental possivelmente ainda mais impactante. E com potencial ainda mais definitivo.

O mercado corporativo vai achar um jeito de se acomodar a mais essas mudanças e a queda nas ações, se não se reverter, não deve se aprofundar mais daqui para frente. Veio a porrada e o quadro se estabilizou.

Com a nova medida de ranqueamento da veracidade das notícias com base na opinião dos usuários o que se objetiva é ir separando joio do trigo, na crença de que o Bem vencerá o Mal.

Como disse, há um número crescente de insanos no Planeta e eles estão todos nas redes sociais. Quem vai ranquear o que? Só os bonzinhos vão ranquear as news dos malzinhos? Hummm, será?

Torço para que funcione e que o Bem triunfe. Infelizmente, não tem sido assim que vem acontecendo na internet nos tempos que correm.

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