Blog do Pyr
Micro Post do Roberto Grosman
Roberto Grosman, socio da fbiz, escreveu discordando de pontos do meu artigo sobre as holding de comunicação
Roberto Grosman, socio da fbiz, escreveu discordando de pontos do meu artigo sobre as holding de comunicação
Pyr Marcondes
15 de março de 2018 - 8h07
Os dois pontos que Grosman discorda estão abaixo. Sustentabilidade de empresas via processos de M&A e sobre a concentração da mídia digital nas mãos do Google e Facebook.
– Crescimento por aquisições não é sustentável: veja caso da GE durante a gestão do Jack Welch ou da ABInbev. Dois casos de empresas que cresceram muito, durante mais de uma década, pelo menos, através de aquisições. Obviamente que não é para sempre, mas nada é… Mas 15/20 anos é bastante tempo.
– Concentração em Google/Facebook como conjuntural: acho que essa concentração é totalmente estrutural. Por vários motivos, principalmente: 1. os efeitos de redes que essas empresas têm, tendendo a concentrar cada vez mais gente e, consequentemente valor aos anunciantes; 2. o poder financeiro que elas têm, basicamente acabando com o mercado de IPOs – tudo que ameaça eles compram (ex: WhatsApp, Instagram, YouTube, Oculus) ou destroem (ex: Snap, Twitter).
Veja também
IAB cria regras para in-game ads e isso muda completamente o jogo
A expectativa é que o aumento da transparência deverá estimular ainda mais anunciantes a apostarem fichas no mundo dos games
Propaganda anaboliza economia nos EUA e segue sendo indústria da prosperidade
Na ótica macroeconômica, por outro lado, ela é bem mais poderosa e impactante do que normalmente se imagina