Pyr Marcondes
7 de março de 2018 - 7h14
O tema central do ProXXIma este ano é Transformação Digital. Vai rolar no mesmo WTC onde acontece há 11 anos, nos dias 08 e 09 de Maio. Save the Date.
Falar sobre Transformação Digital nos pareceu meio óbvio. O tema e a sua versão real cotidiana na vida de todos nós, cidadãos, consumidores e profissionais, invadiu nosso presente e nossos horizontes de forma arrebatadora.
Então … o que a Transformação Digital traz de novo, afinal, para os nossos negócios e para nossa indústria? É essa a resposta (beeeem difícil) que o ProXXIma vai endereçar este ano.
Cases reais. O evento vai trazer alguns cases reais de Transformação Digital para provar que a coisa é bem mais do que apenas teoria e artigos na imprensa a respeito: está rolando na prática.
Teremos um grande banco mostrando seu (grande) projeto. E uma seguradora online. (O mundo financeiro é um dos mais evoluídos em todo o mundo nessa questão.) Tudo dando certo, teremos também um gringo de uma das grandes montadoras globais automotivas, que vai nos mostrar o que vai acontecer com sua indústria, quando os carros não forem mais uma propriedade privada e forem dirigidos por robôs. Ah, e como fica essa história de que serão, também, um hub digital always on para as marcas, uma oportunidade única para nossa indústria.
Teremos um painel com algumas das mais importantes consultorias do mercado. Elas são importantes agentes da Transformação e vão nos contar como seus clientes estão enfrentando esse desafio. E o que vem pela frente. Ah … e vão também nos explicar o que é Agile e o que são sprints, ferramentas vitais nesse processo todo.
Inteligência Artificial, obviamente, é um dos nossos temas também. No palco, uma das empresas líderes mundiais no setor, mostrando o impacto de IA nos negócios e na nossa indústria, especificamente.
Big Data é igualmente um dos pilares dessa revolução e para falar sobre isso vamos trazer um brasileiro que mora há anos no Vale do Silício e tem uma das plataformas mais evoluídas do mundo para usar dados em tempo real, em volumes gigantescos, e com uma acuracidade e personalização de tirar o fôlego. Pode acreditar.
Blockchain é outro dos grandes temas da Transformação Digital. Teremos um especialista em blockchain para negócios, brasileiro mas que dá palestras em todo o mundo sobre o tema. Além de um gringo que sabe tudo de blockhain para nossa indústria, com foco em mídia. Novidade que vai estar em operação em muito pouco tempo nas agências, veículos e anunciantes e que precisamos saber como vai ser.
Geolocalização é hoje a ponte de ligação entre o mundo mobile, onde estão todos os consumidores do mundo, e o mundo físico, o mundo das ativações presenciais. Essa ligação será cada vez mais profunda e de relevância cada vez maior em nossa indústria. Em que estágio está a evolução tecnológica e alguns cases de como ela já está em operação a serviço do marketing.
Vamos analisar também dois setores, digamos, mais tradicionais do mundo que conhecemos, a TV Aberta e o de telecom, para mostrar a plateia do ProXXIma e a todo o mercado, que ambos estão hoje vivendo uma profunda e abrangente reformulação tecnológica, que vai, muito possivelmente, mudar de forma relevante suas respectivas indústrias.
Vamos ver como as empresas têm hoje avançados projetos tecnológicos em curso (caso das nossas três maiores redes de TV Aberta, que estarão conosco por lá) e algumas das grandes telecoms do mundo, idem. (Temos um gringo importante confirmado de um novo grande player de telecom, que agora aposta forte no mundo do conteúdo e entretenimento, podendo se transformar em um dos concorrentes de peso para Google e Facebook).
Vamos ter um showcase de soluções de VR e AR para vislumbrar o que essas tecnologias já estão produzindo e como podemos usá-las em nossos projetos para as marcas.
Um painel sobre eSports, a revolução digital das massas jovens conectadas, vai nos contar como essa novaidade invadiu o universo dos games e das marcas de forma disruptiva e definitiva.
Teremos ainda um painel com investidores e anjos explicando porque as startups são, em verdade, o grande poder transformador da Transformação Digital e como o mundo corporativo e as marcas podem participar disso, para não ficarem para trás.
O varejo, que hoje é cada vez mais parte integrante dos objetivos estratégicos dos profissionais de marketing e do desempenho de negócios das marcas, será debatido sob a ótica do omnichannel, ou seja, a percepção de que não há mais varejo on e off-line, mas que isso virou tudo uma coisa só. Grandes players globais vão nos mostrar como essa integração está acontecendo.
E a tal da Internet das Coisas? Ah…. meu caro… vai estar lá também. Como sabemos, as coisas estarão conectadas e passarão a ser canais de comunicação ativos para o marketing, num volume e com uma penetração como nunca tivemos a nossa disposição. Vamos trazer alguns cases e discutir essa planetariamente gigante nova ferramenta das marcas.
E vamos ter também, como fazemos todo ano, um painel de debate com algumas agências em operação no Brasil (e um gringo bem legal, se tudo der certo) para discutir … Transformação Digital, ok, mas o que as agências têm a ver com isso e como estarem preparadas para algo usualmente bem distante do seu dia a dia de hoje.
Bom, em linhas gerais, é isso. Gostou? Sugestões? Mande para pmarcondes@grupomm.com.br.
E vamos falando.